Buscar

AV3 - Procedimentos injetáveis em biomedicina estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Assim como todo o corpo humano, a pele é composta por diferentes tipos celulares, capazes de promover as funções.  A epiderme (camada mais externa da pele), é formada por quatro tipos celulares denominados: queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel.
Disserte sobre esses tipos celulares.
Resposta esperada
Os melanócitos são células responsáveis pela produção de melanina, encarregada de promover a pigmentação na pele. São células de formato globuloso e com núcleo irregular. São encontradas no estrato espinhoso e basal da epiderme. Os queratinócitos, por sua vez, são células responsáveis pela produção de queratina (considerada uma proteína de proteção), são essas as células em maior quantidade na epiderme. Os queratinócitos passam por uma etapa conhecida como queratinização. As células de Langehans possuem forma ramificada e são encontradas com os queratinócitos por toda epiderme, em especial no estrato espinhoso. Agem auxiliando o sistema imunológico, processando antígenos cutâneos. Também possuem propriedades para desencadear reações, causando hipersensibilidade. As Células de Merkel estão localizadas principalmente no estrato basal. São conhecidas como mecanorreceptoras, por estarem em contato direto com terminações nervosas.
2
A acupuntura estética é um procedimento minimamente invasivo, utilizado no tratamento de diversas disfunções estéticas como o rejuvenescimento da pele. É uma técnica que somente pode ser realizada por profissionais devidamente habilitados em acupuntura. 
Disserte sobre a acupuntura, abordando os princípios do método e sua aplicação.
Resposta esperada
A técnica de acupuntura é pertencente à ciência da medicina tradicional chinesa, que é baseada principalmente em uma energia denominada “qi” (pronunciada como “chi”). Nessa técnica, a energia é vista como linhas, conhecidas como meridianos. As doenças/disfunções dessa forma são vistas como bloqueios nessa energia. A aplicação em si consiste na introdução de agulhas nos meridianos estimulando o sistema circulatório e linfático, promovendo o rejuvenescimento da pele. Cabe ressaltar que essas aplicações devem ser realizadas por profissionais devidamente habilitados, pois a utilização de forma incorreta pode provocar reações adversas, como perfuração de órgãos.

Continue navegando