Buscar

Avaliação segurança pública I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O Programa Nacional dos Direitos Humanos foi elaborado a partir de ampla consulta à sociedade. Algumas dezenas de entidades e centenas de pessoas formularam sugestões e críticas, participaram de debates e seminários. Uma reflexão política-antropológica dos PNDHs I e II neste importante documento tem por objetivo estancar a banalização da morte, seja ela no trânsito, na fila do pronto socorro, dentro de presídios, em decorrência do uso indevido de armas ou das chacinas de crianças e trabalhadores rurais. Outras recomendações visam a obstar a perseguição e a discriminação contra os cidadãos. Por fim, o programa sugere medidas para tornar a Justiça mais eficiente, de modo a assegurar mais efetivo acesso da população ao Judiciário e o combate à impunidade. Estou convencido de que o Programa Nacional dos Direitos Humanos será o guia a pautar as nossas ações, do Governo e da sociedade, para construir o que é a aspiração maior de todos nós: um Brasil mais justo” (CARDOSO, 1996, p. 6).
De acordo com o conteúdo estudado na unidade e com o texto acima, julgue as afirmações a seguir:
I. Existem duas versões do Programa Nacional de Direitos Humanos
​​​​​​​no Brasil.
II. O debate sobre direitos humanos é fundamental para pensar a segurança pública.
III. A criação da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em 1997, foram avanços para se chegar a uma Política Nacional de Segurança Pública.
IV. O Programa Nacional de Direitos Humanos foi revisto e ampliado em 2002 e em 2010.
Está correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
Resposta correta!
2. As políticas de segurança pública são parte integrante do contexto político, social, econômico e cultural no qual são formuladas, apresentadas e implantadas, por meio da elaboração de planos nacionais, estaduais e municipais.
Na implementação de políticas públicas, são realizados projetos e ações por meio da articulação entre sociedade civil, polícias, instituições públicas e privadas na esfera da segurança pública.
Com base nas políticas públicas de segurança desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa correta.
As políticas públicas de encarceramento desenvolvidas no país desde a década de 1980 não foram suficientes para reduzir a criminalidade registrada no Brasil. Dados do Infopen, coordenados pelo Departamento Penitenciário Nacional, comparados com indicadore
Resposta correta!
3. O Plano Nacional de Segurança Pública foi desenvolvido com base em princípios que elevam a contribuição para a democratização do sistema de justiça criminal, a promoção e expansão do respeito às leis e aos Direitos Humanos, a ampliação da eficiência policial e valorização das polícias, entre outros.
Em relação à matéria, assinale a alternativa correta a seguir.
A instituição de guardas municipais é vinculada aos interesses locais, mas o PNSP prevê endurecimento das ações de prevenção ao crime pelos Municípios.
Resposta correta!
4. "Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, autoridades já promoveram políticas específicas, com abonos salariais ou promoções, que estimularam policiais a matar. A impunidade nesses casos é a regra. O estudo da Ouvidoria de São Paulo, que pesquisou o histórico de 22 policiais do grupo de 'elite' conhecido como Gradi (Grupo de Repressão e Análise a Delitos de Segurança), constatou que, até agosto de 2002, eles haviam respondido a 162 inquéritos policiais por homicídio. Um dos policiais pesquisados havia respondido a 32 inquéritos, todos por homicídio, entre 1998 e 2001 (ROLIM, 2007). Analise o texto acima e julgue as asserções a seguir:
A cultura de violência presente na atuação das polícias militares e fartamente criticada pela mídia é um reflexo da estrutura da corporação militar.
PORQUE:
Desde a instituição das polícias no Brasil, estas deveriam fazer valer o poder do Estado frente a qualquer manifestação da sociedade que lhe fosse contrária.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Resposta correta!
5. Com o fim da Era Vargas (1930-1945) e a promulgação da Constituição Democrática de 1946, é reafirmada a militarização da política com a transformação das forças públicas em polícias militares estaduais, mantendo a condição de reserva do exército e tornando-as forças auxiliares deste (BRASIL, 2001c).
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
Coube à Era Vargas o uso político das polícias militares, reforçando seu caráter repressivo, principalmente no combate aos seus dissidentes políticos.
Resposta correta!

Continue navegando