Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1 - Saúde do Trabalhador

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com o desenvolvimento das máquinas, a produção em massa e o nascimento das fábricas, os processos de trabalho se desenvolveram em novas tecnologias, e a partir da Revolução Industrial algumas medidas foram sendo tomadas para o cuidado e proteção a saúde dos trabalhadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no mundo, analise as afirmativas a seguir: I. Em 1802, na Inglaterra foi aprovada uma das primeiras leis conhecidas sobre a regulamentação do trabalho, conhecida como “Lei de Peel”. II. A fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocorreu em 1919. III. A Segunda Guerra Mundial desdobrou no surgimento das Nações Unidas (ONU). IV. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a OIT garantem melhores condições de trabalho. Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
I e III.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.”
Considere o trecho citado e o conteúdo estudado sobre as Instituições responsáveis no âmbito da Saúde do Trabalhador no Brasil e analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) está inserida dentro do Conselho Nacional de Saúde. Porque: II. A partir dela, há ampliação da participação social nesta temática, tendo como finalidade articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no SUS. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) está inserida dentro do Conselho Nacional de Saúde.
II. A partir dela, há ampliação da participação social nesta temática, tendo como finalidade articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no SUS.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A Saúde do Trabalhador e a Saúde Ocupacional foram conceitos construídos historicamente, em paralelo ao desenvolvimento da sociedade, e principalmente com a evolução do mundo do trabalho. Os trabalhadores tiveram papel fundamental nessa construção, mas somente na década de 70 foram incluídos e reconhecidos legalmente nos processos de garantia de direitos à Saúde do Trabalhador, no Brasil. Neste processo histórico, a Revolução Industrial ocorrida entre os séculos XVIII e XIX foi um grande marco na garantia dos direitos a proteção a saúde aos trabalhadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o histórico do trabalhador no mundo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Medicina do Trabalho surgiu em 1830, durante a Revolução Industrial, com a inclusão de um médico dentro das fábricas. Porque: II. O trabalho excessivo e desumano que ocorria no momento da Revolução Industrial precisou ser repensado, tendo em vista as altas incidências de mortes e doenças relacionadas ao trabalho. A seguir assinale a alternativa correta:
I. A Medicina do Trabalho surgiu em 1830, durante a Revolução Industrial, com a inclusão de um médico dentro das fábricas.
II. O trabalho excessivo e desumano que ocorria no momento da Revolução Industrial precisou ser repensado, tendo em vista as altas incidências de mortes e doenças relacionadas ao trabalho.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo o parágrafo 3.º do artigo 6.º da Lei Orgânica de Saúde nº 8080/90, a Saúde do Trabalhador é definida como: “um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as instituições responsáveis no âmbito da saúde do trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) alternativa(s) falsa(s). I. As ações do SUS em Saúde do Trabalhador abrangem assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho. II. Cabe ao SUS ações de participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas. III. As ações de assistência ao trabalhador no SUS ocorrem para aqueles que possuem plano de saúde privado. IV. As ações de avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde ficam a cargo do Ministério da Educação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. As ações do SUS em Saúde do Trabalhador abrangem assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
II. Cabe ao SUS ações de participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
III. As ações de assistência ao trabalhador no SUS ocorrem para aqueles que possuem plano de saúde privado.
IV. As ações de avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde ficam a cargo do Ministério da Educação.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Leia o excerto a seguir: “O trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do(a) trabalhador(a) e de sua família. Além de gerar renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de quem trabalha, favorecendo a formação de redes sociais de apoio, importantes para a saúde. Assim, ele pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte dos(a) trabalhadores, aprofundar iniquidades e a vulnerabilidade das pessoas e das comunidades e produzir a degradação do ambiente.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) É a partir da evolução dos processos de trabalho que o homem passa a utilizar ferramentas mais tecnológicas de produção, que o fazem adoecer. II. ( ) Desde o início do desenvolvimento humano, o homem produzia grandes quantidades, e acumulava bens de consumo. III. ( ) O trabalho é fator determinante à saúde, sendo que a sua falta acarreta adoecimento e problemas socioeconômicos. IV. ( ) É considerada população ocupada toda a população que possui um trabalho com carteira assinada. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. É a partir da evolução dos processos de trabalho que o homem passa a utilizar ferramentas mais tecnológicas de produção, que o fazem adoecer.
II. Desde o início do desenvolvimento humano, o homem produzia grandes quantidades, e acumulava bens de consumo.
III. O trabalho é fator determinante à saúde, sendo que a sua falta acarreta adoecimento e problemas socioeconômicos.
IV. É considerada população ocupada toda a população que possui um trabalho com carteira assinada.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: “A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram [...] o documentário ‘Precisão’, que mostra a história de trabalhadores(as) resgatados(as) de condições análogas à escravidão. [...] Entre 2003 a 2018, as fiscalizações resgataram no Brasil mais de 45 mil trabalhadores e trabalhadoras em condições análogas à escravidão, segundo dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Desse total, cerca de 31% eram analfabetas; 39% tinham estudado só até o quinto ano; 15% tinham chegado até o Ensino Fundamental II; e 54% se declararam negras ou pardas.”
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, pode-se dizer que a educação e o ambiente de trabalho são:
Indicadores sociais de vida, que mostram as condições de saúde das pessoas.
Determinantes sociais da saúde, relacionados com as condições de vida e de trabalho.
Determinantes sociais de vida, que influenciam nas condições de trabalho das pessoas.
Determinantes sociais da saúde, que determinam os salários e as condições de trabalho.
Indicadores de saúde, relacionados com o bem estar e melhores salários.

Durante a década de 70 muitos movimentos importantes aconteceram no Brasil, e confluíram para o surgimento da Saúde do Trabalhador.
Considerando essas informações e conforme o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) alternativa(s) falsa(s). I. O Brasil era o país com maior número de acidentes de trabalho no mundo na década de 1970, o que impulsionou os movimentos sindicais, e o surgimento de medidas protetivas. II. Foi a partir dos movimentos ocorridos na década de 70 que surgiu a nova Constituição de 1988. III. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) surgiu junto com o SUS e a nova Constituinte de 1988. IV. As Conferências Nacionais de Saúde e de Saúde do Trabalhador da década de 1970 tiveram papel fundamental na elaboração de novas estratégias e políticas relacionadas à Saúde do Trabalhador. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.

O Ministério do trabalho e Emprego (MTE), criado em 1930, foi extinto em janeiro de 2019, e suas funções distribuídas entre os Ministérios da Cidadania, Economia e Justiça. Dentro do Ministério da Economia, há Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPRT), que é composto pelas Secretaria da Previdência (SPREV) e Secretaria do Trabalho (STRAB). Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre as Instituições Responsáveis no âmbito da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. As Normas Regulamentadoras (NRs) e Normas Regulamentadoras Rurais (NRRs) são as ferramentas mais importantes de trabalhado da STRAB.
II. A nível regional, as ações de fiscalização do trabalho são realizadas pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).
III. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia vinculada aos Conselhos de Saúde.
IV. A Comunicação de Acidente e Trabalho (CAT) é uma ferramenta de trabalho da STRAB.
I, II e III.
I, II e IV.
I e II.
I e IV.
II e III.

A construção histórica da garantia de direitos à proteção a Saúde do Trabalhador apresenta marcos importantes no Brasil e no Mundo. Algumas legislações são referenciais e ainda as utilizamos. Porém, novas Políticas vão mostrando maior especificidade as ações que precisam ser desenvolvidas, numa evolução constante dos conceitos que conhecemos. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise os acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que ocorreram durante a construção histórica da Saúde do Trabalhador no Brasil.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST).
( ) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
( ) Lei Orgânica de Saúde – SUS.
( ) Instituição das Normas Regulamentadoras (NRs).
3, 4, 2, 1.
2, 4, 1, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 3.
4, 3, 1, 2.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com o desenvolvimento das máquinas, a produção em massa e o nascimento das fábricas, os processos de trabalho se desenvolveram em novas tecnologias, e a partir da Revolução Industrial algumas medidas foram sendo tomadas para o cuidado e proteção a saúde dos trabalhadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no mundo, analise as afirmativas a seguir: I. Em 1802, na Inglaterra foi aprovada uma das primeiras leis conhecidas sobre a regulamentação do trabalho, conhecida como “Lei de Peel”. II. A fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocorreu em 1919. III. A Segunda Guerra Mundial desdobrou no surgimento das Nações Unidas (ONU). IV. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a OIT garantem melhores condições de trabalho. Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
I e III.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.”
Considere o trecho citado e o conteúdo estudado sobre as Instituições responsáveis no âmbito da Saúde do Trabalhador no Brasil e analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) está inserida dentro do Conselho Nacional de Saúde. Porque: II. A partir dela, há ampliação da participação social nesta temática, tendo como finalidade articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no SUS. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) está inserida dentro do Conselho Nacional de Saúde.
II. A partir dela, há ampliação da participação social nesta temática, tendo como finalidade articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no SUS.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A Saúde do Trabalhador e a Saúde Ocupacional foram conceitos construídos historicamente, em paralelo ao desenvolvimento da sociedade, e principalmente com a evolução do mundo do trabalho. Os trabalhadores tiveram papel fundamental nessa construção, mas somente na década de 70 foram incluídos e reconhecidos legalmente nos processos de garantia de direitos à Saúde do Trabalhador, no Brasil. Neste processo histórico, a Revolução Industrial ocorrida entre os séculos XVIII e XIX foi um grande marco na garantia dos direitos a proteção a saúde aos trabalhadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o histórico do trabalhador no mundo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A Medicina do Trabalho surgiu em 1830, durante a Revolução Industrial, com a inclusão de um médico dentro das fábricas. Porque: II. O trabalho excessivo e desumano que ocorria no momento da Revolução Industrial precisou ser repensado, tendo em vista as altas incidências de mortes e doenças relacionadas ao trabalho. A seguir assinale a alternativa correta:
I. A Medicina do Trabalho surgiu em 1830, durante a Revolução Industrial, com a inclusão de um médico dentro das fábricas.
II. O trabalho excessivo e desumano que ocorria no momento da Revolução Industrial precisou ser repensado, tendo em vista as altas incidências de mortes e doenças relacionadas ao trabalho.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo o parágrafo 3.º do artigo 6.º da Lei Orgânica de Saúde nº 8080/90, a Saúde do Trabalhador é definida como: “um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as instituições responsáveis no âmbito da saúde do trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) alternativa(s) falsa(s). I. As ações do SUS em Saúde do Trabalhador abrangem assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho. II. Cabe ao SUS ações de participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas. III. As ações de assistência ao trabalhador no SUS ocorrem para aqueles que possuem plano de saúde privado. IV. As ações de avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde ficam a cargo do Ministério da Educação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. As ações do SUS em Saúde do Trabalhador abrangem assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
II. Cabe ao SUS ações de participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
III. As ações de assistência ao trabalhador no SUS ocorrem para aqueles que possuem plano de saúde privado.
IV. As ações de avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde ficam a cargo do Ministério da Educação.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.

Leia o excerto a seguir: “O trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do(a) trabalhador(a) e de sua família. Além de gerar renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de quem trabalha, favorecendo a formação de redes sociais de apoio, importantes para a saúde. Assim, ele pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte dos(a) trabalhadores, aprofundar iniquidades e a vulnerabilidade das pessoas e das comunidades e produzir a degradação do ambiente.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) É a partir da evolução dos processos de trabalho que o homem passa a utilizar ferramentas mais tecnológicas de produção, que o fazem adoecer. II. ( ) Desde o início do desenvolvimento humano, o homem produzia grandes quantidades, e acumulava bens de consumo. III. ( ) O trabalho é fator determinante à saúde, sendo que a sua falta acarreta adoecimento e problemas socioeconômicos. IV. ( ) É considerada população ocupada toda a população que possui um trabalho com carteira assinada. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. É a partir da evolução dos processos de trabalho que o homem passa a utilizar ferramentas mais tecnológicas de produção, que o fazem adoecer.
II. Desde o início do desenvolvimento humano, o homem produzia grandes quantidades, e acumulava bens de consumo.
III. O trabalho é fator determinante à saúde, sendo que a sua falta acarreta adoecimento e problemas socioeconômicos.
IV. É considerada população ocupada toda a população que possui um trabalho com carteira assinada.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.

Leia o excerto a seguir: “A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram [...] o documentário ‘Precisão’, que mostra a história de trabalhadores(as) resgatados(as) de condições análogas à escravidão. [...] Entre 2003 a 2018, as fiscalizações resgataram no Brasil mais de 45 mil trabalhadores e trabalhadoras em condições análogas à escravidão, segundo dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Desse total, cerca de 31% eram analfabetas; 39% tinham estudado só até o quinto ano; 15% tinham chegado até o Ensino Fundamental II; e 54% se declararam negras ou pardas.”
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, pode-se dizer que a educação e o ambiente de trabalho são:
Indicadores sociais de vida, que mostram as condições de saúde das pessoas.
Determinantes sociais da saúde, relacionados com as condições de vida e de trabalho.
Determinantes sociais de vida, que influenciam nas condições de trabalho das pessoas.
Determinantes sociais da saúde, que determinam os salários e as condições de trabalho.
Indicadores de saúde, relacionados com o bem estar e melhores salários.

Durante a década de 70 muitos movimentos importantes aconteceram no Brasil, e confluíram para o surgimento da Saúde do Trabalhador.
Considerando essas informações e conforme o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) alternativa(s) falsa(s). I. O Brasil era o país com maior número de acidentes de trabalho no mundo na década de 1970, o que impulsionou os movimentos sindicais, e o surgimento de medidas protetivas. II. Foi a partir dos movimentos ocorridos na década de 70 que surgiu a nova Constituição de 1988. III. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) surgiu junto com o SUS e a nova Constituinte de 1988. IV. As Conferências Nacionais de Saúde e de Saúde do Trabalhador da década de 1970 tiveram papel fundamental na elaboração de novas estratégias e políticas relacionadas à Saúde do Trabalhador. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.

O Ministério do trabalho e Emprego (MTE), criado em 1930, foi extinto em janeiro de 2019, e suas funções distribuídas entre os Ministérios da Cidadania, Economia e Justiça. Dentro do Ministério da Economia, há Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPRT), que é composto pelas Secretaria da Previdência (SPREV) e Secretaria do Trabalho (STRAB). Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre as Instituições Responsáveis no âmbito da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. As Normas Regulamentadoras (NRs) e Normas Regulamentadoras Rurais (NRRs) são as ferramentas mais importantes de trabalhado da STRAB.
II. A nível regional, as ações de fiscalização do trabalho são realizadas pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).
III. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia vinculada aos Conselhos de Saúde.
IV. A Comunicação de Acidente e Trabalho (CAT) é uma ferramenta de trabalho da STRAB.
I, II e III.
I, II e IV.
I e II.
I e IV.
II e III.

A construção histórica da garantia de direitos à proteção a Saúde do Trabalhador apresenta marcos importantes no Brasil e no Mundo. Algumas legislações são referenciais e ainda as utilizamos. Porém, novas Políticas vão mostrando maior especificidade as ações que precisam ser desenvolvidas, numa evolução constante dos conceitos que conhecemos. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise os acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que ocorreram durante a construção histórica da Saúde do Trabalhador no Brasil.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST).
( ) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).
( ) Lei Orgânica de Saúde – SUS.
( ) Instituição das Normas Regulamentadoras (NRs).
3, 4, 2, 1.
2, 4, 1, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 3.
4, 3, 1, 2.

Prévia do material em texto

07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 1/10
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Com o desenvolvimento das máquinas, a produção em massa e o nascimento das fábricas, os processos de trabalho se 
desenvolveram em novas tecnologias, e a partir da Revolução Industrial algumas medidas foram sendo tomadas para o 
cuidado e proteção a saúde dos trabalhadores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no mundo, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. Em 1802, na Inglaterra foi aprovada uma das primeiras leis conhecidas sobre a regulamentação do trabalho, 
conhecida como “Lei de Peel”. 
II. A fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocorreu em 1919. 
III. A Segunda Guerra Mundial desdobrou no surgimento das Nações Unidas (ONU). 
IV. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a OIT garantem melhores condições de trabalho. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Resposta correta
Correta: 
I, II e III. 
III e IV. 
 II e III.
 I, III e IV. 
Nota final
Enviado em: 07/10/23 19:05 (AMT)
9/10
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 2/10
Ocultar opções de resposta 
I e III. 
Pergunta 2 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de 
Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, 
acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da 
população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão 
regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.” 
Fonte: BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/apresentacao-cns>. Acesso 
em: 22 de jul. 2020. 
Considere o trecho citado e o conteúdo estudado sobre as Instituições responsáveis no âmbito da Saúde do Trabalhador 
no Brasil e analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) está inserida dentro do Conselho 
Nacional de Saúde. 
Porque: 
II. A partir dela, há ampliação da participação social nesta temática, tendo como finalidade articular políticas e programas 
de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no SUS. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Resposta correta
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa correta da I.
http://conselho.saude.gov.br/apresentacao-cns
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 3/10
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 3 0 / 1
A Saúde do Trabalhador e a Saúde Ocupacional foram conceitos construídos historicamente, em paralelo ao 
desenvolvimento da sociedade, e principalmente com a evolução do mundo do trabalho. Os trabalhadores tiveram papel 
fundamental nessa construção, mas somente na década de 70 foram incluídos e reconhecidos legalmente nos 
processos de garantia de direitos à Saúde do Trabalhador, no Brasil. Neste processo histórico, a Revolução Industrial 
ocorrida entre os séculos XVIII e XIX foi um grande marco na garantia dos direitos a proteção a saúde aos 
trabalhadores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o histórico do trabalhador no mundo, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A Medicina do Trabalho surgiu em 1830, durante a Revolução Industrial, com a inclusão de um médico dentro das 
fábricas. 
Porque: 
II. O trabalho excessivo e desumano que ocorria no momento da Revolução Industrial precisou ser repensado, tendo em 
vista as altas incidências de mortes e doenças relacionadas ao trabalho. 
A seguir assinale a alternativa correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição 
falsa. 
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Pergunta 4 1 / 1
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 4/10
Ocultar opções de resposta 
Segundo o parágrafo 3.º do artigo 6.º da Lei Orgânica de Saúde nº 8080/90, a Saúde do Trabalhador é definida como: 
“um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à 
promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores 
submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.” 
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a 
promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá 
outras providências. Disponível em: 
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.080%2C%20DE%2019%20DE%20
SETEMBRO%20DE%201990.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20condi%C3%A7%C3%B5es%20para,correspon
dentes%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Art.>. Acesso em: 22 jul. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as instituições responsáveis no âmbito da saúde do 
trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) 
alternativa(s) falsa(s). 
I. As ações do SUS em Saúde do Trabalhador abrangem assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou 
portador de doença profissional e do trabalho. 
II. Cabe ao SUS ações de participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador 
nas instituições e empresas públicas e privadas. 
III. As ações de assistência ao trabalhador no SUS ocorrem para aqueles que possuem plano de saúde privado. 
IV. As ações de avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde ficam a cargo do Ministério da Educação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
F, V, F, V. 
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F. 
Resposta correta
Correta: 
V, V, V, F. 
Pergunta 5 1 / 1
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.080%2C%20DE%2019%20DE%20SETEMBRO%20DE%201990.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20condi%C3%A7%C3%B5es%20para,correspondentes%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Art.
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 5/10
Ocultar opções de resposta 
Os modelos de atenção à proteção a Saúde do Trabalhador, como a Saúde Ocupacional e a Medicina do Trabalho, 
apesar de terem evoluído com o tempo, coexistem no Brasil e no Mundo, sendo que muitas vezes são utilizados/ 
nomeados de forma incoerente. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre Conceito e Importância da Saúde Ocupacional e Saúde 
do Trabalhador, analise os conceitos a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Medicina do Trabalho. 
2) Saúde Ocupacional. 
3) Saúde do Trabalhador.4) Qualidade de vida do Trabalhador. 
( ) É composta por uma equipe multiprofissional com ênfase na higiene dos microambientes de trabalho e na 
epidemiologia tradicional, com base na concepção de saúde da teoria multicausal. 
( ) Fundamenta-se na concepção de saúde da teoria unicausal, priorizando a atuação de especialistas, principalmente o 
profissional médico. 
( ) Está fundamentada na teoria da determinação social do processo saúde-doença, ênfase na epidemiologia social e na 
determinação social da doença. 
( ) É o termo mais atual, mas seu uso é criticado por muitos autores, pois centraliza as atividades dentro do ambiente de 
trabalho. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
1, 3, 2, 4.
Resposta correta
Correta: 
2, 1, 3, 4.
3, 2, 4, 1.
1, 4, 3, 2.
4, 2, 1, 3.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o excerto a seguir: 
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 6/10
Ocultar opções de resposta 
“O trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do(a) trabalhador(a) e de sua família. Além de gerar 
renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de 
quem trabalha, favorecendo a formação de redes sociais de apoio, importantes para a saúde. Assim, ele pode ter um 
efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte dos(a) 
trabalhadores, aprofundar iniquidades e a vulnerabilidade das pessoas e das comunidades e produzir a degradação do 
ambiente.” 
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do 
trabalhador e da trabalhadora. Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível 
em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_trabalhadora.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) É a partir da evolução dos processos de trabalho que o homem passa a utilizar ferramentas mais tecnológicas de 
produção, que o fazem adoecer. 
II. ( ) Desde o início do desenvolvimento humano, o homem produzia grandes quantidades, e acumulava bens de 
consumo. 
III. ( ) O trabalho é fator determinante à saúde, sendo que a sua falta acarreta adoecimento e problemas 
socioeconômicos. 
IV. ( ) É considerada população ocupada toda a população que possui um trabalho com carteira assinada. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Resposta correta
Correta: 
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.
Pergunta 7 1 / 1
Leia o excerto a seguir. 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_trabalhadora.pdf
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 7/10
Ocultar opções de resposta 
“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram [...] o documentário 
‘Precisão’, que mostra a história de trabalhadores(as) resgatados(as) de condições análogas à escravidão. [...] Entre 
2003 a 2018, as fiscalizações resgataram no Brasil mais de 45 mil trabalhadores e trabalhadoras em condições análogas 
à escravidão, segundo dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Desse total, 
cerca de 31% eram analfabetas; 39% tinham estudado só até o quinto ano; 15% tinham chegado até o Ensino 
Fundamental II; e 54% se declararam negras ou pardas.” 
Fonte: BRASIL, Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/produzido-por-oit-e-mpt-documentario-
precisao-emociona-plateia-no-maranhao/>. Acesso em: 22 jul. 2020. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador, pode-se 
dizer que a educação e o ambiente de trabalho são: 
Indicadores sociais de vida, que mostram as condições de saúde das pessoas.
Resposta correta
Correta: 
Determinantes sociais da saúde, relacionados com as condições de 
vida e de trabalho.
Determinantes sociais de vida, que influenciam nas condições de trabalho das pessoas.
Determinantes sociais da saúde, que determinam os salários e as condições de trabalho.
Indicadores de saúde, relacionados com o bem estar e melhores salários. 
Pergunta 8 1 / 1
Leia o excerto a seguir: 
“O olhar retrospectivo observa que as reivindicações relativas à saúde no trabalho que assumiram maior relevância 
ganharam força no movimento sindical por meio das ações de massa, sobretudo as greves dos trabalhadores do setor 
automobilístico do ABC paulista.” 
Fonte: NETTO, G. F.; VILLARDI, J. W.; ALMEIDA, V. M. L. (org.). Saúde do Trabalhador: coleção saúde, ambiente e 
sustentabilidade. Série Fiocruz – documentos institucionais. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, v. 8, 2018, p. 17. 
Durante a década de 70 muitos movimentos importantes aconteceram no Brasil, e confluíram para o surgimento da 
Saúde do Trabalhador. Considerando essas informações e conforme o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde 
do Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F a(s) 
alternativa(s) falsa(s). 
https://nacoesunidas.org/produzido-por-oit-e-mpt-documentario-precisao-emociona-plateia-no-maranhao/
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 8/10
Ocultar opções de resposta 
I. O Brasil era o país com maior número de acidentes de trabalho no mundo na década de 1970, o que impulsionou os 
movimentos sindicais, e o surgimento de medidas protetivas. 
II. Foi a partir dos movimentos ocorridos na década de 70 que surgiu a nova Constituição de 1988. 
III. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) surgiu junto com o SUS e a nova 
Constituinte de 1988. 
IV. As Conferências Nacionais de Saúde e de Saúde do Trabalhador da década de 1970 tiveram papel fundamental na 
elaboração de novas estratégias e políticas relacionadas à Saúde do Trabalhador. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Resposta correta
Correta: 
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Pergunta 9 1 / 1
O Ministério do trabalho e Emprego (MTE), criado em 1930, foi extinto em janeiro de 2019, e suas funções distribuídas 
entre os Ministérios da Cidadania, Economia e Justiça. Dentro do Ministério da Economia, há Secretaria Especial da 
Previdência e Trabalho (SEPRT), que é composto pelas Secretaria da Previdência (SPREV) e Secretaria do Trabalho 
(STRAB). 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre as Instituições Responsáveis no âmbito da Saúde do 
Trabalhador no Brasil, analise as afirmativas a seguir: 
I. As Normas Regulamentadoras (NRs) e Normas Regulamentadoras Rurais (NRRs) são as ferramentas mais 
importantes de trabalhado da STRAB. 
II. A nível regional, as ações de fiscalização do trabalho são realizadas pelas Superintendências Regionais do Trabalho e 
Emprego (SRTE). 
III. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia vinculada aos Conselhos de Saúde. 
IV. A Comunicação de Acidente e Trabalho (CAT) é uma ferramenta de trabalho da STRAB. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedba… 9/10
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
I, II e III.
I, II e IV.
Resposta correta
Correta: 
I e II.
 I e IV.
II e III.
Pergunta 10 1 / 1
A construção histórica da garantia de direitos à proteção a Saúde do Trabalhador apresenta marcos importantes no 
Brasile no Mundo. Algumas legislações são referenciais e ainda as utilizamos. Porém, novas Políticas vão mostrando 
maior especificidade as ações que precisam ser desenvolvidas, numa evolução constante dos conceitos que 
conhecemos. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre o Histórico da Saúde do Trabalhador no Brasil, analise 
os acontecimentos a seguir e ordene-os de acordo com a sequência em que ocorreram durante a construção histórica 
da Saúde do Trabalhador no Brasil. 
( ) Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST). 
( ) Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). 
( ) Lei Orgânica de Saúde – SUS. 
( ) Instituição das Normas Regulamentadoras (NRs). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Correta: 
3, 4, 2, 1.
07/10/2023, 19:06 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_197406_1/grades/assessment/_9229745_1/overview/attempt/_29547581_1/review/inline-feedb… 10/10
Resposta correta
2, 4, 1, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 3.
4, 3, 1, 2.

Mais conteúdos dessa disciplina