Buscar

Cintura Escapular

Prévia do material em texto

Cintura escapular
 Escápula
A escápula, osso par, chato, fino e formato triangular, forma a parte dorsal da Cintura escapular, é um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco.
Situado na região costal do ombro, na altura entre as segunda e sétima costelas, articula-se com dois outros ossos: o úmero e a clavícula(apenas nos humanos e nas aves, pois os outros animais não possuem clavícula) - articulando-se ao tronco através desta última. Apesar disto, tem grande importância para movimentação dos braços, em razão da musculatura que a ela se prende.
Sua importância funcional reporta-se a movimentos como, por exemplo, erguer o os braços lateralmente ou para a frente - quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas
 Clavícula
Forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um S, situado quase horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.

Continue navegando