Buscar

História Do Brasil - Tropicalismo

Prévia do material em texto

História Do Brasil
Alunos: Alana Evelyn, Emanuelle França, Pedro Asafe.
Série: 3°Ano
- Tropicalismo e a política da Ditadura -
	O tropicalismo surgiu no final dos anos 60, e foi um movimento cultural que transformou a música brasileira. Teve como líderes, grandes artistas do MPB, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Essa revolução ofereceu novidades estéticas e comportamentais que se contradizia à música bem disciplinada do período e reivindicavam contra a repressão. 
	Com influência da contracultura americana e do movimento Hippie, o Tropicalismo deixou as pessoas impressionadas ao agregar o rock e a poesia concretista a componentes tradicionais da cultura brasileira, temos como um grande exemplo o samba e o baião. O que mais chocou o público foi a questão de utilizar a guitarra elétrica, pois na época, ela era vista como um pedaço da cultura imperialista estadunidense. Assim, quem usava guitarra era jugado de estar americanizando a música do Brasil.
	Visto que esse movimento tinha pensamentos revolucionários, reivindicando em prol da liberdade de expressão e artística, não demorou muito para os artistas desse movimento serem perseguidos pela ditadura. Desse modo, o movimento do tropicalismo teve uma curta duração 
	Em 1968, no decorrer de um show de Gil e Caetano, uma bandeira com a imagem de um traficante assassinado pela polícia e com a frase “Seja Marginal, Seja Herói”, obra de Hélio Oiticica, inquietou os militares. Além dessa bandeira, os militares ainda indiciaram Caetano de ter cantado trechos danosos às forças armadas no decurso do hino nacional.
	Os militares suspenderam os shows e levaram presos Caetano e Gil, perante a incriminação de desrespeito ao hino brasileiro e à bandeira. Depois disso, Gil e Caetano forma exilados fora do país, e assim ficou marcado o fim do movimento tropicalista.
	Após esse período, surgiu o pós-tropicalismo, que tinha como aspecto principal, fazer canções nas quais tinham um tom de derrota, com assuntos sobre marginalização, solidão, morte e tristeza. Em resumo, pode-se dizer que o grande legado do tropicalismo foi dar oportunidade para o aparecimento do rock brasileiro, além de ter motivado pensamentos e atitudes que revolucionaram a mentalidade das pessoas na época.

Continue navegando