Buscar

Prova Educação e Currículo 25pts

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A relação conteúdo-método pressupõe também uma relação entre o sujeito e o objeto, uma vez que o sujeito – aluno ou professor – estabelece contato direto com o conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento é visto e entendido como o conteúdo a que o sujeito terá acesso. Dessa forma podemos afirmar que:
O currículo não é neutro, e ele poderá ser elaborado a partir dos interesses e determinado de acordo com os aspectos políticos sociais.
2 Utilizando a definição oferecida por Sacristán (1998, p. 20) sobre “o conceito de currículo como construção social que preenche a escolaridade de conteúdos e orientações”, não é possível tentar entendê-lo desvinculado dos contextos nos quais se insere, assim ele será compreendido como mecanismo por meio do qual o conhecimento é distribuído socialmente. Pensando nessa concepção de Sacristián, qual das alternativas abaixo denota o contexto apresentado?
O currículo definirá qual conhecimento é considerado válido socialmente.
3 De acordo com Frageli e Cardoso (2011, p. 24), a pedagogia brasileira é direcionada para a classe dominante, e mediante essa realidade apresentam possíveis (in)definições que associadas às relações de poder promovem e cerceiam a construção curricular no Brasil. Quais são elas?
Ideologia, Cultura e Poder.
4 O currículo escolar somente foi estudado no início do século XX. As escolas, conforme as conhecemos hoje, existem desde o século XV praticando um modelo de educação conhecido como “educação Tradicional”. Esse modelo foi utilizado pelas instituições de ensino até a década de 1960. A partir daí outras duas teorias curriculares foram desenvolvidas, dividindo a preferência entre as instituições. Segundo Silva, existem três teorias do currículo. Quais são essas teorias?
Tradicional, Crítica e Pós-Crítica.
5 As Teorias Tradicionais do Currículo foram absolutas até um determinado momento histórico. Sua orientação era formar cidadãos obedientes, para trabalhar na indústria e no comércio das sociedades, apenas com uma escolarização que lhes possibilitasse executar suas tarefas com perfeição. As Teorias Críticas do Currículo foram pensadas para proporcionar uma revolução ideológica e formar um cidadão crítico e reflexivo. A partir de que década essas teorias começaram a ser discutidas?
1960
6 As três teorias curriculares (Tradicional, Críticas e Pós-Críticas) têm um conjunto de atitudes e ações bem específicas, que as diferenciam e as embasam, formando aquilo que chamamos de características teóricas. Qual das opções de características abaixo NÃO está relacionada às Teorias Pós-Críticas do Currículo?
Ensino
7 Com base na interpretação do currículo e menos em sua construção, Paulo Freire (1971) enxergava no currículo uma construção feita por homens, mas com experiências não vividas por eles. Nesse sentido dois caminhos curriculares foram tênues, onde um é limitado à sala de aula, faz perder sua noção histórica e as possibilidades de alteração, enquanto o outro parece ter vida própria, mas não contempla os contextos sociais do aluno. Nesse sentido e com base nos argumentos acima apresentados, qual é o currículo que ignora as relações sociais entre os elementos, impedindo possíveis mudanças? Assinale a opção CORRETA.
 Currículo como fato
8 Michael Apple (2006) é um dos grandes e atuais estudiosos da temática que envolve currículo, educação e sociedade. Na visão de Apple, qual o currículo que se refere a um conjunto de experiências, vivências, atividades ou situações não explícitas no currículo formal? 
Currículo Oculto
9 Segundo os estudos de Saviani (1998), análises feitas por historiadores demonstram que, de forma geral, a noção de currículo vincula-se às questões de controle e poder. As disciplinas escolares, apresentadas no chamado currículo formal, são estipuladas a partir de negociações tensas e conflituosas e nem sempre consensuais.
 A cultura, devendo abordar e transmitir os saberes culturalmente acumulados.
10 David Paul Ausubel foi um psicólogo e educador nascido nos Estados Unidos da América no início do século passado. Desde cedo preocupou-se com a educação e com a forma como as crianças eram escolarizadas. Por isso desenvolveu uma teoria que se chama...
 
 Teoria da aprendizagem significativa.
11 Qual a principal ferramenta utilizada pelas instituições de ensino que orientam todo o planejamento escolar e tudo aquilo que servirá de base para as ações de todo o ano letivo?
 Currículo

Continue navegando