Buscar

Os fatores de risco à saúde humana em relação aos poluentes ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os fatores de risco à saúde humana em relação aos poluentes ambientais
Os riscos ambientais são conhecidos como os riscos à saúde humana, relacionados a agentes físicos, químicos ou biológicos, potencializados pela sua concentração, intensidade e tempo de exposição.
Observe as imagens a seguir e a relação dos aspectos ambientais e da saúde humana:
Revelam aspectos ambientais que aumentam os riscos à saúde humana as imagens:
E. 
I, II, III e IV.
A imagem I mostra um antigo lixão onde os resíduos contaminados das mais diversas origens, inclusive do serviço de saúde, são dispostos diretamente no solo, gerando degradação e contaminação no solo e, possivelmente, nos mananciais próximos. Tais condicionantes ambientais aumentam o risco à saúde das populações vizinhas. A imagem II ilustra o despejo de resíduos domésticos e industriais nos mananciais, sendo um dos principais fatores ambientais de risco à saúde humana. A imagem III mostra resíduos de radioatividade, que podem provocar contaminações no ambiente e causar grandes desastres. Por isso, são considerados de alto risco à saúde humana. Podem causar câncer e até morte, além de malformação em bebês. A imagem IV ilustra a emissão sem precedentes de gás carbônico na atmosfera, que está afetando o planeta como um todo, e também as áreas do entorno desses locais. Nesse sentido, há contribuição para o efeito estufa nas cidades e a baixa qualidade do ar, aumentando o risco à saúde humana, particularmente de doenças respiratórias e cardiovasculares. A imagem V mostra a produção de energia através dos ventos, considerada uma energia limpa, ou seja, que não traz efeitos negativos para o meio ambiente e a saúde humana. Portanto, essa atividade não está incluída como um fator de risco à saúde das populações.
A Instrução Normativa n.º 1, de 7 de março de 2005, estruturou o serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, que tem como objetivo a prevenção e o controle dos fatores de risco relacionados às doenças e a outros agravos à saúde.
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos itens a seguir, que representam focos da Vigilância em Saúde Ambiental:
( ) Água para consumo humano
( ) Acidentes com produtos perigosos
( ) Ambiente residencial
( ) Ambiente de trabalho
( ) Ar
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta.
C. 
V, V, F, V, V.
A água de abastecimento destinada ao consumo humano, caso contaminada, pode causar grandes epidemias, sendo, portanto, foco da Vigilância em Saúde Ambiental. Acidentes com produtos perigosos podem acontecer, por exemplo, com a exposição a agrotóxicos — amianto, mercúrio, benzeno, chumbo etc. — o que pode causar inúmeras doenças, sendo, portanto, foco da Vigilância em Saúde Ambiental. Em relação ao ambiente residencial, apesar de uma grande parcela da humanidade viver em locais insalubres e totalmente contaminantes, ou seja, com grande risco à saúde, o ambiente domiciliar não constitui foco da Vigilância em Saúde Ambiental. Em relação ao ambiente de trabalho, dependendo da atividade desenvolvida, os trabalhadores podem ser expostos a diversos fatores que prejudicam a sua saúde, com isso, é foco da Vigilância em Saúde Ambiental e também aplicada diretamente nas empresas, por meio da Segurança do Trabalho. O ar é fundamental para a vida humana, e diversas cidades já realizam o monitoramento constante desse recurso natural. Por influenciar diretamente na saúde humana, é foco da Vigilância em Saúde Ambiental.
"Os riscos ambientais têm intensificado os desastres naturais com danos em áreas urbanas e rurais. No Brasil são tipificadas e registradas ocorrências de alagamentos, enxurradas, erosão, estiagem e seca, geadas, granizo, inundação, incêndios, movimento de massa, tornado e vendavais. O risco é definido como uma possível ameaça, um perigo para quem está sujeito a ele e o percebe como tal, partindo de uma abordagem ambiental, define o risco como a probabilidade de consequências prejudiciais, ou danos esperados resultantes da interação entre perigos naturais ou induzidas pela ação humana e as condições de vulnerabilidade" (ANDRADE; MARQUES, 2019, p. 67).
Sobre os fatores de risco ambiental à saúde, avalie os itens a seguir:
I. Presença de mosquitos e ratos nos centros urbanos.
II. Acidentes com animais peçonhentos e contaminação de reservatórios.
III. Presença de resíduos sólidos do serviço de saúde em lixões.
IV. Presença de resíduos orgânicos em aterros.
São considerados fatores de risco ambiental à saúde humana os indicados em:
D. 
I, II e III.
Mosquitos e ratos são animais bem adaptados aos centros urbanos e que podem transmitir diversas doenças humanas, como a dengue, no caso do mosquito Aedes aegypti, e a leptospirose, no caso dos ratos. Como os incidentes com serpentes, escorpiões, aranhas, heminópteros e lepidópteros podem resultar em acidentes de interesse para a saúde pública, são considerados fatores de risco. Os reservatórios são considerados fatores de risco em função da possibilidade de apresentarem inúmeros microrganismos patogênicos, como E. coli, por exemplo. Os resíduos do serviço de saúde podem apresentar inúmeros patógenos, como bactérias e vírus (vírus da imunodeficiência humana —HIV; papilomavírus humano — HPV), e são considerados de potencial risco para a saúde humana, principalmente quando expostos no meio ambiente. Os aterros sanitários são locais adequados à disposição de resíduos orgânicos e não apresentam risco à saúde humana.
“A vigilância dos fatores de risco biológico desenvolve suas atividades nos territórios por meio da vigilância, prevenção e controle dos riscos biológicos de importância para a saúde pública” (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE — PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, on-line).
A vigilância dos fatores de risco relacionados aos contaminantes ambientais caracteriza-se por uma série de ações. Em relação à vigilância e ao controle de fatores de risco ambientais biológicos e não biológicos, avalie os itens a seguir:
I. Articular ações de primeiros socorros.
II. Realizar levantamento de dados.
III. Propor ações de controle e apresentar mapeamento de áreas de risco.
IV. Analisar as águas de recreação.
São finalidades de vigilância e de controle de fatores de risco ambientais biológicos e não biológicos os indicados em:
E. 
I, II e III.
Ações de primeiros socorros são aplicadas comumente nos casos de riscos não biológicos, como desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. O levantamento de dados diz respeito à fase de diagnóstico, fundamental para a posterior proposição de ações de controle. Ações de controle podem ocorrer por meio de programas de tratamento de imagens cartográficas, como o geoprocessamento, por exemplo. As águas de recreação não recebem enfoque da vigilância e do controle de fatores de risco ambiental à saúde, mas somente as águas de abastecimento. Estas são analisadas periodicamente para assegurar sua qualidade para o consumo. 
“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020, on-line).
Considerando o trecho citado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
O controle de vetores minimiza os riscos ambientais de agravo à saúde humana
PORQUE
O controle de vetores nos centros urbanos, considerando sobretudo os ratos, é fundamental para erradicar doenças bem conhecidas, como a leptospirose.
Assinale a opção correta.
A. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
O controle de vetores nos centros urbanos é fundamental para erradicar doenças há tanto tempo conhecidas, como é o caso da leptospirose, uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais, transmitida aohomem principalmente nas enchentes.

Continue navegando

Outros materiais