Buscar

AULA 7 - CASOS CLINICO VACINA


Prévia do material em texto

Aula 7 – Atividades de Vacinas da Criança
Pensando tanto na criança que chegará com esquema vacinal completo (que é aquela que seguirá o protocolo) como também crianças que não estão com a vacina em dia.
R: A vacina que previne a criança ou o adulto contra o sarampo é a tríplice viral (SCR). Essa vacina é a mesma utilizada em qualquer faixa etária.
Essa criança nunca tomou vacina contra o sarampo (tríplice), então o calendário de vacina do MS dá direito a uma criança de 3 anos que nunca foi vacina contra sarampo a tomar essa vacina, sendo 2 doses com intervalo de 30 dias entre elas.
Intervalo mínimo de vacina são de 30 dias. Então o intervalo mínimo que preciso esperar entre uma dose e outra são 30 dias. No calendário em uma criança que está seguindo corretamente, foi pensado na imunização da criança no 1 ano de vida, pensando na família, na mãe, e para evitar que a mãe venha todo mês rigorosamente na unidade, é feito a 1 dose com 1 ano e depois irá repetir a 2 dose com 15 meses. Mas nesse caso não é uma criança com calendário em dia, é uma criança com atraso vacinal que precisa dessa imunização o quanto antes. Logo, deve garantir a essa criança segurança na vacina que ela irá tomar garantindo o intervalo mínimo de 30 dias.
- Será feito uma dose hoje de SRC e a segunda dose daqui 30 dias. Se essa criança não vier com 30 dias e vier com 60 dias, pode ser feito a dose do mesmo jeito, não tem intervalo máximo, é necessário garantir apenas o intervalo mínimo. 
R: É necessário primeiramente saber a idade - Pedro tem 1 ano, precisa vacinas, e o João tem 9 meses, então também precisa vacinar. Além disso, essas duas crianças tomaram todas as vacinas no tempo certo. Hoje vieram tomar as vacinas dentro da sequencia/rotina. Só iremos administrar aquelas propostas para idade atual que eles precisam vacinar.
Pedro irá tomar: SRC, pneumocócica 10 e meningocócica C
João: Febre amarela.
R: Nesse caso só é necessário continuar seguindo o protocolo. As vacinas administradas em Ana seria VIP, penta, rota e pneumo 10 e agendar a vacina do próximo mês (meningo C).
R: É necessário ver primeiro o que está faltando. Até 4 meses estava tudo certo, e como não foram feitas as de 5 meses, serão feitas. Será feita a de 5 meses como meningocócica C, e a VIP e pentavalente (que são de 6 meses) - posso fazer as 3 no mesmo dia e com isso a criança fica com a carteira atualizada.
- Ela está completando 3 meses de vida, e a única vacina que tomou foi da hep B que foi na maternidade.
- Se não fizer a vacina do rotavirus hoje ela irá perder e não vai tomar mais, porque se fizer a BCG hoje e esperar 30 dias para fazer o rotavirus, a criança já estará com 4 meses, então não poderá fazer.
- A BCG o calendário da criança diz que pdoe ser feito ate 6 anos, 11 meses e 29 dias
R: Então hoje deve ser feito as vacinas de 2 meses para não perder a chance de perder o rotavirus, é feito a penta, a VIP, pneumo, rotavirus porque ela ainda está em idade de tomar, e além disso pode ser feita hoje a meningo C também. Faz 2 em uma perna, 2 na outra + a rotavirus. Depois de 30 dias faz as vacinas de 4 meses (penta, VIP, rotavirus e oneumo) e depois de mais 30 dias, quando a criança estiver com 5 meses pode ser feito a BCG em um braço e a meningo C em outra.
As vacinas até 3 meses estão completas. 
Obs: A rotavirus não pode ser administrada na bebe de 11 meses.
R: Hoje seria feito a BCG, VIP, penta e pneumo 10 que seriam as de 4 meses e mais a meningo C que é de 5 meses. 2 em uma perna, 2 em outra e uma no braço (que seria a BCG). Depois de 30 dias a criança irá fazer 1 ano, e com isso tem mais vacinas, e a criança ainda tem as de 6 meses e a febre amarela em atraso então depois desses 30 dias pode ser feito as de 6 meses (VIP e penta) + febre amarela. Depois de mais 30 dias (1 ano e 1 mês) tricplice viral, meningo – c e pneumo 10.
Obs: As vacinas atenuadas são BCG, SCR, febre amarela e rotavírus.
- Se o João marcos tem 5 anos, ele não toma pneumo 10, meningo-c, rotavirus e nem hep A
- A hepatite A só é oferecida pelo SUS para crianças até 
- Tirando essas 4 vacinas, todas as que estão no calendário de vacina do SUS da criança deverá ser feita.
R: Hoje tomaria BCG e a Hep B, que são as primeiras vacinas 
Depois de 30 dias, fazer as de 2 meses, mas sem a rota e a pneumo. Logo se faz a pentavalente e a VIP, também poderia colocar uma de vírus vivo, como por exemplo a da febre amarela (já que tem que tomar 2)
Depois de 30 dias, (de 3 meses não faz que é a meningite, por conta da idade), faz então a 2 dose da penta, 2 dose da VIP e pode dar a 2 dose da febre amarela e eliminar ela já, ou dar a 1 dose de tetra viral (o importante é dar apenas uma delas, já que são vírus vivos)
Depois de 30 dias faz a 3 dose da penta, 3 dose da VIP e a 1 dose da treta viral (se já foi dado febre amarela no caso). Posso dar a treta porque ele já tem idade para receber varicela, logo se faz a treta (tríplice mais varicela)
Depois de 30 dias faz a 2 dose da tetra viral e 1 dose da dtp 
Depois de 30 dias a 2 dose da dtp 
Reforço de tétano a cada 10 anos (dt)
E quando na idade da adolescência toma HPV e a meningo CDWY

Mais conteúdos dessa disciplina