Logo Passei Direto
Buscar

QUEST 4 Educação em Saúde

User badge image
Luanna Cortez

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia os textos a seguir relacionados ao processo saúde-doença.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA.
1. O processo saúde-doença pode ser compreendido como uma determinada forma de combinar técnicas e tecnologias para resolver problemas e atender necessidades de saúde individuais e coletivas. É uma razão de ser, uma racionalidade, uma espécie de lógica que orienta a ação.
2. A percepção que os profissionais de saúde devem ter dos indivíduos, tendo como base o processo saúde-doença, é o olhar mais amplo, compreendendo o indivíduo como um sujeito biopsicossocial. Assim, os profissionais de saúde caracterizam a assistência além do foco curativo, abrangendo outros aspectos de educação em saúde que irão dar autonomia e desenvolver ações de prevenção e autocuidado.
3. Correta: O processo saúde-doença pode ser compreendido em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
4. Consiste na organização dos serviços e das práticas de saúde, e caracteriza-se pela assimilação das práticas preventivas e das práticas assistenciais por um mesmo serviço.
5. Não é necessário que os indivíduos conheçam o funcionamento do seu organismo, apenas os profissionais de saúde, já que no conceito de normalidade há uma variação de indivíduo para outro, além disso, cada fase de vida apresenta alterações corporais que demandam cuidados diferenciados.

Leia os textos a seguir sobre a educação permanente.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção correta:
1. As ações de educação permanente impulsionam movimentos voltados para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão das políticas públicas de saúde direcionando-as para o cumprimento efetivo das diretrizes e dos princípios do SUS.
2. Incorreta: A educação permanente caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, seja por meio de publicações específicas em determinado campo.
3. É a prática privilegiada no campo das ciências da saúde, em especial da saúde coletiva, uma vez que pode ser considerada no âmbito de práticas no qual se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como setor saúde.
4. A educação permanente trabalha com atores sociais, não com profissionais de saúde e assim contribui para a construção de cenários nos quais os movimentos populares possam se fazer presentes, apresentando novas temáticas, experiências e desejos.
5. A educação permanente consiste em ações educativas embasadas na problematização do processo de trabalho em saúde e que tenham como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, a reorganização da gestão setorial e a ampliação dos laços da formação com o exercício do controle social em saúde.

Surgiu, no interior da Organização Mundial da Saúde (OMS), em meio a amplas discussões conceituais a respeito, o Grupo de Qualidade de Vida, identificado como WHOQOL, que passou a ser o responsável oficialmente pela área na instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Originalmente com 200 questões, a versão atual abreviada hoje tem 56 questões, distribuídas da seguinte maneira: duas ligadas a qualidade de vida em geral e a percepção geral de saúde e as outras questões distribuídas em quatro domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente).
II. Domínio físico é representado pela observação dos aspectos como a presença de dor, fadiga, esforço físico laboral, uso e dependência de medicamentos e que tem relação com aspectos nutricionais e o aparecimento das doenças crônico-degenerativas e dos determinantes da qualidade de vida coletiva.
III. Domínio das relações sociais concerne nas várias influências importantes como os sentimentos individuais e a capacidade de aprendizado e memória do indivíduo, bem como sua autopercepção e autoestima, crenças pessoais, espiritualidade e religião.
1. Apenas a afirmação I.
2. Correta: Apenas a afirmação II.
3. As afirmações I e II estão corretas.
4. As afirmações II e III estão corretas.
5. Apenas a afirmação III.

A Educação Popular em Saúde organiza a partir da aproximação com outros sujeitos no espaço comunitário, privilegiando os movimentos sociais locais, num entendimento de saúde como prática social e global e tendo como balizador ético-político os interesses das classes populares.
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.
1. O termo educação em saúde é o mais adequado para conceituar ações de educação bancária, isto é, “é como se os profissionais de saúde devessem ensinar uma população ignorante o que precisaria ser feito para a mudança de hábitos de vida, a fim de melhorar a saúde individual e coletiva”.
2. Com relação à dicotomia entre educação e saúde que ocorria no início do século XX, havia o pensamento de que a educação não deveria se ocupar dos aspectos pedagógicos do processo identificando o responsável pela mudança de comportamento.
3. A educação em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.”
4. A educação popular em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular”.
5. Correta: A educação popular em saúde é voltada para a necessidade da população, busca alcançá-la integralmente, sendo um grande desafio para gestores e profissionais de saúde que necessitam desenvolver conhecimento específico para compreender e atender adequadamente a esta demanda em saúde.

Segundo Vilarta (2010), p. 73, os conceitos de alimentação saudável estão relacionados à saúde: hábito alimentar e suas relações com o sobrepeso/obesidade e doenças crônico-degenerativas.
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a INCORRETA.
1. Cabe o Município a organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos. Ter por base a implementação do sistema referido quanto às questões relativas a medicamentos.
2. Correta: O hábito alimentar vem se mantendo igual a de 30 ou 40 anos atrás, em que as pessoas comiam refeições completas com a base do feijão e arroz.
3. A faixa etária é um aspecto importante a ser considerado, principalmente quando verificamos a necessidade do bebê com relação à exclusividade de leite materno no mínimo nos primeiro seis meses de vida e da inserção de alimentos de forma gradual, tanto em consistência e tipo, bem como a restrição de açúcar e sal.
4. A mudança ou transição alimentar, como é chamada reflete-se na qualidade de vida quando, além da crescente busca por alimentos prontos, vem acompanhada na diminuição da atividade física, provocando obesidade e aparecimento da hipertensão arterial e do diabetes melito, comprometendo a qualidade de vida coletiva.
5. A alimentação é, portanto, um aspecto importante na composição da qualidade de vida e assume muitas dimensões, tanto sob o aspecto das peculiaridades de idade, gênero, cultura, restrições alimentares voluntárias e autoimpostas e estilo de vida.

uito subjetivo e muito vago, o estresse psíquico é uma discussão pouco palpável se compararmos com a lesão por esforço repetitivo e dores corporais, que sabemos o músculo exato e temos técnicas avançadas e comprovadas que resolvam esse problema. Já no estresse psíquico, não há consenso sob o que o desencadeia, como resolver o problema e, principalmente, como evitá-lo; esse é o grande foco da qualidade de vida: como prevenir o estresse psíquico.
Assinale as afirmacoes que estão CORRETAS.
I. Manter e promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores através dos cuidados à saúde e à exposição a riscos no trabalho, e de uma organização do trabalho mais adequada e eficaz é uma das formas de desenvolver qualidade de vida no trabalho.
II. Reconciliar a vida fora e dentro do trabalho através da redução ou adequação da extensão da jornada de trabalho, da flexibilização do tempo dedicado ao trabalho e da criação de estruturas sociais de apoio são ações importantes para a qualidade de vida no trabalho.
III. A educação em saúde não pode contribuir com os indivíduos, auxiliando na percepção dos fatores estressores do trabalho e nas formas de lidar com o estresse.
IV. O desenvolvimento das habilidades e competências através da qualificação, do treinamento, do desenvolvimento na carreira não está conectado às atividades de qualidade de vida no trabalho.
1. II e III.
2. Apenas a alternativa IV.
3. Correta: I e II.
4. III, IV
5. I e III.

Com relação à educação continuada conforme Falkenberg, 2014. Leia o texto para responder a questão.
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
I. A educação continuada consiste no processo de aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, por meio de escolarização formal, de vivências, de experiências laborais e de participação no âmbito institucional ou fora dele.
II. A educação continuada caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, seja por meio de publicações específicas em determinado campo.
III. Consiste em ações educativas embasadas na formação regular dos profissionais de saúde.
IV. Nesse processo de múltiplas determinações e relações torna-se fundamental o papel das instituições de serviço para o desenvolvimento das capacidades dos profissionais, de maneira a contribuir para essa formação.
1. Apenas a afirmação III está correta.
2. Correta: As afirmações I, II e IV estão corretas.
3. Apenas a afirmação IV estão correta.
4. Apenas a afirmação II está correta.
5. As afirmações I e III estão corretas.

O texto a seguir foi retirado do livro de VilartaR.; Gutierrez G.L.; Monteiro M.I. (Org.).Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no Século XXI. Campinas: Ipes, 2010.
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
I. – Levando em consideração quais seriam as formas de avaliar a qualidade de vida, é importante mencionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a verificação da qualidade de vida global das populações fazendo contraponto com o indicador de renda per capita (PIB) que avalia apenas a distribuição de renda por indivíduo.
II. O PNUD faz periodicamente o levantamento da qualidade de vida dos países e o IDH figura como um importante índice para a avaliação da qualidade de vida. O IDH é composto pelo PIB, a taxa de expectativa de vida, taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais, taxa de matrícula bruta nos 3 níveis de ensino.
III. Apenas o PIB que mede a renda per capita serve como indicador de qualidade de vida.
1. Correta: Apenas as afirmações I e II estão corretas.
2. Apenas a afirmação III está correta.
3. Apenas a afirmação I está correta.
4. Apenas a afirmação II está correta.
5. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Leia os textos a seguir: Texto 1 Nas últimas décadas observa-se um crescente aumento do interesse pela prática regular de exercícios físicos motivado por objetivos estéticos, de promoção ou manutenção da saúde. Acompanhando essa tendência, áreas específicas da Educação Física têm estabelecido uma relação entre a prática da atividade física e a promoção da saúde e do bem-estar. O termo “qualidade de vida” ganha notoriedade nesse cenário e a fisiologia do exercício, bem como outras disciplinas, nos trazem estudos sustentando essa relação. Texto 2 Os pesquisadores focam atenção também sobre os componentes da aptidão física relacionados com a saúde, em quesão evidenciadas a capacidade aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade e aspectos da composição corporal. Sem dúvida, a capacidade aeróbia é o aspecto a receber maior atenção quando se trata de aptidão física relacionada à saúde, pois está intimamente ligada aos sistemas respiratório e cardiovascular, promovendo alterações nos componentes sanguíneos, ajudando o corpo a utilizar oxigênio durante o exercício.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA.
1. A atividade física e o esporte embora sejam essencialmente o movimento do corpo de forma constante, não requerem esforços e direcionamentos diferentes.
2. Correta: O simples fato de se movimentar sistematicamente não garante boa saúde, porém se essa forma de exercício for adaptada, dirigida e adequada às capacidades, limites e necessidades do sujeito, pode colaborar para melhoria dos seus quadros salutares.
3. A prática esportiva saudável não leva em consideração a aptidão física dos indivíduos, sua idade e gênero e mantém a prática segura livre dos aspectos mercadológicos e de consumo, visando o bem-estar e a qualidade de vida.
4. A flexibilidade entra em cena como parceira da força muscular na prevenção de agravos à saúde e, não depende de atividade física para ser desenvolvida ou mantida.
5. Com relação ao esporte em si, houve a popularização de várias modalidades, e a relação esporte-saúde é clara, pois as modalidades esportivas produzem iguais sobre os organismos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia os textos a seguir relacionados ao processo saúde-doença.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA.
1. O processo saúde-doença pode ser compreendido como uma determinada forma de combinar técnicas e tecnologias para resolver problemas e atender necessidades de saúde individuais e coletivas. É uma razão de ser, uma racionalidade, uma espécie de lógica que orienta a ação.
2. A percepção que os profissionais de saúde devem ter dos indivíduos, tendo como base o processo saúde-doença, é o olhar mais amplo, compreendendo o indivíduo como um sujeito biopsicossocial. Assim, os profissionais de saúde caracterizam a assistência além do foco curativo, abrangendo outros aspectos de educação em saúde que irão dar autonomia e desenvolver ações de prevenção e autocuidado.
3. Correta: O processo saúde-doença pode ser compreendido em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
4. Consiste na organização dos serviços e das práticas de saúde, e caracteriza-se pela assimilação das práticas preventivas e das práticas assistenciais por um mesmo serviço.
5. Não é necessário que os indivíduos conheçam o funcionamento do seu organismo, apenas os profissionais de saúde, já que no conceito de normalidade há uma variação de indivíduo para outro, além disso, cada fase de vida apresenta alterações corporais que demandam cuidados diferenciados.

Leia os textos a seguir sobre a educação permanente.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção correta:
1. As ações de educação permanente impulsionam movimentos voltados para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão das políticas públicas de saúde direcionando-as para o cumprimento efetivo das diretrizes e dos princípios do SUS.
2. Incorreta: A educação permanente caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, seja por meio de publicações específicas em determinado campo.
3. É a prática privilegiada no campo das ciências da saúde, em especial da saúde coletiva, uma vez que pode ser considerada no âmbito de práticas no qual se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como setor saúde.
4. A educação permanente trabalha com atores sociais, não com profissionais de saúde e assim contribui para a construção de cenários nos quais os movimentos populares possam se fazer presentes, apresentando novas temáticas, experiências e desejos.
5. A educação permanente consiste em ações educativas embasadas na problematização do processo de trabalho em saúde e que tenham como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, a reorganização da gestão setorial e a ampliação dos laços da formação com o exercício do controle social em saúde.

Surgiu, no interior da Organização Mundial da Saúde (OMS), em meio a amplas discussões conceituais a respeito, o Grupo de Qualidade de Vida, identificado como WHOQOL, que passou a ser o responsável oficialmente pela área na instituição.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Originalmente com 200 questões, a versão atual abreviada hoje tem 56 questões, distribuídas da seguinte maneira: duas ligadas a qualidade de vida em geral e a percepção geral de saúde e as outras questões distribuídas em quatro domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente).
II. Domínio físico é representado pela observação dos aspectos como a presença de dor, fadiga, esforço físico laboral, uso e dependência de medicamentos e que tem relação com aspectos nutricionais e o aparecimento das doenças crônico-degenerativas e dos determinantes da qualidade de vida coletiva.
III. Domínio das relações sociais concerne nas várias influências importantes como os sentimentos individuais e a capacidade de aprendizado e memória do indivíduo, bem como sua autopercepção e autoestima, crenças pessoais, espiritualidade e religião.
1. Apenas a afirmação I.
2. Correta: Apenas a afirmação II.
3. As afirmações I e II estão corretas.
4. As afirmações II e III estão corretas.
5. Apenas a afirmação III.

A Educação Popular em Saúde organiza a partir da aproximação com outros sujeitos no espaço comunitário, privilegiando os movimentos sociais locais, num entendimento de saúde como prática social e global e tendo como balizador ético-político os interesses das classes populares.
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.
1. O termo educação em saúde é o mais adequado para conceituar ações de educação bancária, isto é, “é como se os profissionais de saúde devessem ensinar uma população ignorante o que precisaria ser feito para a mudança de hábitos de vida, a fim de melhorar a saúde individual e coletiva”.
2. Com relação à dicotomia entre educação e saúde que ocorria no início do século XX, havia o pensamento de que a educação não deveria se ocupar dos aspectos pedagógicos do processo identificando o responsável pela mudança de comportamento.
3. A educação em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.”
4. A educação popular em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular”.
5. Correta: A educação popular em saúde é voltada para a necessidade da população, busca alcançá-la integralmente, sendo um grande desafio para gestores e profissionais de saúde que necessitam desenvolver conhecimento específico para compreender e atender adequadamente a esta demanda em saúde.

Segundo Vilarta (2010), p. 73, os conceitos de alimentação saudável estão relacionados à saúde: hábito alimentar e suas relações com o sobrepeso/obesidade e doenças crônico-degenerativas.
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a INCORRETA.
1. Cabe o Município a organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos. Ter por base a implementação do sistema referido quanto às questões relativas a medicamentos.
2. Correta: O hábito alimentar vem se mantendo igual a de 30 ou 40 anos atrás, em que as pessoas comiam refeições completas com a base do feijão e arroz.
3. A faixa etária é um aspecto importante a ser considerado, principalmente quando verificamos a necessidade do bebê com relação à exclusividade de leite materno no mínimo nos primeiro seis meses de vida e da inserção de alimentos de forma gradual, tanto em consistência e tipo, bem como a restrição de açúcar e sal.
4. A mudança ou transição alimentar, como é chamada reflete-se na qualidade de vida quando, além da crescente busca por alimentos prontos, vem acompanhada na diminuição da atividade física, provocando obesidade e aparecimento da hipertensão arterial e do diabetes melito, comprometendo a qualidade de vida coletiva.
5. A alimentação é, portanto, um aspecto importante na composição da qualidade de vida e assume muitas dimensões, tanto sob o aspecto das peculiaridades de idade, gênero, cultura, restrições alimentares voluntárias e autoimpostas e estilo de vida.

uito subjetivo e muito vago, o estresse psíquico é uma discussão pouco palpável se compararmos com a lesão por esforço repetitivo e dores corporais, que sabemos o músculo exato e temos técnicas avançadas e comprovadas que resolvam esse problema. Já no estresse psíquico, não há consenso sob o que o desencadeia, como resolver o problema e, principalmente, como evitá-lo; esse é o grande foco da qualidade de vida: como prevenir o estresse psíquico.
Assinale as afirmacoes que estão CORRETAS.
I. Manter e promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores através dos cuidados à saúde e à exposição a riscos no trabalho, e de uma organização do trabalho mais adequada e eficaz é uma das formas de desenvolver qualidade de vida no trabalho.
II. Reconciliar a vida fora e dentro do trabalho através da redução ou adequação da extensão da jornada de trabalho, da flexibilização do tempo dedicado ao trabalho e da criação de estruturas sociais de apoio são ações importantes para a qualidade de vida no trabalho.
III. A educação em saúde não pode contribuir com os indivíduos, auxiliando na percepção dos fatores estressores do trabalho e nas formas de lidar com o estresse.
IV. O desenvolvimento das habilidades e competências através da qualificação, do treinamento, do desenvolvimento na carreira não está conectado às atividades de qualidade de vida no trabalho.
1. II e III.
2. Apenas a alternativa IV.
3. Correta: I e II.
4. III, IV
5. I e III.

Com relação à educação continuada conforme Falkenberg, 2014. Leia o texto para responder a questão.
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
I. A educação continuada consiste no processo de aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, por meio de escolarização formal, de vivências, de experiências laborais e de participação no âmbito institucional ou fora dele.
II. A educação continuada caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, seja por meio de publicações específicas em determinado campo.
III. Consiste em ações educativas embasadas na formação regular dos profissionais de saúde.
IV. Nesse processo de múltiplas determinações e relações torna-se fundamental o papel das instituições de serviço para o desenvolvimento das capacidades dos profissionais, de maneira a contribuir para essa formação.
1. Apenas a afirmação III está correta.
2. Correta: As afirmações I, II e IV estão corretas.
3. Apenas a afirmação IV estão correta.
4. Apenas a afirmação II está correta.
5. As afirmações I e III estão corretas.

O texto a seguir foi retirado do livro de VilartaR.; Gutierrez G.L.; Monteiro M.I. (Org.).Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no Século XXI. Campinas: Ipes, 2010.
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
I. – Levando em consideração quais seriam as formas de avaliar a qualidade de vida, é importante mencionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a verificação da qualidade de vida global das populações fazendo contraponto com o indicador de renda per capita (PIB) que avalia apenas a distribuição de renda por indivíduo.
II. O PNUD faz periodicamente o levantamento da qualidade de vida dos países e o IDH figura como um importante índice para a avaliação da qualidade de vida. O IDH é composto pelo PIB, a taxa de expectativa de vida, taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais, taxa de matrícula bruta nos 3 níveis de ensino.
III. Apenas o PIB que mede a renda per capita serve como indicador de qualidade de vida.
1. Correta: Apenas as afirmações I e II estão corretas.
2. Apenas a afirmação III está correta.
3. Apenas a afirmação I está correta.
4. Apenas a afirmação II está correta.
5. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Leia os textos a seguir: Texto 1 Nas últimas décadas observa-se um crescente aumento do interesse pela prática regular de exercícios físicos motivado por objetivos estéticos, de promoção ou manutenção da saúde. Acompanhando essa tendência, áreas específicas da Educação Física têm estabelecido uma relação entre a prática da atividade física e a promoção da saúde e do bem-estar. O termo “qualidade de vida” ganha notoriedade nesse cenário e a fisiologia do exercício, bem como outras disciplinas, nos trazem estudos sustentando essa relação. Texto 2 Os pesquisadores focam atenção também sobre os componentes da aptidão física relacionados com a saúde, em quesão evidenciadas a capacidade aeróbia, força e resistência muscular, flexibilidade e aspectos da composição corporal. Sem dúvida, a capacidade aeróbia é o aspecto a receber maior atenção quando se trata de aptidão física relacionada à saúde, pois está intimamente ligada aos sistemas respiratório e cardiovascular, promovendo alterações nos componentes sanguíneos, ajudando o corpo a utilizar oxigênio durante o exercício.
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA.
1. A atividade física e o esporte embora sejam essencialmente o movimento do corpo de forma constante, não requerem esforços e direcionamentos diferentes.
2. Correta: O simples fato de se movimentar sistematicamente não garante boa saúde, porém se essa forma de exercício for adaptada, dirigida e adequada às capacidades, limites e necessidades do sujeito, pode colaborar para melhoria dos seus quadros salutares.
3. A prática esportiva saudável não leva em consideração a aptidão física dos indivíduos, sua idade e gênero e mantém a prática segura livre dos aspectos mercadológicos e de consumo, visando o bem-estar e a qualidade de vida.
4. A flexibilidade entra em cena como parceira da força muscular na prevenção de agravos à saúde e, não depende de atividade física para ser desenvolvida ou mantida.
5. Com relação ao esporte em si, houve a popularização de várias modalidades, e a relação esporte-saúde é clara, pois as modalidades esportivas produzem iguais sobre os organismos.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
1/1 
Leia os textos a seguir relacionados ao processo saúde-doença. 
Texto 1 
 Um aspecto importante a ser mencionado sobre saúde é que ela é um bem individual e 
coletivo, mas, no entanto, “a saúde é silenciosa, geralmente não a percebemos em sua 
plenitude; na maioria das vezes apenas a identificamos quando adoecemos. É uma 
experiência de vida, vivenciada no âmago do corpo individual”. (Brasil, 2012) 
Texto 2 
A percepção e a observação do próprio corpo são um dos aspectos importantes para que 
os indivíduos assegurem sua saúde, tendo em vista que o limite entre o adoecimento e a 
saúde é tênue e muitas vezes imperceptível para as pessoas e os profissionais, que por 
sua vez devem estar atentos e com a escuta qualificada para perceber as nuances de 
como a doença ocorre nos indivíduos. 
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O processo saúde-doença pode ser compreendido como uma determinadaforma de 
combinar técnicas e tecnologias para resolver problemas e atender necessidades de 
saúde individuais e coletivas. É uma razão de ser, uma racionalidade, uma espécie de 
lógica que orienta a ação. 
2. 
A percepção que os profissionais de saúde devem ter dos indivíduos, tendo como base o 
processo saúde-doença, é o olhar mais amplo, compreendendo o indivíduo como um 
sujeito biopsicossocial. Assim, os profissionais de saúde caracterizam a assistência além 
do foco curativo, abrangendo outros aspectos de educação em saúde que irão dar 
autonomia e desenvolver ações de prevenção e autocuidado. 
3. 
Correta: 
O processo saúde-doença pode ser compreendido em termos de sua determinação 
causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que 
produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em 
diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade. 
Resposta correta 
4. 
Consiste na organização dos serviços e das práticas de saúde, e caracteriza-se pela 
assimilação das práticas preventivas e das práticas assistenciais por um mesmo serviço. 
5. 
Não é necessário que os indivíduos conheçam o funcionamento do seu organismo, 
apenas os profissionais de saúde, já que no conceito de normalidade há uma variação de 
indivíduo para outro, além disso, cada fase de vida apresenta alterações corporais que 
demandam cuidados diferenciados. 
2. Pergunta 2 
0/1 
Leia os textos a seguir sobre a educação permanente. 
Texto 1 
Os cenários de atuação dos profissionais da saúde são os mais diversos e com o rápido e 
constante desenvolvimento de novas tecnologias. Além de exigências diárias 
envolvendo inteligência emocional e relações interpessoais se faz necessário que haja 
algo para além da graduação, que possa tornar os profissionais sempre aptos a atuarem 
de maneira a garantir a integralidade do cuidado, a segurança deles próprios como 
trabalhadores e dos usuários e a resolubilidade do sistema. 
Texto 2 
A educação permanente tem como cenário o próprio espaço de trabalho, no qual o 
pensar e o fazer são insumos fundamentais do aprender e do trabalhar. Essa seria uma 
educação muito mais voltada para a transformação social do que para a transmissão 
cultural. 
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As ações de educação permanente impulsionam movimentos voltados para a promoção 
da participação social no processo de formulação e gestão das políticas públicas de 
saúde direcionando-as para o cumprimento efetivo das diretrizes e dos princípios do 
SUS. 
2. 
A educação permanente trabalha com atores sociais, não com profissionais de saúde e 
assim contribui para a construção de cenários nos quais os movimentos populares 
possam se fazer presentes, apresentando novas temáticas, experiências e desejos. 
3. 
É a prática privilegiada no campo das ciências da saúde, em especial da saúde coletiva, 
uma vez que pode ser considerada no âmbito de práticas no qualse realizam ações em 
diferentes organizações e instituições por diversos agentes dentro e fora do espaço 
convencionalmente reconhecido como setor saúde. 
4. 
Incorreta: 
A educação permanente caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas no 
desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, 
seja por meio de publicações específicas em determinado campo. 
5. 
A educação permanente consiste em ações educativas embasadas na problematização do 
processo de trabalho em saúde e que tenham como objetivo a transformação das práticas 
profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as 
necessidades de saúde das pessoas e das populações, a reorganização da gestão setorial 
e a ampliação dos laços da formação com o exercício do controle social em saúde. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
1/1 
O texto a seguir foi retirado do artigo FALKENBERG, M.B.; MENDES, T.P.L.; 
MORAES, E.P. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações 
para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva., v. 19, n. 3, p. 847-52, 2014. 
Segundo o Ministério da Saúde o conceito de educação em saúde corresponde 
ao:“Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à 
apropriação temática pela população [...]. Conjunto de práticas do setor que contribui 
para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais 
e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas 
necessidades.”.(Falkenberg, 2014) 
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA. 
I.Cabe aos profissionais de saúde, além de desenvolver as ações curativas, valorizar os 
aspectos de prevenção e promoção à saúde, entendendo estas ações como diferentes 
dimensões da saúde que necessitam ser desenvolvidas simultaneamente às práticas 
curativas. 
II.– É papel dos profissionais obter e construir o conhecimento necessário para a sua 
autonomia, mudança e desenvolvimento de hábitos saudáveis, individual e 
coletivamente. 
III.- De acordo com este conceito, para o desenvolvimento da educação em saúde são 
necessários os atores que fazem parte desse processo: os profissionais de saúde, a 
população e os gestores. Neste sentido, o papel de cada um dos atores é importante para 
que o processo educacional ocorra efetivamente. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Apenas as afirmações I e III estão corretas. 
Resposta correta 
2. 
Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
3. 
Apenas a afirmação I está correta. 
4. 
Apenas a afirmação III está correta. 
5. 
Apenas a afirmação II está correta. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Surgiu, no interior da Organização Mundial da Saúde (OMS), em meio a amplas 
discussões conceituais a respeito, o Grupo de Qualidade de Vida, identificado como 
WHOQOL, que passou a ser o responsável oficialmente pela área na instituição. A sigla 
foi adotada para designar também conhecida produção dessa equipe, o questionário aí 
formulado com vistas a explicitar diagnósticos de realidades em todo o mundo, com 
economia de logística e perspectivas de comparabilidade, a respeito de aspectos mais 
amplos e subjetivos da relação saúde-doença, que não estritamente a manifestação de 
sinais e sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida, 
tornando-se, nos ensaios clínicos randomizados, a terceira dimensão analisada, além da 
eficácia e da segurança da droga sob teste. (Vilarta, 2010) 
I. Originalmente com 200 questões, a versão atual abreviada hoje tem 56 questões, 
distribuídas da seguinte maneira: duas ligadas a qualidade de vida em geral e a 
percepção geral de saúde e as outras questões distribuídas em quatro domínios (físico, 
psicológico, relações sociais e meio ambiente. 
II. Domínio físico é representado pela observação dos aspectos como a presença de dor, 
fadiga, esforço físico laboral,uso e dependência de medicamentos e que tem relação 
com aspectos nutricionais e o aparecimento das doenças crônico-degenerativas e dos 
determinantes da qualidade de vida coletiva. 
III. Domínio das relações sociais concerne nas várias influências importantes como os 
sentimentos individuais e a capacidade de aprendizado e memória do indivíduo, bem 
como sua autopercepção e autoestima, crenças pessoais, espiritualidade e religião. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmação I. 
2. 
Correta: 
Apenas a afirmação II. 
Resposta correta 
3. 
As afirmações I e II estão corretas. 
4. 
As afirmações II e III estão corretas. 
5. 
Apenas a afirmação III. 
5. Pergunta 5 
1/1 
A Educação Popular em Saúde “organiza a partir da aproximação com outros sujeitos 
no espaço comunitário, privilegiando os movimentos sociais locais, num entendimento 
de saúde como prática social e global e tendo como balizador ético-político os interesses 
das classes populares. Baseia-se no diálogo com os saberes prévios dos usuários dos 
serviços de saúde, seus saberes “populares”, e na análise crítica da realidade” 
(Falkenberg, 2014) 
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O termo educação em saúde é o mais adequado para conceituar ações de educação 
bancária, isto é, “é como se os profissionais de saúde devessem ensinar uma população 
ignorante o que precisaria ser feito para a mudança de hábitos de vida, a fim de 
melhorar a saúde individual e coletiva”. 
2. 
Com relação à dicotomia entre educação e saúde que ocorria no início do século XX, 
havia o pensamento de que a educação não deveria se ocupar dos aspectos pedagógicos 
do processo identificando o responsável pela mudança de comportamento. 
3. 
A educação em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos 
relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo 
práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.” 
4. 
A educação popular em saúde consiste na “produção e sistematização de conhecimentos 
relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo 
práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular”. 
5. 
Correta: 
A educação popular em saúde é voltada para a necessidade da população, busca 
alcançá-la integralmente, sendo um grande desafio para gestores e profissionais de 
saúde que necessitam desenvolver conhecimento específico para compreender e atender 
adequadamente a esta demanda em saúde. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
1/1 
Segundo Vilarta (2010), p. 73, os conceitos de alimentação saudável estão relacionados 
à “Saúde: hábito alimentar e suas relações com o sobrepeso/obesidade e doenças 
crônico-degenerativas; à Ciência: biotecnologia, bromatologia (estudo da composição 
quantitativa e qualitativa dos alimentos); à indústria e agronegócio: indústria de 
alimentos, técnicas de produção de alimentos orgânicos, marketing de alimentos; à 
política/economia: legislações na área da alimentação, políticas públicas, debates 
econômicos em torno da produção/comercialização de alimentos”. 
Analise as afirmações abaixo e indique qual é a INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Cabe o Município a organização das atividades de vigilância sanitária de 
medicamentos.Ter por base a implementação do sistema referido quanto às questões 
relativas a medicamentos. 
2. 
Correta: 
O hábito alimentar vem se mantendo igual a de 30 ou 40 anos atrás, em que as pessoas 
comiam refeições completas com a base do feijão e arroz. 
Resposta correta 
3. 
A faixa etária é um aspecto importante a ser considerado, principalmente quando 
verificamos a necessidade do bebê com relação à exclusividade de leite materno no 
mínimo nos primeiro seis meses de vida e da inserção de alimentos de forma gradual, 
tanto em consistência e tipo, bem como a restrição de açúcar e sal. 
4. 
A mudança ou transição alimentar, como é chamada reflete-se na qualidade de vida 
quando, além da crescente busca por alimentos prontos, vem acompanhada na 
diminuição da atividade física, provocando obesidade e aparecimento da hipertensão 
arterial e do diabetes melito, comprometendo a qualidade de vida coletiva. 
5. 
A alimentação é, portanto, um aspecto importante na composição da qualidade de vida e 
assume muitas dimensões, tanto sob o aspecto das peculiaridades de idade, gênero, 
cultura, restrições alimentares voluntárias e autoimpostas e estilo de vida. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Com relação à qualidade de vida no trabalho (Almeida, 2012; p. 93),leia o texto para 
responder a questão. 
“Agora o novo desafio deste século, na gestão dos recursos humanos e na preocupação 
da qualidade de vida na empresa, é com o estresse psíquico; para muitos, esta é a nova 
enfermidade da modernidade. Cabe uma reflexão para atentarmos a esse problema. O 
estresse psíquico está intimamente relacionado com o grau de responsabilidade que o 
indivíduo está submetido durante um tempo ininterruptamente; não há um tempo 
predeterminado, pois é muito pessoal a quantidade de horas, dias, meses ou anos que 
alguém consegue suportar estando sob algum tipo de pressão psíquica. Por ser muito 
subjetivo e muito vago, o estresse psíquico é uma discussão pouco palpável se 
compararmos com a lesão por esforço repetitivo e dores corporais, que sabemos o 
músculo exato e temos técnicas avançadas e comprovadas que resolvam esse problema. 
Já no estresse psíquico, não há consenso sob o que o desencadeia, como resolver o 
problema e, principalmente, como evitá-lo; esse é o grande foco da qualidade de vida: 
como prevenir o estresse psíquico”. 
I. Manter e promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores através dos cuidados à 
saúde e à exposição a riscos no trabalho, e de uma organização do trabalho mais 
adequada e eficaz é uma das formas de desenvolver qualidade de vida no trabalho. 
II.Reconciliar a vida fora e dentro do trabalho através da redução ou adequação da 
extensão da jornada de trabalho, da flexibilização do tempo dedicado ao trabalho e da 
criação de estruturas sociais de apoio são ações importantes para a qualidade de vida no 
trabalho. 
III. A educação em saúde não pode contribuir com os indivíduos, auxiliando na 
percepção dos fatores estressores do trabalho e nas formas de lidar com o estresse. 
IV. O desenvolvimento das habilidades e competências através da qualificação, do 
treinamento, do desenvolvimento na carreira não está conectado às atividades de 
qualidade de vida no trabalho. 
Assinale as afirmações que estão CORRETAS. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Apenas a alternativa IV. 
3. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
4. 
III, IV 
5. 
I e III. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Com relação à educação continuada conforme Falkenberg, 2014. Leia o texto para 
responder a questão. 
A educação continuada envolve as atividades de ensino após a graduação, possui 
duração definida e utiliza metodologia tradicional, como as pós-graduações, enquanto a 
educação permanente estrutura-se a partir de dois elementos: as necessidades do 
processo de trabalho e o processo crítico como inclusivo ao trabalho. 
I. A educação continuada consiste no processo de aquisição sequencial e acumulativa de 
informações técnico-científicas pelo trabalhador, por meio de escolarização formal, de 
vivências, de experiências laborais e de participação no âmbito institucional ou fora 
dele. 
II. A educação continuada caracteriza-se por alternativas educacionais mais centradas 
no desenvolvimento de grupos profissionais, seja por meio de cursos de caráter seriado, 
seja por meio de publicações específicas em determinado campo. 
III. Consiste em ações educativas embasadas na formação regular dos profissionais de 
saúde 
IV. Nesse processo de múltiplas determinações e relações torna-se fundamental opapel 
das instituições de serviço para o desenvolvimento das capacidades dos profissionais, de 
maneira a contribuir para essa formação. 
Assinale as afirmações que estão CORRETAS. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmação III está correta. 
2. 
Correta: 
As afirmações I, II e IV estão corretas. 
Resposta correta 
3. 
Apenas a afirmação IV estão correta. 
4. 
Apenas a afirmação II está correta. 
5. 
As afirmações I e III estão corretas. 
9. Pergunta 9 
1/1 
O texto a seguir foi retirado do livro de VilartaR.; Gutierrez G.L.; Monteiro M.I. 
(Org.).Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no Século XXI. Campinas: 
Ipes, 2010. 
A crescente preocupação com questões relacionadas à qualidade de vida vem no sentido 
de valorizar parâmetros mais amplos do que o controle de sintomas, a diminuição da 
mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. A qualidade de vida passou de uma 
abordagem mais centrada na saúde, para um conceito abrangente em que as condições e 
o estilo de vida constituem aspectos a serem considerados. A definição, no uso 
cotidiano, apresenta-se tanto de forma global enfatizando a satisfação geral com a vida, 
como focando componentes específicos próximos ao conceito geral. A forma como é 
abordada e os indicadores adotados estão diretamente ligados aos interesses de cada 
abordagem, seja, por exemplo, jornalística, de pesquisa ou mercadológica. Dependendo 
do interesse, o conceito pode ser adotado como sinônimo de saúde, felicidade e 
satisfação pessoal, condições de vida, estilo de vida e seus indicadores vão desde a 
renda até a satisfação com determinados aspectos da vida. 
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA. 
I.– Levando em consideração quais seriam as formas de avaliar a qualidade de vida, é 
importante mencionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é utilizado pelo 
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a verificação da 
qualidade de vida global das populações fazendo contraponto com o indicador de renda 
per capita (PIB) que avalia apenas a distribuição de renda por indivíduo. 
II. O PNUD faz periodicamente o levantamento da qualidade de vida dos países e o IDH 
figura como um importante índice para a avaliação da qualidade de vida. O IDH é 
composto pelo PIB, a taxa de expectativa de vida, taxa de alfabetização de pessoas de 
15 anos ou mais, taxa de matrícula bruta nos 3 níveis de ensino. 
III. Apenas o PIB que mede a renda per capita serve como indicador de qualidade de 
vida. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
Resposta correta 
2. 
Apenas a afirmação III está correta. 
3. 
Apenas a afirmação I está correta. 
4. 
Apenas a afirmação II está correta. 
5. 
Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia os textos a seguir: 
Texto 1 
 Nas últimas décadas observa-se um crescente aumento do interesse pela prática regular 
de exercícios físicos motivado por objetivos estéticos, de promoção ou manutenção da 
saúde. Acompanhando essa tendência, áreas específicas da Educação Física têm 
estabelecido uma relação entre a prática da atividade física e a promoção da saúde e do 
bem-estar. O termo “qualidade de vida” ganha notoriedade nesse cenário e a fisiologia 
do exercício, bem como outras disciplinas, nos trazem estudos sustentando essa 
relação. 
Texto 2 
Os pesquisadores focam atenção também sobre os componentes da aptidão física 
relacionados com a saúde,em quesão evidenciadas a capacidade aeróbia, força e 
resistência muscular, flexibilidade e aspectos da composição corporal. Sem dúvida, a 
capacidade aeróbia é o aspecto a receber maior atenção quando se trata de aptidão física 
relacionada à saúde, pois está intimamente ligada aos sistemas respiratório e 
cardiovascular, promovendo alterações nos componentes sanguíneos, ajudando o corpo 
a utilizar oxigênio durante o exercício. 
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A atividade física e o esporte embora sejam essencialmente o movimento do corpo de 
forma constante, não requerem esforços e direcionamentos diferentes. 
2. 
Correta: 
O simples fato de se movimentar sistematicamente não garante boa saúde, porém se 
essa forma de exercício for adaptada, dirigida e adequada às capacidades, limites e 
necessidades do sujeito, pode colaborar para melhoria dos seus quadros salutares. 
Resposta correta 
3. 
A prática esportiva saudável não leva em consideração a aptidão física dos indivíduos, 
sua idade e gênero e mantém a prática segura livre dos aspectos mercadológicos e de 
consumo, visando o bem-estar e a qualidade de vida. 
4. 
A flexibilidade entra em cena como parceira da força muscular na prevenção de agravos 
à saúde e, não depende de atividade física para ser desenvolvida ou mantida. 
5. 
Com relação ao esporte em si, houve a popularização de várias modalidades, e a relação 
esporte-saúde é clara, pois as modalidades esportivas produzem iguais sobre os 
organismos.

Mais conteúdos dessa disciplina