Buscar

FACILITANDO O PORTUGUÊS- PRONOME ADJETIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACILITANDO O PORTUGUÊS
PRONOME ADJETIVO
Desvendando a Magia dos Pronomes Adjetivos
Pronomes adjetivos são como os pintores da língua. Eles pegam o pincel da descrição e pintam os substantivos com cores e características, tornando o discurso mais rico e expressivo. Assim como os substantivos que modificam, pronomes adjetivos variam em gênero, número e pessoa, embelezando nossas frases com detalhes vívidos. Vamos explorar o reino dos pronomes adjetivos.
Exemplos de Pronomes Adjetivos:
· Oração com pronome adjetivo: "Minha prima chega hoje da Europa." (O pronome adjetivo "minha" determina o substantivo comum "prima".)
· Oração com pronome adjetivo: "Suas dúvidas serão respondidas pela professora." (O pronome adjetivo "suas" determina o substantivo comum "dúvidas".)
· Oração com pronome adjetivo: "Aqueles estudantes passaram no exame com distinção." (O pronome adjetivo "aqueles" determina o substantivo comum "estudantes".)
· Oração com pronome adjetivo: "Este livro é muitíssimo bom." (O pronome adjetivo "este" determina o substantivo comum "livro".)
Classificação dos Pronomes Adjetivos:
A classificação como pronome adjetivo não exclui outras classificações, como pronomes possessivos ou demonstrativos.
· Pronomes possessivos: "Aquela caneta é azul." (O pronome possessivo "aquela" determina o substantivo comum "caneta".)
· Pronomes demonstrativos: "Este carro é rápido." (O pronome demonstrativo "este" determina o substantivo comum "carro".)
Pronomes Adjetivos vs. Pronomes Substantivos:
Pronomes adjetivos e pronomes substantivos têm funções distintas. Enquanto os pronomes adjetivos acompanham os substantivos nas frases, os pronomes substantivos assumem o lugar dos substantivos, economizando palavras.
· Uso de pronomes substantivos: "Luana fala francês." (O pronome substantivo "ela" substitui o substantivo próprio "Luana".)
Conclusão:
Os pronomes adjetivos são os artistas das palavras, dando vida e cor aos substantivos. Eles são fundamentais para a expressão rica e detalhada. Dominar o uso de pronomes adjetivos é essencial para tornar sua linguagem mais vibrante. Portanto, não subestime o poder de uma boa descrição, com os pronomes adjetivos como seus aliados.

Continue navegando