Buscar

Elaboração de políticas M2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável
1.  Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável
2.  Módulo 2: Metodologias e ferramentas de integração dos ODS
3.  Exercício avaliativo - Módulo 2
	Notas
	2,00/2,00
	Avaliar
	25,00 de um máximo de 25,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As sentenças a seguir fazem referência ao conceito e aos objetivos da Avaliação Rápida Integrada (RIA, em inglês). 
Considerando as alternativas abaixo, assinale a que menos se adequa com o conceito e os objetivos da Avaliação Rápida Integrada.
Escolha uma opção:
a. Pode ser considerado como um dos objetivos da RIA: apoiar o alinhamento entre as metas do planejamento de governos e as metas dos ODS.
b. Quando aplicada ao Plano Plurianual (PPA), a RIA avalia o número de metas alinhadas e os níveis de alinhamento entre os programas/as ações do PPA e dos ODS.
c. A RIA pode ser entendida como uma ferramenta que permite a estados e municípios descobrirem seu nível de preparação para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
d. Ao analisar o nível de alinhamento do PPA com os ODS, a RIA demonstra o quão perto está o ente federativo de alcançar os Objetivos do Milênio. 
e. A depender das metas dos programas e das ações do PPA, a RIA as classifica como metas totalmente alinhadas, metas parcialmente alinhadas, metas não alinhadas e metas não relevantes, permitindo a intervenção das gestões municipais e estaduais nas áreas mais fragilizadas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A fim de verificar o nível de alinhamento do PPA com os ODS, a RIA analisa a simetria entre metas e indicadores de todos os programas/as ações municipais com as metas da Agenda 2030.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As sentenças a seguir fazem referência à identificação de projetos aceleradores do desenvolvimento.
Considerando as alternativas abaixo, assinale a que menos se adequa a projetos aceleradores do desenvolvimento.
Escolha uma opção:
a. Para elaborar uma política, um programa ou um projeto realmente impactante, é preciso traçar atividades integradas e multissetoriais, que conversem com vários ODS ao mesmo tempo e provoquem a aceleração do desenvolvimento.
b. As estratégias para alcançar os ODS de forma mais eficiente e mais rápida são chamadas de Aceleradores.
c. O Programa Bolsa Família não é um exemplo de projeto com efeitos catalisadores ou "aceleradores", pois não desencadeia efeitos múltiplos entre os ODS e as suas metas. 
d. Os projetos com efeitos catalisadores/aceleradores têm como pontos principais a ação integrada e a racionalização dos investimentos, de acordo com a realidade econômico-social de cada município.
e. Identificar aceleradores de desenvolvimento é um caminho eficiente, que permite um planejamento e um acompanhamento sistemático das ações, contribuindo não apenas para o alcance das metas ODS em si, mas também para organizar recursos e parcerias de forma responsável.
Feedback
Sua resposta está correta.
O PBF é um excelente exemplo de projeto com efeitos catalisadores ou "aceleradores", que pode desencadear efeitos múltiplos entre os ODS e as suas metas, bem como soluções para os gargalos que impediam o desempenho das intervenções identificadas. O objetivo do PBF é contribuir para o combate à pobreza (ODS 1), para a promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira (ODS 2) e para promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde (ODS 3), educação e assistência social (ODS 4 e 5).

Continue navegando