Buscar

CÉLULA texto com contéudo e desenho


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÉLULA
A célula funciona como um verdadeiro organismo vivo: respira, alimenta-se, cresce, reproduz-se e morre.
	PARTES DA CÉLULA
	Se observarmos uma célula animal ao microscópio, que aumenta muitas vezes, vamos ver que ela é constituída de três partes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
	Membrana plasmática: é uma película que envolve e protege a célula. Se compararmos a célula a uma semente, sua casquinha seria a membrana. A membrana plasmática é semipermeável, ou seja, pode ser atravessada por algumas substâncias. Ela regula a entrada de substâncias para o interior da célula e a saída daquelas que não são necessárias. Através da membrana, a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias tóxicas.
	Uma função da membrana plasmática é chamada permeabilidade seletiva, em que a membrana seleciona as substâncias que devem entrar ou sair da célula. Existem substâncias que passam livremente através da membrana, como a água e o oxigênio.
	As substâncias são transportadas pela membrana através de vários processos entre os quais a difusão e o transporte ativo.
	Na difusão, o material se propaga através de um meio, como acontece quando se coloca sal na água – a água fica salgada mesmo que não se tenha mexido a mistura.
	No transporte ativo, o transporte é feito por um mecanismo elétrico de grande complexidade.
	Citoplasma: é a parte intermediária da célula. O citoplasma é formado por uma substância gelatinosa chamada hialoplasma. Várias estruturas encontram-se flutuando nesse líquido. São as organelas, responsáveis pela realização de importantes atividades para a célula. Entre as organelas, temos:
a) Mitocôndrias: sua função é realizar a respiração celular, com a produção da energia necessária às funções celulares.
b) Retículo endoplasmático: são canais que transportam substâncias nutritivas através do citoplasma.
c) Complexo de Golgi: são minúsculas vesículas redondas onde são armazenadas e depois eliminadas as secreções, isto é, as substâncias produzidas pela célula.
d) Centríolos: são pequenos bastões que participam da divisão da célula.
e) Lisossomos: sua função é promover a digestão celular.
Núcleo: é um corpúsculo geralmente arredondado, que fica na parte central da célula. O núcleo é envolvido por uma membrana chamada carioteca, que envolve o suco nuclear, onde existem filamentos que formam a rede de cromatina, facilmente corável.
A cromatina forma os cromossomos, nos quais estão localizados os genes. Os genes contêm informações genéticas, ou seja, informações que são transmitidas de geração (de pai para filho). Essas informações coordenam tanto o funcionamento geral das células como também o aspecto final do ser. Isso quer dizer que os genes controlam a cor de nossos olhos, de nossos cabelos, a nossa altura, a forma de nosso nariz e todas as outras características de nosso corpo.

Mais conteúdos dessa disciplina