Buscar

Estudo Pratico - Psicologia

Prévia do material em texto

Estudo Pratico - Psicologia
1-De base dialética, as teorias representadas por autores como Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Wallon (1879-1962), teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
A principal contribuição dessas teorias à educação está na possibilidade de visualizar o sujeito na sua totalidade, compreendendo-o nos processos subjacentes a interação sujeito-objeto, em que a escola tem o papel de desenvolver o pensamento/capacidade de analisar do aluno.
 Disponível em: http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/fundamentos-psicologicos-da-educacao-livro/livro/livro.chunked/ch02s03.html. Acesso em: 10 mar 2020.
Após a leitura do trecho, e com base nos estudos do nosso componente curricular, explique o que é o conceito de mediação para Piaget, Vygotsky 
e Wallon:
- Segundo Piaget, mediação é a própria ação da criança, primeiro física e depois mental;
- Para Vygotsky, medicação é a cultura que faz a mediação;
- De acordo com Wallon, mediação são as emoções as responsáveis pela mediação.
2-João é um adolescente cego, que cursa o 9.º ano do ensino fundamental. Ele é bastante participativo em todas as disciplinas e também é bem integrado a sua turma. Uma das suas disciplinas favoritas é a Educação Física. Durante as aulas, o professor usa diferentes estratégias para permitir que ele participe das atividades. Em uma das aulas, o professor propõe atividades de alongamento. Insere os alunos em círculo e começa a demonstrar aos alunos os movimentos: mover o pescoço para a direita e para a esquerda, erguer os braços etc. Pensando na atividade proposta pelo professor e tendo em vista seus conhecimentos, com base nas ideias do psicólogo russo Vigotski, cite alguma estratégia que o professor poderia utilizar para que João pudesse participar da aula.
O uso da oralidade: o professor, além de demonstrar, pode ir explicando oralmente aos alunos os movimentos. A justificativa para isso, com base em Vigotski, é que o autor defende a ideia de que todos os indivíduos podem aprender e se desenvolver, desde que o meio social ofereça as condições adequadas. 
2-Uma criança, sexo masculino, com 04 anos de idade acaba de ingressar na educação infantil. Sua professora observa que ele ainda não fala, mas compreende tudo o que lhe é dito. Faz muitos gestos indicativos para se comunicar. A professora procura a família para saber mais sobre a criança e se depara com a seguinte situação: o garoto é filho único, seus pais trabalham o dia todo e, até o dia que ingressou na educação infantil, ele passava a maior parte do tempo com a avó, que é analfabeta. A avó o mantinha em um cercadinho e dava atenção a ele apenas para os cuidados básicos: alimentação e higiene. 
Tendo em vista que o desenvolvimento é um processo que depende das condições sócio-históricas e culturais, como a professora pode compreender as possibilidades de desenvolvimento desse garoto?
 Perceber que as dificuldades da criança podem ir além da questão biológica, assim parece que faltava à criança, condições sociais de desenvolvimento – deste modo, a professora pode compreender o garoto como alguém que tem possibilidades de aprender e se desenvolver e a escola terá um papel preponderante para investir nos aspecto interacionais, oferecendo à criança oportunidades que ela ainda não teve em função das condições em que vivia com a avó.
3-Maria, aluna com deficiência intelectual, frequenta o sexto ano do Ensino Fundamental. Seus professores procuram formas de inseri-la em todas as atividades da sala de aula e também estão sempre atentos aos seus comportamentos: observam se ela está feliz, triste, motivada ou não. Os professores compreendem que para Maria aprender não basta ela ter um bom desenvolvimento cognitivo. 
Faça uma análise da situação, considerando: 
1. o papel da afetividade no desenvolvimento da aluna; 
2. as possibilidades de inserir Maria nas atividades de sala de aula.
A relação entre aprendizagem, educação e psicanálise. Na teoria psicanalítica, o afeto tem um papel importante no desenvolvimento humano. Deste modo, a questão afetiva perpassa a relação professor x aluno. O aluno precisa encontrar no professor, o apoio necessário para ter motivação para aprender. Tendo isto em vista, para inserir Maria nas atividades escolares, os professores precisam propor atividades que sejam significativas e motivadoras para ela, precisam conhecer sua história de vida, suas preferências e respeitar a sua individualidade.
4- Dentro do ambiente escolar, o professor é o adulto mais próximo da criança, servindo muitas vezes como referência. É importante que esse profissional entenda o quanto sua figura tem significado no desenvolvimento do aluno, não só nas questões escolares e educacionais, mas também como facilitador do seu crescimento como pessoa.
Tendo isso em mente, cite atitudes que o docente deve desenvolver, considerando seu papel na vida dos seus alunos. Para enriquecer sua resposta, complete com exemplos das atitudes que você adotaria.
- Identificar problemas (por ex, de saúde) que possam estar influenciando no desenvolvimento da criança e, consequentemente, em seu rendimento escolar;
- Ter êxito na busca de soluções para os problemas encontrados, uma vez que deve tomar conhecimento de aspectos desconhecidos sobre seu aluno;
- Não fazer comparações entre os estudantes, já que cada criança tem um ritmo próprio de amadurecimento e suas descobertas são individuais;
- Nunca ressaltar as dificuldades do aluno diante dos colegas para agravar, por ex, sentimentos de inferioridade ou frustração;
- Corrigir o aluno individualmente, para que não fique exposto;
-  Mostrar paciência com o aluno;
• Auxiliar sempre que a criança que não conseguir superar sua dificuldade.
O importante é perceber que o docente deve ser sempre motivador, estimulador e parceiro do aluno nos processos de ensino e aprendizagem.

Continue navegando