Buscar

Questionario Exercicio 1 Práticas de Ensino de História I Correntes e tendências pedagógicas da História FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas de Ensino de História I
Correntes e tendências pedagógicas da História
1. 
A disciplina inicialmente experimental denominada Estudos Sociais se tornou obrigatória para o 1º grau a partir:
Você acertou!
D. da Reforma do Ensino de 1971.
A obrigatoriedade dos Estudos Sociais em substituição às disciplinas de História e Geografia no 1º grau ocorre a partir da Reforma do Ensino de 1º e 2º graus de 1971. Embora escolanovistas tenham apoiado a ideia de núcleo comum que levou aos Estudos Sociais, um manifesto não teria esse poder. Em 1968, foi promulgada a Reforma do Ensino Superior. Anísio Teixeira e Paulo Freire são educadores que nada tiveram com a decisão da reforma de 1971. A Reforma de Francisco Campos refere-se ao ensino secundário e superior
2. 
No processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, quanto às Sínteses de Aprendizagem, a BNCC prediz que:
Você acertou!
C. Devem ser entendidas como elementos balizadores e indicativos dos objetos explorados na Educação Infantil a serem aprofundados no Ensino Fundamental.
As Sínteses de Aprendizagem servem como elementos balizadores e indicativos dos objetos já explorados na Educação Infantil e que devem ser ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental. A síntese é um informativo do desenvolvimento do educando que, ao trocar de fase escolar da Educação Básica para o Ensino Fundamental, remete ao que foi ensinado e ao desenvolvimento do aluno com referência ao indicado nos Campos de Aprendizagem da Educação Infantil. No Ensino Fundamental, são utilizadas unidades temáticas como norteadores.​​​​​​​
3. 
À qual das tendências pedagógicas a seguir a expressão “ensino bancário” remete principalmente
Você acertou!
D. À pedagogia tradicional.
A expressão ensino bancário remete a um dos pilares consagrados da pedagogia tradicional segundo o qual o professor é o detentor do conhecimento e o deposita no aluno, que age como depositário passivo. As demais respostas referem-se a correntes que defendem a criatividade, a interação, a busca de autonomia e o horizontalismo nas relações professor-aluno ou que se centram na figura do educando.
4. 
A que corrente historiográfica pertence Fernand Braudel?
Você acertou!
B. Escola de Annales.
Fernad Braudel faz parte da segunda geração da Escola de Annales. Braudel foi um pensador que refletiu sobre a longa duração e as temporalidades históricas. O historicismo, o positivismo e o materialismo histórico são correntes historiográficas que surgiram nos séculos anteriores ao da Escola de Annales. O marxismo é uma vertente política, e não uma corrente historiográfica.​​​​​​​
5. 
A infância ultrapassa o período pedagógico denominado Educação Infantil; ela tem continuidade conforme o entendimento do conceito de infância descrito na legislação brasileira até o aluno:
Você acertou!
D. completar 12 anos, quando se torna legalmente adolescente.
Segundo o ECA, a criança se torna adolescente ao completar 12 anos, independentemente do ano escolar que esteja cursando ou da maturidade intelectual, física ou emocional que tenha adquirido. Por decisão do STF, crianças devem ter completado 6 anos de idade até 31 de março do ano letivo para se matricularem no 1º ano do Ensino Fundamental. A vontade dos pais não se sobrepõe à da legislação.

Continue navegando