Buscar

AS VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Usuário
	Fabiana Cristina Araújo CRUZ_EAD_Pedagogia (Licenciatura)_4A_20222
	Curso
	Diversidade Étnico-Cultural - 80h_Turma_001_092022
	Teste
	AS – Unidade VI
	Iniciado
	24/09/22 18:10
	Enviado
	24/09/22 18:26
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,68 em 0,68 pontos  
	Tempo decorrido
	15 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
· Pergunta 1
0,17 em 0,17 pontos
	
	
	
	Da tecnologia para a política, Jameson dedica parte de seu estudo ao papel desempenhado pelo Estado-nação que, segundo alguns teóricos, teria dado lugar às corporações transnacionais – conhecidas na década de 1970 apenas como multinacionais.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia com atenção as afirmativas a seguir, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    A Revolução da Informática e as novas tecnologias da informação pouco transformaram a forma de produção e organização industriais e comercialização de produtos.
II    O neoliberalismo – ou a doutrina de livre mercado – defendido para que referidas corporações pudessem operar circulando capitais em âmbito global.
III    As novas tecnologias vêm atingindo a totalidade da população mundial, em sua grande maioria incluída no dialeto digital.
IV    Ao passo do frágil discurso de “aldeia global”, temos a ascensão de partidos políticos de extrema direita, ligados muitas vezes a grupos religiosos intolerantes, políticas racistas e xenófobas, na maior parte da Europa.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
  F, V, F, V.
	
	
	
· Pergunta 2
0,17 em 0,17 pontos
	
	
	
	Sobre o atual processo de desenvolvimento, da globalização e das condições humanas existentes, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
  É preciso adotar o modelo de produção capitalista, de apoio ao mercado global e às formas atuais de produção, que vêm contribuindo para maior inserção social e cultural dos diversos povos do mundo.
	
	
	
· Pergunta 3
0,17 em 0,17 pontos
	
	
	
	O historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012) afirmava que, com a globalização, surgiu uma espécie de dissolidarização de classes, constituída pelo que classificou como “valores de um individualismo associal absoluto”.
Considerando a linha de raciocínio acima sobre individualismo e a globalização, leia com atenção as afirmativas a seguir:
I    Há um novo ciclo sistêmico do capitalismo, caracterizado pelo fenômeno da circulação global de capital, de modo a lançar luzes em seus sintomas sociais, na forma de indivíduos egocentrados.
II    As novas necessidades de manutenção do frágil e já consolidado modo de produção moldaram inéditas relações sociais, em uma espécie de isolamento em que os indivíduos se alienam da condição de classe, ou seja, de pertencerem a grupos de interesses comuns.
III    A ideologia vigente é a da solidariedade e irmandade social e cultural, de modo que a globalização foi um meio de produzir a formação de redes sociais – de maior interação social.
É FALSO o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
III, apenas.
	
	
	
· Pergunta 4
0,17 em 0,17 pontos
	
	
	
	Sintetizando a metodologia de Fredric Jameson no estudo Globalização e estratégia política, o autor elege cinco níveis a partir dos quais discorre sobre os resultados de sua análise. O primeiro nível é o tecnológico e, logo de início, o termo já evidencia um dos principais antagonismos do conceito de globalização, que supõe a totalidade de algo.
Considerando a linha de raciocínio acima, leia com atenção as afirmativas a seguir:
I    Todavia, a Revolução da Informática, para Fredric Jameson, trouxe inovações que têm servido para tornar o mundo uma aldeia global, onde a igualdade vem prevalecendo.
II    A Revolução da Informática e as novas tecnologias de informação, apesar de terem se constituído de forma irreversível na produção e organização industriais e comercialização de produtos, não atingem a totalidade da população mundial.
III    A exclusão digital produzida no bojo de um sistema que se pretende totalizante, assiste ainda à formação de um exército de analfabetos digitais, cada vez mais excluídos das relações de produção mecanizadas e de acesso restrito à mão de obra extremamente especializada.
É FALSO o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
  I, apenas.
	
	
	
Sábado, 24 de Setembro de 2022 18h26min06s BRT

Continue navegando