Buscar

Bioestatística Aplicada à Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bioestatística Aplicada à Saúde
1-Um aluno de um determinado curso de graduação coletou a altura de 20 adultos usuários de uma Unidade Básica de Saúde, como parte dos dados do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Ao analisar os dados, verificou que 13 indivíduos apresentaram altura entre 1,60 e 1,70 metros. A frequência relativa (%) de indivíduos com altura entre 1,60 e 1,70 metros foi de:
a.65%
b.45%
c.25%
d.35%
e.50%
2-Uma máquina de embalar medicamentos está calibrada para encher frascos de xarope com média de 200 ml de líquido. Considere que a quantidade de xarope introduzida nos frascos se encontra normalmente distribuída, apresentando desvio padrão de 15 ml. Qual a probabilidade de selecionar um frasco de um determinado lote embalado por esta máquina e este conter xarope entre 200 e 220 ml?
a.40,82%
b.59,2%
c.100%
d.9,18%
e.50%
3- Estudo feito por Morosini et al (2011) sobre o tempo de permanência na internação de uma amostra de idosos em hospitais conveniados ao SUS em Recife entre 1998 e 2005, apresentou os seguintes resultados:
1998 - 8,7 dias
1999 - 10,6 dias
2000 - 11,4 dias
2001 - 11,3 dias
2002 - 12,1 dias
2003 - 11,9 dias
2004 - 11,8 dias
2005 - 10,7 dias
Fonte: Morosini et al. Custo e tempo de permanência hospitalar de idosos residentes em Recife - PE. Geriatria & Gerontologia, v. 5, n. 2, p. 91-8, 2011.
Segundo os dados fornecidos, o desvio padrão e o coeficiente de variação de dias de internação entre 1998 e 2005 de idosos de Recife foram, respectivamente:
a.1,20 dias e 12%
b.1,09 dias e 50%
c.1,09 dias e 9,85%
d.1,20 dias e 1,09%
e.1,20 dias e 109%
4- Suponha que tenha sido feito um estudo com 55 crianças recém-nascidas para avaliar se há diferença de peso ao nascer (gramas) entre crianças que foram ou não expostas ao álcool durante a gestação, devido ao consumo da gestante. Foi aplicado o teste de médias T de student, com nível de significância de 5%. Após a realização do teste, a conclusão final é de aceitar a hipótese nula (Ho), portanto podemos afirmar que:
a.Não há como avaliar a associação segundo o teste realizado, o ideal seria realizar teste Qui Quadrado.
b.A média de peso ao nascer foi maior entre aquelas crianças que foram expostas ao álcool durante a gestação.
c.A média de peso ao nascer foi menor entre aquelas crianças que foram expostas ao álcool durante a gestação.
d.Não houve diferença de média de peso ao nascer entre aquelas crianças que foram expostas ao álcool durante a gestação.
e.A variabilidade de peso ao nascer entre crianças expostas ao álcool durante a gestação foi maior que as não expostas.
5-O objetivo de uma pesquisa entre obesos era relacionar o peso corporal (kg) com o consumo de cálcio (mg). O gráfico abaixo mostra a relação entre as duas variáveis.
Analisando o gráfico, podemos concluir que:
a.A média de peso foi de 75 kg, enquanto de consumo de cálcio igual a 600 mg.
b.A variabilidade do consumo de cálcio é maior que a variabilidade do peso.
c.Quanto menor o consumo de cálcio maior o peso.
d.Quanto maior o consumo de cálcio maior o peso.
e.Nâo há relação entre o consumo de cálcio e o peso.
6- Os gráficos são de extrema importância na visualização e interpretação de informações acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos. É um instrumento que possibilita apresentar dados de forma eficiente e atrativa ao leitor. Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação. Se um gráfico for selecionado de forma incorreta, pode ocorrer erros de interpretação. A escolha do tipo de gráfico depende do tipo de variável. Para uma variável qualitativa são indicados os seguintes gráficos:
a.Polígono de frequência e histograma.
b.Barras (ou colunas) e setores circulares (pizza).
c.Setores circulares (pizza) e histograma.
d.Polígono de frequência e setores circulares (pizza).
e.Barras (ou colunas) e histograma.
7- Suponha que você queira fazer uma pesquisa sobre o analfabetismo de mães de crianças menores de um ano e o fato de a criança já ter recebido todas as vacinas indicadas pelo Ministério da Saúde para a idade atual da criança. Após aprovação pelo comitê de ética, foi realizado o estudo em unidade básica de saúde de um determinado município, que apresentou os seguintes resultados:
A probabilidade de você sortear uma criança que não recebeu as vacinas de acordo com o calendário do Ministério da Saúde e que tem mãe analfabeta é:
a.7,6%
b.45,5%
c.22,8%
d31,6%
e.33,3%
8- Suponha que você trabalhe em um hospital e deseje realizar uma pesquisa sobre determinada patologia. Após aprovação pelo comitê de ética, você recebe todos os prontuários de pacientes atendidos no último ano com a patologia de interesse. Do total de 54 prontuários, 15 são do sexo masculino. Qual a probabilidade de sortear um prontuário e este ser do sexo feminino?
a.Não há probabilidade.
b.50%
c.100%
d.72,2%
e.27,7%
9- Um estudo teve como objetivo avaliar a relação do consumo de nutrientes e variáveis metabólicas entre adolescentes portadores de Diabetes Melito tipo 1. Observou-se que o coeficiente de Pearson entre consumo de carboidratos e colesterol total (CT) foi de 0,32, entre consumo de lipídeos e CT foi de 0,51 e entre consumo de proteínas e CT foi de 0,01. Pode-se concluir que:
a.Em todas as correlações, o consumo de macronutrientes esteve fortemente associado com o CT.
b.O CT não esteve associado ao consumo de nenhum dos nutrientes avaliados, pois em nenhuma análise o coeficiente de Pearson foi igual a um.
c.O consumo de proteínas foi o que menos se correlacionou com o CT.
d.Quanto maior o consumo de carboidratos, menor o CT.
e.Quanto maior o consumo de proteínas, menor o CT.
10-Em um determinado estudo com 25.000 indivíduos, observou-se que a média de ingestão de medicamento sólidos por ano foi de 10 g/ano/pessoa, com desvio padrão de 1,5 g/ano/pessoa. Dessa maneira, podemos concluir que a probabilidade de sortear um indivíduo desta população que tenha consumido, no último ano, mais de 10 g de medicamento sólido é de:
a.10%
b.25%
c.95%
d.75%
e.50%

Continue navegando