Buscar

ANATOMIA RADIOLÓGICA TOPOGRÁFICA E SECCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA RADIOLÓGICA TOPOGRÁFICA E SECCIONAL
 ANATOMIA TOPOGRÁFICA
1. Conecta o córtex cerebral ao cerebelo; dos axônios descendentes que passam pelo mesencéfalo, mais de 90% estabelecem sinapses com seus neurônios, retransmitem a informação ao cerebelo, participam de algumas atividades do bulbo, interferindo no controle da respiração e servem de passagem para as fibras nervosas que ligam o encéfalo à medula. Tal estrutura é denominada: Ponte.
	
2. O coração é um órgão muscular, considerado uma víscera oca, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora, com quatro cavidades. Assinale as camadas do coração de dentro para fora:	
Endocárdio, miocárdio e pericárdio.
	
3. O coração é um órgão muscular, considerado uma víscera oca, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora, com quatro cavidades. Para que tais cavidades se formem, é necessária a presença de três septos. Assinale os septos localizados na morfologia interna do coração: Interventricular, atrioventricular e interatrial.
	
4. Os rins são órgãos retroperitoneais, filtradores, similares a um caroço de feijão, constituídos externamente por faces, bordas e polos. Em seu interior, na porção medular, encontram-se estruturas glomerulares responsáveis pela formação da urina. Assinale a sequência correta do trajeto da urina desde sua formação até a sua saída dos rins: Pirâmide renal, papila renal, cálices renais e pelve renal.
 ANATOMIA SECCIONAL
5. A TC é melhor método de diagnóstico que a RMN em que aspecto estrutural de estudo?	
Para análise de cortical óssea.
 MANIPULAÇÃO DE IMAGENS
8. Os _________________ são utilizados para encontrar um exame na lista de forma efetiva e ágil. Eles representam o primeiro contato do usuário com o sistema de busca de um exame. Complete a lacuna com a alternativa correta. Filtros de pesquisa.
	
9. Disponibiliza a quantidade de imagens por tela, em diversos planos. Facilita a visualização de várias imagens na tela ao mesmo tempo. Que ferramenta representa essa afirmativa? Disposição.
10. Se você fosse o tecnólogo responsável pelos exames tomográficos de uma clínica e, no seu plantão, o médico radiologista plantonista te pedisse para nomear sempre as vértebras lombares (L1 e L5), para fins de localização. Qual ferramenta precisaria ser usada? Annotate.
4. Têm a forma de uma caixa triangular, sendo mais larga superiormente e mais estreita e arredondada inferiormente. Liga a faringe à traqueia, formada por nove cartilagens unidas por músculos intrínsecos e extrínsecos e ligamentos. Assinale as cartilagens pares da laringe:
Corniculada, cuneiforme e aritenoide.
8. As reformatações multiplanares, as reconstruções 3D (tridimensionais) e as reconstruções vasculares são processamentos digitais realizados onde? Workstation.
9. Qual é a ferramenta que movimenta a imagem, arrastando-a livremente na área de visualização principal do exame? Arrastar.

Outros materiais