Buscar

Planejamento e organização de eventos no futebol e no futsal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento e organização de eventos no futebol e no futsal
A prática do futebol e do futsal no contexto escolar é marcada pelo prazer e pela alegria de participação dos alunos. Esses dois esportes são sempre solicitados e esperados para serem praticados durante as aulas. Nesse sentido, ao organizar um evento escolar que propicie uma prática prazerosa desvinculada de objetivos competitivos, é importante que os alunos tenham consciência e envolvimento no processo organizacional. Dessa forma, o evento ganha maior significado, pois é algo que foi construído e realizado com base nos desejos e interesses dos próprios alunos.
Contudo, um processo que dê mais liberdade e inserção dos alunos nas decisões também se torna mais complexo, pois as decisões serão tomadas de forma coletiva fazendo com que os encaminhamentos sejam de responsabilidade de todos. Geralmente, na escola, esse tipo de evento é proporcionado aos alunos dos anos finais dos ensinos fundamental e médio, mas é importante lembrar que com menos complexidade os alunos mais novos também podem ser desafiados a se envolverem nessa estratégia de ensino.
Com base nessa proposição, se coloque no papel de um professor de uma escola  que irá propor para uma turma do nono ano do Ensino Fundamental a organização de um evento de futsal. A turma, que é composta por 28 alunos (16 meninas e 12 meninos) deverá ter participação efetiva em todos as fases de organização, realização e avaliação do evento. Como motivação para a participação dos alunos, o evento será realizado em um dia da semana  nos dois últimos períodos de aula (90 minutos).  
Assim, elenque as ações que serão propostas aos alunos a cada etapa da realização do evento. Lembre que você deve sempre estar apto a mediar o processo. 
Padrão de resposta esperado
Etapa de planejamento
Dividir os alunos em comissões
- Comissão do regulamento: esses alunos deverão, conforme conversa com os demais, definir como o evento será organizado: número de equipes, tempo dos jogos, inscrição das equipes e montagem da tabela.
- Comissão de inscrição, estrutura física e materiais: esses alunos irão receber as inscrições das equipes e serão os responsáveis por organizar os materiais no dia dos jogos.
- Comissão de realização: nessa comissão, também estarão os alunos que, por ventura, não possam participar na prática nos dias dos jogos.  Assim, eles serão os marcadores de pontos, juízes e responsáveis pela organização geral no dia do evento.
Etapa de realização
No dia do evento, a comissão de organização deverá:
- Controlar o tempo dos jogos, chamar as equipes para participar, anotar os resultados.
- Os demais alunos estarão participando dos jogos, mas devem saber que se forem chamados para outras atividades devem estar preparados.
Etapa de avaliação
Em um próximo dia de aula, o professor deverá coletivamente avaliar os seguintes itens:
- Participação efetiva de todos nas comissões.
- Participação efetiva de todos durante os jogos.
- Motivação dos alunos.
- Tempo de realização dos jogos.
- Distribuição dos alunos nas equipes.
1. 
Entre os  eventos esportivos, há características específicas que definem o tipo de evento. Conforme motivo de interesse dos participantes, os eventos podem ter característica competitiva ou de participação. Nos festivais que envolvem as modalidades de futebol e futsal, o objetivo prioritário é a participação efetiva de todos e o caráter lúdico e divertido devem conduzir a realização do evento.
Nesse sentido, indique a seguir outros aspectos que caracterizam o evento esportivo tipo festival.​​​​​​​
A. 
Há disputa entre as equipes; as regras podem ser adaptadas; o tempo e os locais de jogos podem ser ajustados conforme o número de equipes e o tempo do evento.
Além do caráter de participação, os eventos desportivos festivais são marcados pela liberdade dos organizadores em criar estratégias para motivar e priorizar a participação de todos, sendo a adaptação de regras, locais e tempos de jogos. Ainda assim, mesmo sendo um evento que prime pela participação, há sempre disputas entre as equipes sem a necessidade de se estabelecer um campeão.
2. 
O futebol e o futsal são modalidades esportivas popularizadas, fato que motiva a participação em atividades/jogos dessas modalidades nos eventos esportivos. Em contextos escolares e nos momentos de lazer, a dimensão prática dos eventos que envolvem as modalidades é sempre muito significativa. Contudo, também é possível ofertar atividades/ações que priorizem as dimensões atitudinais e conceituais dos esportes.
Indique qual o tipo de evento que tem por característica a realização de ações que objetivem as dimensões atitudinais, procedimentais e conceituais.
B. 
​​​​​​​Gincana.
O tipo de evento que prioriza nas ações ofertadas o trabalho nas três dimensões do futebol e do futsal é a gincana, os demais tipos de evento prioritariamente trabalham com a dimensão procedimental.
3. 
As etapas que compõem o planejamento e a organização de um evento esportivo são distintas mas assumem uma relação direta entre si. Para cada etapa há singularidades e tarefas que são específicas, mas que impactam diretamente na execução do evento.
Aponte entre as afirmações a seguir a etapa que delimita e contextualiza a montagem do evento a partir de evidências que emergem de diferentes questionamentos.​​​​​​​
C. 
Ideia e concepção.​​​​​​​
A etapa do evento que é marcada por responder diferentes questionamentos sobre a ideia do evento é a etapa de ideia e concepção. Nessa etapa, as repostas irão delineando as possibilidades reais para que o evento seja concretizado. Em todas as outras, as ações já têm por foco a realização de tarefas que de certa forma são definidas na fase inicial da organização de evento, quando a ideia do que se quer fazer é materializada.
4. 
O número de equipes envolvidas e o tempo de realização de um evento competitivo de futebol e futsal são aspectos importantes a serem considerados quando da definição da forma de disputas de um evento. Dentre as diferentes possibilidades, há aquelas que garantem uma maior participação das equipes, pois jogam mais vezes, e há outras que sinalizam exclusão imediata dos competidores.
Aponte a afirmativa que apresente as principais características da forma de rodízio ou turno.
D. 
Todas as equipes jogam entre si; é preciso que o campeonato seja executado num período maior de tempo; é preciso definir pontuação para os resultados dos jogos.
Num campeonato que é organizado pela forma de classificação de turno ou rodízio, em chave única, é prioritário que todas as equipes joguem entre si, fato que tem por exigência um tempo maior para a realização dos jogos. Ainda assim, nesse tipo de disputa o empate, a vitória e a derrota são pontudas por pontos que são definidos no regulamento. E sempre os vencedores ou os classificados para as próximas etapas do evento são aqueles que garantem o maior número de pontos depois de todos os jogos realizados.
5. 
Nos eventos esportivos de futebol e futsal, há algumas ações que são específicas da modalidade e que devem ser providenciadas durante a realização do evento. Mesmo sendo demandas que serão executadas durante a realização dos jogos, elas devem  ser planejadas nas etapas anteriores.
Assim, aponte entre as afirmativas quais são as ações que terão prioridade de realização na etapa “evento/realização”.
E. 
​​​​​​Controle de resultados e faltas, controle de gandulas e secadores de quadra, controle de tempos de aquecimento e horários de jogos, controle da equipe de saúde e segurança.
As demandas que devem ser executadas durante a realização do evento são planejadas e organizadas anteriormente, mas devem ser controladas no momento em que estão sendo colocadas em prática. Dessa forma, durante os jogos, as equipes de segurança e saúde devem estar prontas e aptas, os resultados devem ser controlados e sistematizados, deve-se respeitar os horários de aquecimento e início do jogo, e ainda a tarefa de gandulas e secadores de quadra deve estar sendo feita com eficácia e sem prejudicar o andamento daspartidas.

Outros materiais