Buscar

ARTE PRÉ HISTORICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTE PRÉ-HISTÓRICA
1. É provável que o homem tenha utilizado utensílios desde a sua origem. Em um determinado momento, o ser humano passa a fabricar esses instrumentos. Uma importante habilidade humana emergiu no período Paleolítico: o homem passou a associar a forma à função. Das alternativas a seguir, assinale a que representa o evento que desencadeou a associação da forma à função.
O homem associou a forma à função quando descobriu que alguns elementos, como as pedras, tinham uma forma mais conveniente do que outros e os classificou como utensílios.
2. A Pré-História corresponde a um período muito longo. As primeiras manifestações artísticas mais significativas foram produzidas no Paleolítico Superior. Os escritos de Fischer (2002) tentam explicar a origem da arte mediante algumas teorias. Eleja a opção que corresponda às teorias de Fischer (2002).
As teorias postuladas por Fischer (2002) são: teoria da necessidade inata, teoria da arte utilitária, teoria mágica ou religiosa, teoria da função expressiva, teoria mimética e teoria lúdica.
3. Quando descobertas as cavernas de Altamira (na Espanha) e Lascaux (na França), verificou-se que as imensas pinturas não se encontravam próximas às entradas, mas nas áreas mais ocultas e profundas das grutas. Os historiadores sugerem que exista um motivo especial para esse fenômeno. Qual é a suposição recorrente sobre esse fenômeno?
Quanto à localização quase inacessível das pinturas parietais encontradas nas mais importantes cavernas pré-históricas, os historiadores supõem que elas se prestavam a integrar um ritual mágico para assegurar uma caça bem-sucedida. Trata-se da teoria mágica ou religiosa.
4. A fixação do homem à terra, garantida pelo cultivo da terra e pela domesticação de animais, é uma das principais características da Revolução Neolítica. Outras habilidades e invenções paralelas se constituíram como métodos básicos para a construção arquitetônica. Das afirmativas a seguir, escolha a que classifica corretamente as invenções que impulsionaram a arquitetura do Neolítico.
A arquitetura da Pré-História é produto do período Neolítico. A fiação, a cerâmica e a tecelagem foram as invenções que permitiram a construção arquitetônica.
5. Em relação às edificações realizadas no período Neolítico, as diversas tipologias de abrigos produzidos não são consideradas arquitetura no sentido de uma arte da construção. Os mais significativos representantes da arquitetura neolítica são os conhecidos monumentos megalíticos, dentre eles, os cromlech têm maior relevância. Qual das afirmações a seguir corresponde à descrição dos cromlech?
Monumento megalítico composto de grandes blocos de pedras dispostos em círculo e que tem a função de santuário.

Continue navegando