Buscar

Discorra os fatores que explicam o fato do Plano Real ter apresentado resultados diferentes dos demais planos de estabilização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discorra os fatores que explicam o fato do Plano Real ter apresentado resultados diferentes dos demais planos de estabilização.
O Plano Real promoveu a desindexação da economia, isto é, preços e valores não teriam reajuste diário baseado na inflação e conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis, sem recorrer a congelamentos de preços, tablitas, seqüestro de ativos e outros mecanismos utilizados em planos anteriores minimizando a intervenção sobre os mecanismos de mercado.
Os efeitos do Plano Real foram o controle da inflação e dos gastos públicos, bem como a estabilização da economia brasileira, principalmente com uma moeda nova e fortalecida circulando no mercado.
Mas a estabilização não foi suficiente para fazer deslanchar o crescimento econômico, que continua sendo um problema da economia brasileira até hoje.
 Os governos Sarney e Collor tentaram, sem sucesso, acabar com a inflação herdada dos militares.
Porém para reduzir a hiperinflação, o Plano Real instituiu a nova moeda oficial brasileira, o Real. Além disso, o plano também introduziu uma série de medidas econômicas para permitir a contenção de preços e a retomada do crescimento.
Então, pouco a pouco, os efeitos da inflação eram menores diante da população e a desigualdade social, embora se mantivesse, já não estava tão acentuada.
Reduzindo-se o nível de desemprego a uma taxa um pouco menor, teríamos uma certa inflação. Ora, é melhor conviver com certa inflação e com um nível elevado de emprego, do que ter inflação zero e nível mais elevado de desemprego.

Continue navegando