Buscar

Resumão Sistema Respiratório

Prévia do material em texto

Fisiologia
Sistema Respiratório
Funções do Sistema Respiratório
· Trocas gasosas;
· Equilíbrio ácido-base;
· Defesa pulmonar;
· Produção de sons;
Anatomia do Sistema Respiratório
	Trato respiratório superior:
· Cavidade nasal;
· Faringe;
· Laringe;
	Trato respiratório inferior:
· Traqueia;
· Brônquios;
· Bronquíolos;
· Alvéolos pulmonares;
	A traqueia é revestida por um epitélio ciliado que garante a movimentação do muco e retirada de impurezas, esse mesmo epitélio reveste os brônquios. 
	Já a pleura é uma camada fina e transparente que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. 
	
	Na laringe, são encontradas as cordas vocais, responsáveis pela emissão de sons, estas são duas dobras de músculos e mucosas que se estendem horizontalmente por toda laringe.
Ventilação
	Durante a inspiração o diafragma se contrai e abaixa, os músculos intercostais se contraem e se elevam, aumentado a caixa torácica, diminuindo a pressão interna em relação a pressão atmosférica, e assim força a entrada de ar nos pulmões. 
	Na expiração, o diafragma relaxa e sobre, aumentando a pressão interna e expulsando o ar dos pulmões.
Respiração
	
	A respiração Externa acontece nos pulmões, onde o oxigênio é carregado dos alvéolos pulmonares até os capilares pulmonares, enquanto o gás carbônico é descarregado dos capilares pulmonares para dentro dos alvéolos por onde será expulso dos pulmões. Essa passagem ocorre por difusão simples devido as diferenças de pressão dentro dos pulmões, alvéolos e capilares. 
	A respiração interna é o processo de trocas gasosas em que as células do corpo captam o oxigênio presentes na hemoglobina do sangue e liberam CO2. Esse processo também é conhecido como circulação sistêmica. Para que esse processo ocorra, a pressão intrapulmonar deve ficar equilibrada temporariamente.
Volume e Capacidade Pulmonar
	O volume pulmonar é a quantidade de ar comportada nos pulmões a cada respiração, já a capacidade pulmonar é a quantidade total de ar que cabem nos pulmões a cada respiração.
	A respiração normal, de maneira calma, envolvendo a inspiração e a expiração é chamada de volume corrente, que chega a cerca de 500ml.
	Volume de Reserva Inspiratório é aquele volume adicional que pode ser inspirado além do volume corrente, aproximadamente 3.000ml.
	Já o volume adicional que pode ser expelido em uma respiração forçada é o volume de reserva expiratório, tendo aproximadamente 1.200ml.
	O volume residual é aquele que resta nos pulmões após a expiração forçada máxima. Esse volume é importante para manter o alvéolos abertos.
	A capacidade inspiratória consiste na soma do volume corrente mais o volume inspiratório de reserva.
	A capacidade vital é o volume que pode ser expirado após uma inspiração máxima. É a soma da capacidade inspiratória mais o volume reserva expiratório.
	Na capacidade residual funcional é composta pelo volume expiratório de reserva e o volume residual, sendo considerado o volume de equilíbrio dos pulmões, pelo fato de ser o volume restante nos pulmões após uma expiração de volume corrente normal.
	A capacidade pulmonar total consiste todos os volumes pulmonares.
Espaço Morto
	É um volume das vias aéreas que não participam das trocas gasosas. Esse espaço morto fica localizado nas vias aéreas condutoras. Sua função inclui deixar as vias aéreas obstruídas.
Trocas Gasosas
	As trocas gasosas se referem à difusão e O2 e do CO2, transferido do gás alveolar para o sangue capilar pulmonar e vice-versa.
	Existem três (3) leis importantes para entender a troca de gases. Lei de Dalton das Pressões Parciais, Lei de Henry para a concentração dos Gases dissolvidos e Lei de Fick sobre a Difusão de Gases.
	Lei de Dalton (Pressões Parciais): A pressão total de uma mistura gasosa é exatamente igual à soma das pressões parciais de seu gases componentes.
	Lei de Henry (Concentração dos Gases Dissolvidos): Lida com gases dissolvidos em sangue, tanto O2 como CO2. A solubilidade de um gás depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido.
	Lei de Fick (Difusão dos Gases): A transferência dos gases através da membrana ocorre a partir de difusão simples. É proporcional a força motriz, ao coeficiente de difusão e à área disponível para que ocorra a fusão, mas é inversamente proporcional à espessura da barreira.
Transporte Gasoso
	As trocas gasosas ocorrem a partir do gás alveolar e o capilar pulmonar. O O2 se difunde dos gases alveolares e passa para o capilar pulmonar por meio da difusão simples. As moléculas de O2 do sangue são captadas pela hemoglobina e levadas até o lado esquerdo do coração para se tornar o sangue sistêmico. 
1
Amanda Zamprogno
Odontologia – 2° Período

Continue navegando