Buscar

EXERCICIO Estado e Serviço Social no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 - Leia o fragmento de texto abaixo: “Adam Smith foi decisivo na consolidação de um pensamento segundo o qual a busca pelo auto interesse egoísta conduziria inevitavelmente ao progresso social. Sua mão invisível, que atuaria harmonizando os interesses sociais, apesar de não passar de uma crença, passou a ser aceita como verdade absoluta, constituindo-se a base do liberalismo econômico. Ora, dado que os interesses privados levavam ao interesse coletivo, não havia porque não se garantir aos agentes econômicos a maior liberdade possível” (COELHO, André Felipe Canuto. O Estado liberal: entre o liberalismo econômico e a necessidade de regulação jurídica. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS | v. 8 | n. 15 | Jan./Jun. 2006). Conforme a aula 03 e em relação ao liberalismo econômico é correto afirmar: 
I – Entre os direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir podemos inclui-se: direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
II – Uma das principais características do liberalismo é a defesa da não intervenção do Estado na economia.
III - A implantação do Estado socialista Russo em 1917 foi fundamental para o avanço da teoria segundo a qual a economia está sujeita às leis naturais que a levam fatalmente a uma situação de equilíbrio entre os integrantes do mercado.
Agora indique a alternativa correta: Estão corretas as alternativas I e II apenas;
A2 - Leia o fragmento de texto abaixo: Com relação ao papel do Estado e sua origem existem diversas interpretações. Ao longo dos últimos séculos as explicações desenvolvidas pelos “Contratualistas” ganharam maior destaque e aceitação entre os estudiosos do tema. Marx, no final do século XIX, apresentou uma outra explicação que desde então vem igualmente influenciando muitos outros intelectuais.
I - Os Contratualistas, principalmente Hobbes e Locke, explicaram que o Estado é originário de um contrato social entre os integrantes da sociedade e sua função é atender as necessidades coletivas;
II - Na leitura de Marx, o Estado é essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas;
III - Para Marx, através da emancipação da propriedade privada em relação à comunidade, o Estado transformou-se em um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum.
Agora indique a alternativa correta: Estão corretas as alternativas I e II apenas;
A2 - Os neocontratualistas, assim como os contratualistas clássicos, também tentaram desenvolver uma teoria política que justificasse a existência do Estado, porém, com uma suposta preocupação. Assinale a principal preocupação da existência do Estado para os neocontratualistas. A preocupação com a moral e a justiça.
A2 - As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." São considerados filósofos contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau.
A1 - Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que: O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.
A3 - Conforme os estudos da aula 03, qual o período de surgimento do Estado de Bem-Estar em quase todo o mundo, porém com mais evidência nos países europeus? Assinale a sentença correta. O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele.
A3 - Conforme os estudos da aula 03, preencha as lacunas com as informações corretas. 
A partir da crise do __capitalista__, da transnacionalização da economia, da crise do __petroleo__no final da década de 1970 como fruto da ___guerra fria___e da retração da economia, abrem-se as portas para o fortalecimento das teses _____________, as quais têm como fundamento o chamado _ESTADO_ mínimo, o qual será estudado em momento oportuno. 
A3 - Conforme abordado na aula 03, analise as afirmativas que seguem, sobre o Estado de Bem-Estar Social no Brasil
I – A configuração do Estado de Bem-Estar Social em cada país é determinada pelo padrão e o nível de industrialização.
II - Nos anos de 1930 até por volta de 1970, o Brasil foi caracterizado pelo desenvolvimento da economia capitalista industrial e urbana.
III – Surge no Brasil a partir da década de 1930 uma série de políticas trabalhistas e de previdência social, fruto do trabalho do Governo de Fernando Collor de Melo.
IV- Apesar de se dizer universal, as políticas de proteção social acabavam por não beneficiar a classe média trabalhadora, a qual se deslocou cada vez mais para o atendimento de suas necessidades na área privada, em especial na área de saúde e de educação.
V – O Estado de Bem-Estar Social se consolidou no Brasil a partir da década de 1980, final do governo da ditadura militar.
Estão corretas apenas as afirmativas: II - IV - V
A2 - Conforme os estudos da aula 02, o Estado de Natureza é aquele no qual os homens exerciam, ou deveriam exercer plenamente o seu direito natural, em especial o de liberdade e o de igualdade. No Estado de Natureza não há leis fortes, apenas regras mínimas. Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( F ) No Estado de Natureza os homens estavam fadados a viver a guerra e o caos.
( F ) Estado de Natureza significa um estado com leis voltadas totalmente para as questões ambientais.
( V ) No Estado de Natureza cada um poderia fazer as suas próprias leis.
( V ) No Estado de Natureza o causador do caos era o próprio direito à liberdade.
( F ) No Estado de Natureza a Democracia é prioridade central.
A2 - As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." São considerados filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de 'Dois Tratados sobre o Governo Civil'; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.
A3 - Conforme a aula 03, ao final da década de 1980, considerado também o “fim do período da ditadura militar”, o Brasil promulga uma nova Constituição Federal, nascida nas bases dos movimentos sociais e da Sociedade Civil. Nesse contexto, tal constituição recebe o nome de: A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988
A1 - Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel chocou o meio em que vivia em seu tempo, principalmente a igreja católica. Isso porque, o autor descreveu de forma muito clara e objetiva, conselhos e orientações para que o príncipe mantenha o controle e o poder do Estado muitas vezes contrariando os princípios religiosos. Conforme as Rotas de Aprendizagem, leia as afirmativas abaixo e indique a correta:
I - Maquiavel chegou a ser intitulado na época de “filho do demônio”, sob acusações severas de negar a religião e os seus preceitos morais;
II – Em sua obra “O Príncipe” Maquiavel valoriza a interferência e soberania divina nos acontecimentos definidores do seu tempo e nas decisões do governante;
III - Nas Ciências Sociais, quando estamos nos referindo a algo sobre Nicolau Maquiavel e seus pensamentos, utilizamos o termo “maquiavélico”.
Está (ão) correta (s) II - III
A3 - Conforme os estudos da aula 03, qual o período de surgimento do Estado de Bem-Estar em quase todo o mundo, porém com mais evidência nos países europeus? Assinale a sentença correta. No periodo da Segunda Guerra Mundial
A2 - Conforme a aula 02, nos estudos do contratualista Locke, o autor Arruda (2013) nos coloca que o estado surge como uma instituição com a finalidade de: defender os interesses da população pobre e sem acesso aos bense serviços e gerar e implantar políticas sociais para a população.
A1 - Conforme a aula 01 o cientista social tem papel importante no contexto da sociedade, pois, a partir de suas análises e pesquisas, produz conhecimento a respeito: dos fenômenos, das estruturas e das relações existentes nas organizações sociais.
A1 - Conforme os estudos da aula 01, as Ciências Sociais é a área do conhecimento que mais se dedica ao estudo: Ciências Sociais é uma área científica destinada a estudar a organização das sociedades e culturas atuais. Para isso, é preciso entender suas origens e desenvolvimento, bem como as características de indivíduos e grupos.

Continue navegando