Buscar

ATIVIDADE ON-LINE 2Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Filosofia
Disponível em:
http://www.suapesquisa.com/filosofia/
Os teóricos clássicos da Sociologia Módulo da Disciplina(p.18-21)
Após a leitura dos respectivos textos os estudantes deverão identificar as ideias fundamentais dos principais estudiosos da Filosofia e da Sociologia e postar no Fórum
As principais ideias dos estudiosos da Filosofia:
- Florestan Fernandes: Defendia a ideia de que a educação poderia oferecer situações que contribuiriam na construção de uma  realidade mais justa  e democrática; e afirmava que a escola, de modo em que estava organizada, serviria para convencer a sociedade e não para transformar a realidade.
- Anísio Teixeira: Pensou sobre a questão educacional brasileira, e propôs mudanças no sistema de ensino publico nacional.
- Émile Durkheim: Para ele “a sociologia é o estudo dos fatos sociais”. Ele afirma que os fatos sociais são o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social e que, embora sejam exteriores, eles são introjetados pelo individuo e exercem sobre ele um poder coercitivo.
- Augusto Comte: Tinha como finalidade tudo que é positivo, ou seja, o real, o útil, o certo, o preciso, o relativo, o orgânico e o simpático.
As principais ideias dos estudiosos da Sociologia:
- Platão: Defendia que as ideias formavam o foco, o conhecimento intelectual. Para ele, temos em nós duas partes: Um copo corruptível e uma alma imortal.
- Aristóteles: Quem desenvolveu a logica dutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento cientifico.
- Pitágoras: Desenvolveu seus pensamentos defendendo a ideia de que tudo preexiste a alma, já que esta é imortal.
- Max: Descobriu que temos a ilusão de que pesamos e agimos por nossa própria vontade, de forma livre e racional, de acordo com nosso entendimento e nossa liberdade, quando, na verdade, descobrimos um papel invisível que nos obriga a pensar como pensamos e agir como agimos, é a ideologia.
- Rousseau: Afirma que o ser humano já nasce bom e puro. Se o dever parece ser imposto por um poder externo (no caso, uma imposição de Deus aos seres humanos) é por que a sociedade perverteu a bondade natural do individuo, tornando-o egoísta, mentiroso e destrutivo.
- Freud: Descobriu que os seres humanos tem a ilusão de que o que pensam, fazem, sentem e desejam estariam sob controle de nossas consciência, quando, na verdade, desconhecemos uma força invisível (que atua sobre nossa consciência sem quem ela saiba), um poder que domina e controla nossa vida consciente e inconsciente.
- Kant: Para ele não existe bondade natural, o ser humano é por natureza, egoísta, ambicioso, destrutivo, cruel e é justamente por isso que o dever é tão necessário para que o individuo se torne um ser moral.

Outros materiais