Buscar

Atividade 1_Sistemas Automatizados na Indústria 4 0

Prévia do material em texto

SISTEMAS AUTOMATIZADOS NA INDÚSTRIA 4.0
Atividade 1
 
Considerando a temática sobre o histórico da indústria no Brasil e no mundo, podemos perceber que alguns fatos ocorridos ao longo do tempo contribuíram para a consolidação de novos sistemas de produção e de suas tecnologias. A Revolução Industrial, por exemplo, foi um grande acontecimento no contexto da industrialização. Compreender esses fatos é de extrema importância para podermos criar a linha do tempo e associar cada fase às suas novidades. Nesse contexto, observaram-se três diretrizes que abriram o caminho para a modernização da indústria contemporânea, tais como: a produção automática do tipo fluxo nas indústrias de manufatura; o controle automático da produção contínua em indústrias de processo; e o aumento da eficiência empresarial por meio de computadores (HITOMI,1994).
HITOMI, K. Automation: its concept and a short history. Technovation, v. 14, n. 2, p. 121-128, 1994.
Agora, é com você, estudante! Disserte estabelecendo relações entre os fatos que ocorreram na história e que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Além disso, você deve identificar e associar cada marco e/ou revolução industrial a uma tecnologia específica, até as atuais. Essa prática pode ser feita listando as tecnologias da época para cada revolução citada. Para complemento, você deve identificar/ investigar os pilares da Indústria 4.0 e buscar exemplos de aplicação na forma real nas empresas, evidenciando por meio de reportagens, imagens e/ou citações.
Resposta
Todas as Revoluções Industriais foram extremamente importantes para a evolução das industrias e cadeia de produção. Muitos dos processos que eram executados de forma manual, hoje são realizados e controlados por robôs. Com isso muitos produtos são produzidos em massa, diminuindo o tempo de fabricação, assim como eliminando desperdícios, reduzindo gastos.
A Primeira Revolução Industrial teve início no século XVIII através do uso de energia a vapor. Foram substituídas produções manuais por máquinas movidas a vapor. Um exemplo disso são os teares. Também foram desenvolvidas as locomotivas, podendo se locomover grandes distancias em menores tempos. Para as máquinas a vapor eram utilizado carvão como fonte de energia.
A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na metade do século XIX tendo o seu fim durante a Segunda Guerra Mundial. Como marcante tivemos a descoberta de eletricidade (lâmpada incandescente) e também a produção de linha de montagem de Henry Ford. Ford alterou drasticamente o processo de produção automobilística. Onde antes era produzido o carro todo em uma estação, passou a ser produzido por etapas, onde cada trabalhador tinha a sua determinada tarefa, o que reduziu o tempo de fabricação e os custos.
A Terceira Revolução Industrial tem início no século XX e pode ser marcada com o avançado da ciência, tecnologia e produção. Nesse período tivemos a implementação dos computadores e da robótica. Os robôs eram capazes de realizarem tarefas de precisão e detalhadas. Também hoje avanços no campo da medicina e do uso da eletrônica.
A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, houve um avanço no campo da automação dos processos fabris, assim como em seus controles e tecnologia da informação. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, a comunicação entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas, tendem a serem mais rápidas, flexíveis e eficientes.
Os pilares da Indústria 4.0 são:
1. Análise de Dados: são sistemas inteligentes que têm a capacidade de coletar, organizar e analisar uma quantidade gigante de dados de diversas origens a fim de aprimorar e automatizar processos industriais. São responsáveis por identificar falhas nos processos, melhorar a qualidade da produção em tempo real e a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos. 
2. Robótica: Ao incorporar robôs inteligentes aos processos da Indústria, o setor ganha em desempenho e disponibilidade, deixando a execução de tarefas de produção repetitivas a cargo das máquinas. Ele também tem a capacidade de interagir com outras máquinas sem a supervisão humana e de forma autônoma. Isso reduz custos com mão-de-obra e aumenta a produção, tornando as indústrias mais competitivas.
3. Simulação: a simulação computacional é utilizada em plantas industriais para analisar dados em tempo real, envolvendo produtos, materiais, máquinas, processos e pessoas. Isso permite que processos e produtos sejam testados, reduzindo custos com falhas e o tempo de projeto. 
4. Integração de Sistemas: Sistemas de TI interligados dentro das empresas, com redes universais de integração de dados (ERP, MES, SAP) que integram vertical e horizontalmente toda a cadeia produtiva a fim de facilitar a análise de dados e a tomada de decisão. 
5. Internet das Coisas (IoT): consiste na conexão entre rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados, permitindo uma coleta e troca de informações mais rápida e efetiva. Na indústria de produtos e serviços, a IoT (em inglês Internet of Things) representa a integração de tecnologias que antes não estavam conectadas e que agora estão interligadas por meio de uma rede.
6. Segurança Cibernética: a segurança cibernética é essencial na indústria 4.0. Com uma gestão altamente conectada e integrada à internet, proteger dados e sistemas é fundamental e pode ser bastante desafiador. 
7. Computação em nuvem: a computação em nuvem ou cloud computing permite o aumento da capacidade e a velocidade de processamento dos dados. Sistemas rápidos e interligados, com acesso ao banco de dados e suporte de qualquer local, com a total integração de plantas industriais.
8. Manufatura Aditiva: também conhecida como Impressão 3D. É utilizada para a produção de protótipos físicos e peças customizadas, ou para a fabricação rápida de peças complexas, que no modelo de processo tradicional envolve altos custos de personalização, fabricação e transporte.
9. Realidade Aumentada: é a sobreposição visual de objetos reais e virtuais e que poderá facilitar a operação de máquinas e serviços de manutenção. Ela permite um aumento de produtividade e redução de custos nos processos fabris, além da economia dos recursos.

Continue navegando