Buscar

A fisioteraapia pélvicaa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um tópico relevante de fisioterapia relacionado às mulheres é a fisioterapia pélvica. A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia que se concentra na avaliação e tratamento de disfunções do assoalho pélvico, uma área que desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar das mulheres. Aqui estão alguns aspectos importantes relacionados à fisioterapia pélvica:
1. **Incontinência Urinária**: A fisioterapia pélvica é frequentemente usada para tratar a incontinência urinária, que pode ser um problema comum em mulheres, especialmente após a gravidez e o parto. Os fisioterapeutas podem ensinar técnicas de fortalecimento do assoalho pélvico para melhorar o controle da bexiga.
2. **Prolapso Pélvico**: O prolapso pélvico ocorre quando os órgãos pélvicos, como o útero, a bexiga ou o reto, deslocam-se de sua posição normal. A fisioterapia pélvica pode incluir exercícios específicos para fortalecer o assoalho pélvico e melhorar o suporte dos órgãos.
3. **Dor Pélvica Crônica**: Algumas mulheres podem sofrer de dor pélvica crônica, que pode ter várias causas, como endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP), disfunções musculares ou cicatrizes cirúrgicas. A fisioterapia pélvica pode envolver técnicas de liberação miofascial e exercícios para aliviar a dor.
4. **Gravidez e Pós-Parto**: Durante a gravidez, a fisioterapia pélvica pode ajudar a fortalecer o assoalho pélvico e ensinar técnicas de relaxamento para o parto. Após o parto, a fisioterapia pélvica pode auxiliar na recuperação do assoalho pélvico e na prevenção de problemas como incontinência urinária.
5. **Dor Sexual**: A dor durante o sexo, conhecida como dispareunia, pode ser causada por disfunções do assoalho pélvico. A fisioterapia pélvica pode ser usada para tratar essas disfunções e melhorar a qualidade das relações sexuais.
6. **Síndrome da Bexiga Hiperativa**: Mulheres que sofrem de síndrome da bexiga hiperativa podem se beneficiar da fisioterapia pélvica, que pode incluir técnicas de reeducação vesical e exercícios específicos para melhorar o controle da bexiga.
7. **Reabilitação Pós-Cirúrgica**: Após cirurgias ginecológicas, como a cirurgia de reparo de prolapso ou a histerectomia, a fisioterapia pélvica pode ser prescrita para auxiliar na recuperação e na restauração da função do assoalho pélvico.
8. **Educação e Prevenção**: A fisioterapia pélvica também envolve a educação das mulheres sobre a anatomia do assoalho pélvico, a prevenção de disfunções e a promoção da saúde pélvica ao longo da vida.
A fisioterapia pélvica é altamente especializada e geralmente requer uma avaliação cuidadosa por um fisioterapeuta especializado nessa área. O objetivo é melhorar a função do assoalho pélvico, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres em todas as fases de suas vidas.

Outros materiais

Outros materiais