Buscar

DESAFIO adaptações curriculares no TEA


Prévia do material em texto

DESAFIO Adaptações curriculares no Transtorno do Espectro Autismo
Reflita sobre a seguinte situação:
A diretora de sua escola avisou que, a partir da próxima semana, você terá uma aluna com TEA em sua sala de aula. Vocês decidem, então, realizar uma reunião para realizar as adaptações curriculares necessárias. Tendo em mãos o material pedagógico, começam a produzir apoio visual para algumas atividades, uma vez que sabem que crianças com TEA se beneficiam de material visual. O material de matemática também sofre adaptações, pois vocês decidem transformar todas as atividades em material concreto.
Considerando tudo o que você já aprendeu sobre o TEA nessa disciplina e considerando a individualidade de cada pessoa, você considera que essas são as adaptações curriculares necessárias nesse momento? Você teria uma conduta diferente?
Padrão de resposta esperado
Antes de elaborar qualquer adaptação curricular, é necessário conhecer a criança. Cada criança com TEA é única. Após conhecer as dificuldades e habilidades do aluno, é hora de pensar nas adaptações, que podem ser:
Na rotina escolar, buscando flexibilizações como tempo de permanência em sala de aula, número de intervalos, tempo em que o aluno fica sentado.
No ambiente, retirando excessos de estímulos, inserindo suportes visuais.
No conteúdo, ou seja, reduzir, flexibilizar, dividir conteúdos.
Nos objetivos, flexibilizando ou reduzindo.
Na forma de avaliar, que pode ser oral, por meio de relatórios ou reduzindo a quantidade de questões.
Não devemos esquecer de que essas adaptações são individualizadas.

Mais conteúdos dessa disciplina