Buscar

Trabalho Ciclo de Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito – Faculdade Carlos Drummond de Andrade – Campus Penha - Políticas Públicas
Aluna: Raquel Mendes Carvalho Rodrigues RA: 17641 10º módulo
Análise da política pública: PROUNI (Programa Universidade para Todos)
	Segundo Secchi (p. 33, 2012)[footnoteRef:0], o ciclo de políticas públicas “é um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes.” A seguir está a análise de cada fase. [0: SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas. São Paulo: Cengage Learning, 2012] 
	Instituído pela Lei 11.096/2005, o programa tem como objetivo a oferta de bolsas de estudo, integrais e parciais, pelas instituições de ensino superior privadas com a contrapartida de concessão de isenções fiscais. Os beneficiários elegíveis são indivíduos de baixa renda (cuja renda familiar per capita declarada não exceda 3 salários-mínimos), não portadores de diploma do ensino superior e com ensino médio cursado integralmente na rede pública de ensino (ou na rede privada na condição de bolsistas integrais)
	
1) Identificação do problema
Um problema público é a diferença entre o que é e aquilo que se gostaria que fosse a realidade pública. Um problema nem sempre é reflexo da deterioração de uma situação de determinado contexto, mas sim de melhora da situação em outro contexto (Secchi, 2012).
Neste ínterim, podemos afirmar que a partir de 1990, a educação superior foi marcada pelo surgimento de novas instituições de ensino e pelo expressivo incremento de matrículas. Porém houve uma grande diferença entre instituições públicas e privadas, já que as públicas tiveram crescimento dificultado devido a uma rigidez de gastos, enquanto as instituições privadas responderam pela maior parte da expansão do ensino superior. 
A fim de garantir maior igualdade entre os ingressantes e buscando o exercício de políticas afirmativas de inserção à bolsas de estudo à estudantes de baixa renda, com reserva de vagas para indígenas, negros e pessoas com deficiência.
2) Formação da agenda
A agenda é um conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes. Ela pode tomar forma de um programa de governo, um planejamento orçamentário, um estatuto partidário ou, ainda, de uma simples lista de assuntos que o comitê editorial de um jornal entende como importante (Secchi, 2012).
O Prouni apresenta-se como uma estratégia interessante nesse sentido, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Em contrapartida à oferta de vagas do Prouni nessas instituições, o governo oferece abatimentos tributários no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), na Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e no Programa de Integração Social (PIS).
3) Formulação de alternativas
Secchi afirma: “A etapa de construção de alternativas é o momento em que são elaborados métodos, programas, estratégias ou ações que poderão alcançar os objetivos estabelecidos”.
A fim de garantir a formulação das alternativas, foi instituída a Medida Provisória nº 213/2004, que estabeleceu as normas e critérios do programa.
	Secchi continua: “Para que cada uma dessas alternativas nasça, faz-se necessário um esforço de inspiração e, posteriormente, de imaginação dos contornos e detalhes práticos da proposta. Cada uma das alternativas vai requerer diferentes recursos técnicos, humanos, materiais e financeiros”.
	Nesse sentido, através da regulamentação da Lei 11.096/2005, foram instituídos os seguintes requisitos para concorrência das bolsas integrais: o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (SM). Já, para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 SMs por pessoa. Além disso, para se inscrever no Prouni, é
preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.
	Para se manter no Prouni, o bolsista deverá cumprir a frequência mínima exigida e ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Se o rendimento do aluno for menor que essa porcentagem, o estudante pode ainda apresentar justificativas para tal fato ao coordenador do Prouni, que juntamente com os professores, analisam as justificativas apresentadas pelo estudante para decidir se a bolsa será ou não cancelada. 
	
4) Tomada de decisão
A tomada de decisão representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas (Secchi, 2012).
Assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Programa Universidade para Todos (ProUni), elaborada pelo Ministério da Educação, conduzido por Fernando Haddad.
5) Implementação
A fase de implementação sucede à tomada de decisão e antecede os primeiros esforços avaliativos. É nesse arco temporal que são produzidos os resultados concretos da política pública. A fase de implementação é aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenção em ações (O'Toole Jr., 2003).
	Conforme estudo de Tachibana, Menezes Filho e Komatsu (2015)[footnoteRef:1], entre 2002 e 2012, a taxa bruta de matrícula mais que dobrou, passando de 12,04% a 28,68%. [1: TACHIBANA, T. Y.; MENEZES FILHO, N.; KOMATSU, B. Ensino superior no Brasil. São Paulo: Insper, 2015. (PolicyPaper, n. 14).] 
6) Avaliação
A avaliação é a fase do ciclo de políticas públicas em que o processo de
implementação e o desempenho da política pública são examinados com o intuito de conhecer melhor o estado da política e o nível de redução do problema que a gerou. É o momento-chave para a produção de feedback sobre as fases antecedentes.
	O programa já beneficiou milhares de estudantes e é visto comumente como uma política efetiva. De acordo com estudos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)[footnoteRef:2], relativo às notas do ENADE de alunos beneficiados pelo programa de 2015 a 2017, verificou-se que o impacto do Prouni sobre a nota do Enade foi positivo e significativo ao longo de toda a distribuição de notas, principalmente para o grupo de tratamento composto por alunos que receberam bolsa integral [2: Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9439/1/td_2512.pdf. Acesso em 28 de out. 2022] 
7) Extinção
O ciclo de política pública também tem um fim, no momento da morte ou extinção da política pública.
Verifica-se através do site do programa[footnoteRef:3], que ainda está em regular funcionamento, portanto não está extinto. [3: MEC – Site do Prouni. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesso em 28 de out. 2022.]

Continue navegando