Buscar

Quiz - TGP - resposta

Prévia do material em texto

Quiz – Teoria Geral do Processo
Marcos Efizio Nunes do Amaral matricula 202008069386
Quiz 1
1) Sérgio e Paulo, além de vizinhos, são sócios na empresa ABC. Porém, fruto de uma fofoca, acabaram brigando e, agora, pensam em desfazer a sociedade e nem mais se falam como vizinhos, proibindo, inclusive, que seus filhos, adolescentes, joguem bola juntos. Tais consequências poderiam ser desastrosas, já que geram 10 (dez) empregos diretos na ABC. Como esse conflito poderia ser mais adequadamente solucionado? (Valor: 0,5)
a) negociação, pois o importante é que as próprias partes alcancem a solução.
b) conciliação, pelo principal objetivo ser alcançar o acordo.
c) mediação, por serem partes com vínculo anterior, que possuem um relacionamento continuado.
d) arbitragem, por necessitar de uma decisão especializada para o caso.
e) jurisdição, por uma decisão judicial ser a mais eficaz para o caso.
2) A Teoria Geral do Processo é composta por três elementos, denominados de tríade do direito processual. Esses elementos se somam, à luz da leitura Constitucional do Processo, a um quarto elemento. A tríade processual, acrescida do quarto elemento, seria composta por: (Valor: 0,5)
a) jurisdição, ação, processo e defesa.
b) jurisdição, ação, defesa e conflito.
c) jurisdição, agressão, defesa e processo.
d) conciliação, mediação, arbitragem e jurisdição.
e) conciliação, jurisdição, ação e defesa.
3) Maria ajuizou uma ação em face de Joana e indicou dez testemunhas. A audiência se iniciou no dia 23 de setembro de 2021, quando vigente a lei X. Porém, como já estava tarde, após ouvir seis testemunhas, o juiz decidiu que continuaria no dia seguinte, dia 24 de setembro de 2021. Ocorre que, no dia 24 de setembro de 2021, entrou em vigor uma nova lei, que limitava a cinco o número de testemunhas. Diante deste cenário, como o juiz deve agir? (Valor: 0,5)
a) Será aplicável a lei X e, por isso, o juiz deve terminar de ouvir as testemunhas no dia seguinte.
b) Será aplicável a lei Y e, por isso, como já ouviu mais testemunhas do que permitido, o juiz não deve mais dar continuidade à audiência.
c) Será aplicável a lei Y e, por isso, para se adequar ao número de testemunhas nela permitido, o juiz deve desconsiderar o depoimento de uma testemunha que já tenha sido realizado.
d) Devem ser combinadas as leis X, que estava em vigor por ocasião do início da prática do ato, com a lei Y, que vigia no seu término e, por isso, deve ser feita a média do número de testemunhas.
e) Não será possível mais ouvir testemunha.
Quiz 2
1) Clara, absolutamente incapaz, devidamente representada por sua mãe, ajuizou uma ação em face de XYZ, pessoa jurídica, com quem tem um contrato de plano de saúde, pleiteando uma internação de emergência, pois a menor corria risco de vida. O juiz, de plano, antes mesmo de ouvir o réu, deferiu a internação pleiteada, oportunizando, depois, a manifestação do réu.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) O juiz feriu os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa ao decidir antes de ouvir o réu, pois a manifestação deve ser sempre prévia.
b) Por se tratar de uma situação de urgência, o juiz, mesmo depois, sequer precisaria oportunizar a manifestação do réu.
c) Trata-se de situação excepcional que, em razão da urgência e em razão da inafastabilidade da tutela jurisdicional, o juiz decide e depois oportuniza a manifestação da parte contrária, postergando o contraditório, sem violar qualquer disposição constitucional.
d) O juiz não poderia ter decidido a medida pleiteada nesse momento.
e) Trata-se de situação excepcional que, em razão da urgência e em razão da inafastabilidade da tutela jurisdicional, o juiz pode sacrificar o contraditório.
2) “O Art. 5, XXXV, da Constituição Federal, proíbe a lei de excluir da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Esse dispositivo garante a todos o acesso à justiça para postular e defender os seus interesses, por meio de tutela específica. O acesso à justiça é garantido pelo exercício do direito de ação, que permite ao interessado deduzir suas pretensões em juízo, para que sobre elas seja emitido um pronunciamento judicial”. 
A qual dos princípios gerais do processo civil está relacionado o trecho textual acima? (Valor: 0,5)
a) Da imparcialidade do juiz.
b) Da publicidade dos atos processuais.
c) Da inafastabilidade do controle jurisdicional.
d) Do duplo grau de jurisdição.
e) Da ampla defesa contra atos processuais.
3) Maria ajuizou ação em face de Joaquim pleiteando a condenação do réu a danos materiais e morais. Após a regular instrução do processo, o juiz julgou procedente o pedido de danos materiais, mas não se pronunciou sobre os danos morais. Nesse caso, o julgamento violou o seguinte princípio processual: (Valor: 0,5)
a) duração razoável do processo. 
b) eventualidade. 
c) imparcialidade. 
d) adstrição ou congruência. 
e) celeridade ou economia processuais.

Continue navegando