Logo Passei Direto
Buscar

Plano de Aula da Disciplina Eletivas 2023

Plano de eletiva: Turismo de Aventura. Ementa define turismo, ecoturismo e turismo de aventura; objetivos para alunos do 8º e 9º; metodologias ativas (gamificação); justificativa sobre valorização local; eixos temáticos selecionados; avaliação contínua; culminância em exposição; cronograma 1º bimestre.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Plano de Eletiva
	Nome da Eletiva: TURISMO DE AVENTURA
	Professor: CAMILA DE SOUZA CAETANO
	Ementa: O Turismo é um fenômeno socioeconômico que consiste no deslocamento temporário e voluntário de um ou mais indivíduos que, por fatores que envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para outro local, gerando novas relações. O Ecoturismo e o Turismo de Aventura, especificamente, são segmentos de atividade turística de caráter recreativo e sustentável e que promovem o cuidado ambiental e a preservação do patrimônio natural e cultural. Levando em consideração essas informações, a disciplina eletiva Turismo de Aventura tem o objetivo de promover aos alunos do 8º e do 9º do Ensino Fundamental II conhecimentos conceituais, os esportes praticados nesses locais e, principalmente, atividades voltadas ao turismo. Por meio de diversas situações e experiências, simuladas e reais, o aluno poderá aperfeiçoar o olhar crítico, o senso de preservação e sentir-se pertencente à cidade/região. Além disso, a disciplina tem a finalidade de promover a compreensão da diversidade da cadeia produtiva do Turismo e dos Esportes Radicais. Com uma metodologia de ensino ativa, a disciplina Turismo de Aventura visa um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e prazeroso baseado na ideia de gamificação, isto é, a partir de desafios, jornadas e conquistas de etapas. 
	Justificativa:
O Turismo dialoga com todas as áreas do conhecimento. O mundo do trabalho passa por extensas e profundas transformações com os avanços tecnológicos e seus impactos nos diversos setores da economia. Com o crescimento da movimentação turística no Brasil e, consequentemente, no Estado de São Paulo, tem-se a preocupação em garantir o conhecimento e a valorização da identidade local dos municípios com potencial ou destinos turísticos consolidados, buscando a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, bem como fatores de desenvolvimento socioeconômico das localidades. Diante disso, é essencial sensibilizar e preparar os alunos para práticas turísticas responsáveis, além de sensibilizá-los sobre a importância de conhecer e valorizar a identidade local da cidade, buscar soluções para o seu desenvolvimento e fortalecimento como cidade turística, no âmbito da economia verde, solidária e criativa.
	Objetivos: 
O principal objetivo do turismo de aventura é tirar o viajante da sua zona de conforto e promover experiências naturais, culturais e físicas. É uma ótima chance de testar seus limites e curtir um tempo na natureza. Essa modalidade do turismo está dividida em outras categorias.
· Promover conhecimentos e habilidades de atividades turísticas. 
· Reconhecer a importância do turismo como fonte de renda e desenvolvimento local. 
· Desenvolver estratégias de utilização sustentável do patrimônio natural e cultural. 
· Contribuir para a conscientização da conservação dos recursos naturais.
· Conhecer os vários Esportes Radicais, suas características e desafios. 
	Eixos temáticos – Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva
	
	
Investigação Científica
	
	x
Processos Criativos
	
	x
Mediação e intervenção sociocultural
	
	
Empreendedorismo
	Culminância: 
A culminância da disciplina Eletivas será realizada através da exposição dos trabalhos realizados durante o semestre.  
	Avaliação:  
A avaliação será contínua, mediante observação, considerando o processo, ou seja, na apresentação de culminância do projeto. Serão avaliadas nos estudantes a participação, envolvimento, comprometimento, responsabilidade, organização, interação, compromisso com a leitura, a escrita, a interpretação, a resolução de problemas. 
	Cronograma semestral:
1º Bimestre
03/03- Feirão das Eletivas
10/03- Conversa com os alunos para checagem de conhecimentos prévios, experiências ligadas ao turismo, com enfoque no Ecoturismo e no Turismo de Aventura, e expectativas em relação à disciplina, apresentar o planejamento e o cronograma do curso, as atividades, o processo avaliativo a partir da experiência gamificada e a culminância.
17/03- Apresentar conceitos, características e exemplos dos dois segmentos turísticos que serão trabalhados na disciplina: Turismo de Natureza e Turismo de Aventura. Apresentar através de sites, imagens e vídeos cidades turísticas do Brasil, estimulando um olhar comparativo entre os destinos e analisar características em comum e diferentes entre esses lugares (formações físicas, biológicas e geológicas, atividades turísticas etc.).
24/03- Turismo Responsável: Como ser um bom turista.
Preservação e respeito pela cidade, importância do Turismo para o município e para a região.
31/03- O assunto da aula dessa semana é sobre Bagagem: Como organizar, o que devo ou não levar. No aeroporto, os cuidados que devemos ter com as malas.
Documentações necessárias para viajar.
14/04- Separados em grupos, os alunos irão escolher uma prática de aventura e uma cidade turística específica dessa prática para fazer um vídeo demonstrativo para apresentar na culminância.
	Cronograma semestral:
2º Bimestre
28/04- Continuação do trabalho.
05/05- Filme: 127 horas
12/05- Continuação do filme. Produção do resumo do filme e apresentação.
19/05- Faremos uma pesquisa em grupo sobre uma cidade turística do Brasil que eles gostariam de visitar. Os alunos produziram cartazes.
26/05- Apresentação das pesquisas e cartazes e socialização.
02/06- Gamificação Wordwall- Conscientização espacial e cuidados ambientais.
https://wordwall.net/pt-br/community/turismo-de-aventura
09/06-Feriado- Ponto Facultativo.
16/06- Finalização dos vídeos, produção de fotos para o produto final da nossa eletiva que apresentaremos na Culminância.
23/06- Preparação (organizando cartazes e os vídeos) para a Culminância semestral para a apresentação dos trabalhos realizados durante o semestre.
30/06- Devolutiva do trabalho desenvolvido ao longo do semestre com pontos positivos e negativos apresentados ao longo do semestre.

Mais conteúdos dessa disciplina