Buscar

Indústria 4 0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O termo indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011 na Alemanha durante a senha do céu de Hannover e ele foi utilizado para representar uma proposta política baseada em alta tecnologia. Foram usados como modelos empresas multinacionais que já possuíam algumas das mais avançadas práticas tecnológicas de produção.
Indústria 4.0 é um conceito Global realizado pela união de esforços de Empresários Engenheiros e Cientistas, a partir das experiências práticas e teorias avançadas sobre produtividade e competitividade.
· Produtividade é a capacidade de produzir mais, utilizando menos recursos e 
· Competitividade é a capacidade de fornecer produtos e/ou serviços com qualidade, preço, tempo de entrega e o principal ser rentável. 
O termo indústria 4.0 e 4ª revolução industrial, referem-se ao novo estágio de desenvolvimento em gestão e organização de toda a cadeia de valor na indústria de manufatura. Cadeia de valor, grosso modo, descreve o processo pelo qual as empresas recebem matéria-prima, suas relações com os fornecedores, criação do produto acabado e comercialização do produto final aos clientes.
Nos Estados Unidos e na China a indústria 4.0 é chamada de manufatura avançada, o conceito de fábrica inteligente não se limita ao processo de manufatura ela se estende para todas as etapas da cadeia de suprimento, desde o plantio, à colheita, passando pelo sistema de logística inteligente, pela produção inteligente e distribuição dos produtos totalmente conectada a internet. 
4ª Revolução Industrial, segundo o autor Klaus Schwab em seu livro intitulado “A quarta Revolução Industrial”, a indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, pode ser dividida nas categorias física, digital e biológica.
· Tecnologia da categoria física: veículos autônomos, impressão 3D, robótica e novos materiais 
· Tecnologias da categoria digital: sensores, internet das coisas, blockchain computação em nuvem e o Big Data 
· Tecnologias da categoria biológica: genética, genômica e biologia sintética 
A indústria 4.0 pode ser considerada como capacidade de seus componentes industriais se comunicarem entre si através de sistemas inteligentes ligados a rede, conectando em tempo real pessoas máquinas e produtos. Os processos podem ser mapeados desde a matéria-prima, passando pela manufatura, transporte e a entrega. Esses processos podem ser visualizados sendo supervisionados ou não através de um tablet ou smartphone.
Indústria 4.0 é um termo muito complexo para ser resumido em apenas algumas palavras trata-se de uma revolução fundamentada em nove Pilares eles ajudam a compreender as tecnologias envolvidas vejamos agora os 9 pilares da indústria 4.0 
1º Pilar: Big Data e Analyitcs
Significa um grande volume de informações de alta variedade e velocidade, que exige análise para melhor tomada de decisões. O termo é referenciado em qualquer área, seja: ciência, indústria, negócios, cultura ou saúde, pois está relacionado a captura e análise de muitos dados. Tendo como característica principal o volume, a variedade e a velocidade, que também são conhecidos como os 3V.  Como é uma tecnologia em constante evolução, também existem as características: veracidade e valor, algumas literaturas chegam a considerar até 8 características, ou seja, 8V. 
2º Pilar: Computação em nuvem
Tudo que pode ser conectado, dinâmica e remotamente ao serviço de internet. Computação em nuvem engloba serviços de armazenamento de arquivos como fotos e vídeos como formas mais simples e serviços de infraestrutura de plataforma e de softwares nos modelos de negócios mais completos. A conexão e controle de veículos autônomos redes de monitoramento drones entre outros estarão dentre os serviços a partir da nuvem 
3º Pilar: Robôs Autônomos 
Também conhecidos como cooperativos, são robôs manipulados por sistemas controlados por computador, capazes de interagir com o ambiente e principalmente com o ser humano e em segurança. Sendo capazes de tomar decisões em tempo real, possuem capacidade de aprendizado e podem reduzir o tempo de entrega dos pedidos em até 50%, pois não se cansam, não têm problemas psicológicos ou com desvios de atenção.
Os Robôs são cada vez mais usados em processos de manufatura e soldagem na indústria automotiva e as aplicações, pick and place, que basicamente é montagem de placas eletrônicas 
4º Pilar: Simulação em Ambiente Virtual 
Da mesma forma que os robôs, tudo acontece através de software. Os custos com a implantação e manutenção são reduzidos, pois as falhas são detectadas dentro do ambiente virtual. Isso traz a economia dos investimentos e também no consumo de matéria-prima, 
 
5º Pilar: Realidade Aumentada 
Essa tecnologia realiza a integração de elementos virtuais a partir do mundo real, utilizando uma câmera com sensores de movimentos. Por exemplo, essa tecnologia também pode ser utilizada como um guia em manutenções: uma câmera filma o ambiente e um programa insere um passo-a-passo ou em intervenções cirúrgicas, treinamentos e muitas outras possibilidades.
6º Pilar: Sistemas Cyber-Físicos 
São sistemas computacionais que integram e controlam os processos das empresas. São sistemas com softwares embarcados que permitem a medição em ambiente físico para o processamento futuro, são diferentes de outros tipos de sistemas como os computadores pelo simples fato de que seus dados podem ser reutilizados para melhorias nos processos.
Os sistemas Cyber físico são baseados na internet das coisas, 
7º Pilar:  internet Industrial das coisas
A internet Industrial é um dos elementos mais cruciais para essa nova revolução, ela permite que dispositivos físicos interconectados com a internet por meio de sensores embutidos criem um sistema de computação. Esses objetos podem ou não interagir entre si, a base da internet das coisas é a identificação por radiofrequência, que permite uma resposta rápida ao gerenciamento de suprimentos e entre outros. A internet das coisas associada a conexão 5g é o que irá permitir o sucesso dos veículos autônomos, onde se irão se interconectar e trocar informações como trânsito e tempo para que rotas alternativas sejam uma opção. 
8º Pilar: Cibersegurança 
São sistemas de segurança que impedem ataques de hackers aos dispositivos conectados à internet. Existem diversos ataques cibernéticos, incluindo as grandes empresas, que levam a prejuízos de grandes escalas.
Com a internet das coisas os riscos aumentam, pois os fabricantes não fabricam ou não fabricavam dispositivos para se conectar à internet, portanto não possuem conhecimento em escala necessária 
9º Pilar: Manufatura aditiva
Conhecida como impressão 3D, produz desde peças decorativas até o órgão para o corpo humano, próteses, peças de veículos, armas e ferramentas entre tantas outras possibilidades.
Associada ao escaneamento 3D onde se pode escanear grandes construções, troféus, moedas e entre outros e reproduzir desde escalas em tamanho real, até tamanhos menores como para maquete.
Nessa manufatura há uma grande redução de consumo de matéria-prima, pois aqui não há material a ser retirado como na manufatura subtrativa. (Schwab K. , 2016)
---Internal Use---

Outros materiais