Buscar

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE INCÊNDIO A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE INCÊNDIO
Atividade 3
Dentro de unidades de habitação um dos usos principais da energia elétrica é na conversão em luz. Para acionamento dos pontos de luz são utilizados interruptores. Quando desejamos ligar um ponto de luz apenas de um local na casa utilizamos o interruptor comum. Porém, quando é desejado acionar o ponto de luz de mais de um local da casa uma das soluções é utilizar interruptores paralelos ou até mesmo intermediários dependendo da quantidade de locais desejados para acionar um mesmo ponto de luz.
Sendo assim, explique os tipos de interruptores e seu modo de operação (do simples até o paralelo) e a partir desses tipos de ligação utilizada analise e descreva o funcionamento e a ligação de um sistema de interruptor onde são utilizados 2 interruptores paralelos e 1 interruptor intermediário para o acionamento de um ponto de luz.
 
Figura 1: Imagem Diagrama Multifilar de 2 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que acionam uma lâmpada.
Fonte: Elaborada pelo autor.
Figura 2: Imagem Diagrama unifilar de 2 interruptores paralelos e 1 interruptor simples que acionam uma lâmpada.
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Vermelha: Interruptor paralelo;
Amarela: Interruptor intermediário, e;
Verde: Interruptor paralelo.
Figura 3: Cores das teclas para melhor entendimento.
Fonte: Patrick Noonan / 123RF.
Resolução
O interruptor simples, entre todos os tipos de interruptores é o que possui o tipo de ligação interna mais simplificada, por isso o nome interruptor simples. Como interruptor simples é possível acionar uma única lâmpada ou conjunto de lâmpadas em paralelo (limitado à corrente máxima do interruptor e cabos), este tipo de interruptor contém apenas uma seção, onde no esquema de ligação, se conecta o neutro (N) em um dos polos da soquete da lâmpada e o fase (F) passando pelo interruptor simples e ligando o outro polo do soquete. O interruptor paralelo é usado para acionar um ponto de iluminação a partir de dois lugares distintos, ou seja, é necessário usar dois interruptores paralelos neste tipo de ligação. Neste esquema de ligação, se conecta o neutro (N) em um dos polos da soquete da lâmpada e o fase (F) é conectado no polo central do interruptor paralelo em umas das extremidades e o cabo de retorno de fase se conecta ao polo central do outro interruptor paralelo. Para este esquema de ligação, pode-se utilizar os interruptores intermediários entre os interruptores paralelos conectando os polos das extremidades dos paralelos à os polos dos interruptores paralelos, ampliando a extensão da linha de retorno (F) para a lâmpada. Indicado para grandes ambientes que necessitam de diversos pontos de acionamento para uma mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas, comumente utilizado em escadas e corredores por exemplo. Em um circuito com interruptores paralelos e intermediários, o acionamento deliga e desliga pode ser feito em qualquer um dos pontos

Continue navegando