Buscar

Avaliação 1

Prévia do material em texto

1 A cultura é um fator que diferencia as motivações de indivíduos participantes de culturas distintas. Sobre a cultura, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam uma comparação entre gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gerentes tradicionais.
II- Empreendedores autônomos.
III- Empreendedores corporativos.
( II   ) Suas principais motivações são independência, oportunidade de criar e dinheiro.
( I   ) Suas principais motivações estão em busca de promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritórios, auxiliares e poder corporativo.
( III   ) Suas principais motivações são a independência e a capacidade de avançar em termos de recompensas corporativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A)  I - III - II.B)  II - III - I.C)  I - II - III.D)  II - I - III.
2 O Brasil buscou se estruturar e apoiar o empreendedorismo com diversos programas de incentivo. Em situações como a de ensino de empreendedorismo, pode até mesmo ser comparado aos Estados Unidos. Sobre esses programas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V   ) Os programas Softex e Gênesis, criados em 1990, apoiam atividades empreendedoras ligadas a softwares em universidades.
( V   ) O programa do Governo Federal, Brasil Empreendedor, buscou dar capacitação a milhões de empreendedores.
(  V  ) Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae buscam o desenvolvimento do empreendedor e melhorar seu desempenho.
( V   ) Cursos das universidades que se dedicam ao ensino do empreendedorismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - V - V.B)  V - F - V - F.C)  V - V - F - F.D)  V - V - V - V.
3 Gouvêa (2012) enfatiza que o termo empreendedorismo foi utilizado inicialmente com Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta de 1270 e 1290. A evolução do empreendedorismo foi ocorrendo pelos séculos. Com base no exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XVII.
III- Século XVIII.
IV- XIX e XX.
( I   ) Nesse período, o empreendedor era aquele que gerenciava grandes projetos com recursos do governo do país.
( II   ) Nesse período, o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar serviços.
( III   ) Nesse período, empreendedor e capitalista foram diferenciados.
( IV   ) Nesse período, os empreendedores eram confundidos com gerentes ou administradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOUVÊA, Anna Beatriz Cautela T. Empreendedorismo. Indaial: Uniasselvi, 2012.
A)  III - II - IV - I.B)  II - I - III - IV.C)  I - III - II - IV.D)  I - II - III - IV.
4 Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
( F   ) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
( F   ) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
( V   ) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A)  F - V - F - F.B)  V - F - F - V.C)  V - V - V - F.D)  F - F - F - V.
5 A definição de empreendedorismo proposta pela Harvard Business School afirma que empreendedorismo é a busca incansável por oportunidades, independentemente dos recursos disponíveis. Hashimoto (2006) complementa esta definição ao enfatizar que empreendedorismo é também a capacidade de gerar inovações independentemente dos recursos disponíveis. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Inovação.
II- Risco.
III- Autonomia.
( I   ) O papel do empreendedor não se limita a criar negócios.
( II   ) Como em investimentos financeiros, quanto maior a incerteza, maior a imprevisibilidade dos resultados.
(  III  ) O empreendedor possui autonomia para definir os objetivos, decidir sobre o uso de recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://dinheirama.com/blog/2009/07/09/marcos-hashimoto-uma-licao-de-empreendedorismo/>. Acesso em: 7 mar. 2017.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A)  I - II - III.B)  III - I - II.C)  I - III - II.D)  II - III - I.
6 Empreender, principalmente em momentos de crise, torna-se uma alternativa para muitos brasileiros, mas não basta sonhar, é preciso colocar no papel a ideia e que esta traga retorno para o empreendedor. Para colocar em prática, é preciso identificar oportunidades, criar novos negócios ou novos mercados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o empreendedorismo:
A)  Assumir riscos calculados; criar valor; identificar oportunidades.
B)  Assumir riscos; buscar informações; não criar valor.//
C)  Assumir riscos não calculados; não buscar informações; identificar oportunidades.//
D)  Assumir incertezas; aceitar o fracasso; trabalhar em equipe.
7 O processo de intraempreendedorismo acontece no ambiente interno da organização, sem ter a necessidade de criar um novo negócio. É o processo de desenvolvimento de seus colaboradores, assim é possível que os colaboradores façam com que suas ideias se realizem. Segundo Lozinsky (2010, p. 53), "Uma pessoa motivada por alcançar objetivos desafiantes pode demonstrar que seu trabalho e o de seus colegas ou subordinados representa a melhor prática". Quais são as características dos intraempreendedores?
FONTE: LOZINSKY, Sergio. Implementando empreendedorismo na sua empresa: experiências e ideias para criar uma organização empreendedora (Intrapreneurship). São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.
A)  Assumir altos riscos sozinho; trabalhar sozinho; centralizador.
B)  Realização de sonhos pessoais; ser indiferente; estilo de gerente-chefe.//
C)  Liderança; criatividade; enfrentar dificuldades.
D)  Evita trabalhar em equipe; centralizador; evita capacitação dos colaboradores.//
8 O intraempreendedorismo ocorre quando o processo empreendedor se desenvolve internamente, ou seja, dentro da organização. Dessa forma, independente do porte da organização, ela pode estimular e desenvolver ações empreendedoras com seus empregados. Com relação à geração e à retenção de profissionais intraempreendedores nas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F   ) Incentivar o intraempreendedorismo dentro da organização faz com que a empresa se torne mais burocrática e menos competitiva.
( V   ) Quando a empresa proporcionar aos seus colaboradores a oportunidade de fazer com que suas ideias se realizem, o intraempreendedorismo ganha força.
( F   ) Os intraempreendedores fazem toda a diferença dentro da organização, todavia oferecer premiações faz com que a ação empreendedora seja desestimulada.
( V   ) O estímulo ao intraempreendedorismo se concretiza quando a empresa oferece patrocínio e liberdade de ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F - F.B)  F - V - V - F.C)  F - V - F - V.D)  F - F - V - V.
9 O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos,analise as sentenças a seguir:
I- O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.//
II- O empreendedor corporativo não se preocupa com status tradicionais, almeja a independência, enquanto o gerente é mais preocupado com símbolos de status./
III- O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente./
IV- O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhoS.//
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças II e IV estão corretas.
B)  As sentenças I, III e IV estão corretas.
C)  As sentenças I e III estão corretas.
D)  As sentenças II e III estão corretas.
10Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém./
II- Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido.
III- Neste princípio, os empreendedores tratam imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
IV- Este princípio ajudará os empreendedores na maioria das novas atividades, mas particularmente ao buscar empreender e gerenciar uma empresa em um ambiente de incerteza./
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A)  As sentenças I e IV estão corretas.
B)  As sentenças II e III estão corretas.
C)  As sentenças III e IV estão corretas.
D)  As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina