Buscar

Física - Ondas, Eletricidade e Magnetismo - Atividade 1

Prévia do material em texto

Ondas Mecânicas
	ONDAS MECÂNICAS
	AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
	Agora que você analisou o comportamento de molas com e sem amortecimento, responda com base nos seus conhecimentos:
	1.     Descreva o comportamento de cada uma das molas.
	As molas podem ter comportamentos diferentes dependendo de sua configuração, incluindo se possuem ou não amortecimento. Vou descrever o comportamento típico de molas com e sem amortecimento:
	Molas sem Amortecimento (Molas Ideais): Seguem a lei de Hooke, esticando ou comprimindo de acordo com a força aplicada e retornam à posição de equilíbrio sem dissipação de energia.
	Molas com Amortecimento (Molas Amortecidas): Absorvem energia e reduzem gradualmente o movimento devido à resistência interna, evitando oscilações excessivas e dissipando parte da energia em forma de calor.
	2.     A partir da observação dos gráficos deslocamento x tempo, qual foi o tipo de oscilação observado em cada uma das molas?
	A partir da observação dos gráficos de deslocamento em relação ao tempo, é possível identificar o tipo de oscilação em cada uma das molas. Existem basicamente dois tipos principais de oscilações: oscilação harmônica simples e oscilação amortecida. Vou descrever como cada uma dessas oscilações se reflete em um gráfico deslocamento x tempo:
	Oscilação Harmônica Simples: No gráfico deslocamento x tempo, você verá uma curva senoidal (ou similar) que indica um movimento regular e periódico.
	Oscilação Amortecida: O gráfico deslocamento x tempo mostrará uma diminuição gradual do deslocamento com o tempo, indicando que o movimento está sendo gradualmente reduzido devido à dissipação de energia.
Oscilações em Mola
	OSCILAÇÕES EM MOLA
	AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
	1.     Anote na tabela 1 os valores para as posições da sonda referente aos mínimos de intensidade encontrados na frequência ajustada. A unidade de distância apresentada pela caixa “Posição da sonda” é o centímetro, converta os valores medidos para metro antes de anotá-los na tabela. Considerando A0 (zero) como a extremidade do tubo ressonante.
	Frequência (Hz)	Medidas (m)
		A0 –> A1	A1 –> A2	A2 –> A3	A3 –> A4
	368
	122
	614
	858
	Tabela 1 – Dados experimentais
	O tubo ressonante utilizado no experimento apresenta uma extremidade fechada (associada ao gerador de onda sonora) e outra aberta, onde a sonda se posiciona inicialmente.
	2.     Utilize os valores da tabela 1 para preencher a tabela 2 com o comprimento de onda médio.
	Frequência (Hz)	Medidas (m)
		λ01	λ12	λ23	λ34	λmédio
	368
	123
	614
	858
	Tabela 2 – Dados experimentais
	3.     Qual a velocidade do som encontrada para este ensaio?
	4.     A velocidade do som apresentou valores diferentes para os diversos valores de frequências utilizados no experimento? Se sim, explique motivos das possíveis diferenças.
	5.     Qual relação pode ser observada entre a frequência e quantidade de “nós”
	apresentados pela onda sonora? Explique.
	6.     Se ao invés de medir os mínimos de intensidade você medisse os máximos, seria possível encontrar os comprimentos de onda e consequentemente determinar a velocidade do som? Explique.

Continue navegando