Buscar

psicologia comunitaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9a
	8a
	7a
	6a
	5a
	4a
	3a
	2a
	1a
	"A discriminação entre comunidade e sociedade também é ratificada pelo sociólogo Max Weber ao pensar comunidade como uma relação social construída sobre fundamentos afetivos, emotivos e tradicionais, enquanto que a sociedade, embora também tipo de relação social, estaria pautada na compensação de interesses por motivos racionais numa espécie de acordo estabelecido entre seus integrantes por meio de manifestações recíprocas". (Carvalho, 2006, p. 111).
Fonte: CARVALHO, V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário. Rio de Janeiro: WAK, 2006.
Considerando a leitura e reflexão do texto acima, marque a alternativa correta.
	
	
	 Certo
	Existem diferenças significativas entre uma comunidade e uma sociedade segundo Max Weber especialmente no que se refere à densidade das relações sociais construídas nesses espaços.
	Na psicologia comunitária trabalhamos com alguns conceitos importantes, entre eles o de "empoderamento".
Assinale a alternativa que descreva corretamente esse conceito.
	
	
	
	O empoderamento é a capacidade do indivíduo conquistar sua liberdade individual através do ensino superior.
	 Certo
	O empoderamento é a capacidade do indivíduo em alcançar a libertação do estado de subordinação através da sua própria ação ativa.
	Leia o trecho abaixo:
Vamos juntando, ligando qualidades, características valorativas a determinadas pessoas ou coisas. Esses estereótipos, quando negativos, criam e sustentam as relações de dominação. Começa-se a dizer, por exemplo, que as mulheres são mais ''afetivas'', que não possuem tanto poder de decisão, de realização (se for usada a expressão em inglês, ''achievement motive'', impressiona mais...). A partir daí fica fácil pagar às apenas 60% do que se paga aos homens, como nos dizem as estatísticas. A expropriação econômica está baseada num estereótipo ideológico. O mesmo acontece com os negros. Primeiramente se diz que os negros são mais alegres, gostam de festa, não gostam muito de trabalhar (outra maneira de dizer que são preguiçosos) etc. Daí para se pagar, então, apenas 70% do que se paga aos brancos, como também comprovam as estatísticas, e apenas um passo. E assim por diante. GUARESCHI, Pedrinho A. Relações de Dominação, Relações Comunitárias. In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Psicologia social comunitária: Da solidariedade à autonomia. Editora Vozes Limitada, 1996
Tomado com referência o trecho acima, avalie as afirmações a seguir.
I - Juízos de valor, discriminações, estereótipos e preconceitos são exemplos práticos de como as ideologias operam na produção de definições limitadas da realidade
II - As ideologias são sempre construções muito bem fundamentadas que estereotipam a experiência cotidiana
III - As ideologias não possuem um efeito muito forte na organização das relações sociais, justamente, porque são falsas.
É o correto apenas o que se afirma em:
	
	
	 Certo
	I
	A redução de danos é uma estratégia psicossocial de promoção de saúde respaldada pelo saber científico e ético. Nesta perspectiva não existe uma visão moralizante sobre o uso de drogas, cabendo ao usuário construir suas perspectivas a partir de suas experiências, sem o uso da culpa como ¿terapêutica¿. O indivíduo é visto para além do uso de entorpecentes, a droga não é o definidor daquele sujeito nem deve ser o tema central e constante das intervenções.
Sobre a estratégia de redução de danos, leia as afirmativas:
 
I- É importante frisar o tempo todo os efeitos nocivos das drogas no organismo para que haja conscientização do usuário de que deve parar.
II- Não se pode chegar com um saber pronto, é preciso vincular-se com os usuários e entender a história de cada um, sendo o usuário o protagonista desta narrativa.
III - O psicólogo deve desenvolver o trabalho com base na espiritualidade: o indivíduo deve perceber que se conectará mais com os deuses se parar de usar, assim como os deuses lhe darão forças para libertar-se.
IV- Para a estratégia de redução de danos há nuances e formas de construir saúde que estão entre a destrutividade total pela dependência e a internação com a suspensão total.
 
Sobre a redução de danos, estão corretas as assertivas:
	
	
	 Certo
	II e IV, apenas.
	A problemática da comunidade como práxis supõe um modo de pesquisar diferenciado que é marcado na qual o pesquisador é um ator social que interage com os outros participantes, atores sociais, todos os sujeitos do processo construindo um convívio singular entre teoria e prática. A pesquisa com comunidade, baseada numa compreensão sedimentada na convivência, no trabalho em comum exige um tipo de envolvimento afetivo, de comprometimento e entrega que não se adequa as formas clássicas da metodologia clássica cartesiana de se fazer pesquisa. Não se trata apenas de estudar a distância, ou de recriar situações me laboratório, mas de intervir e se implicar a fim de melhor interagir com a comunidade e conhecer com a mesma formas de melhor resolver os problemas e desafios comunitários (Ozório, 2007). Kurt Lewin foi um dos pioneiros no âmbito da Psicologia Social ao propor uma metodologia de pesquisa que conjugasse essas possibilidades em prol do alcance de objetivos bem delimitados através do planejamento, experimentação e avaliação que muito se adequou aquilo que os Psicólogos comunitários estavam procurando.
OZORIO, L. Perspectivas da pesquisa comunitária: comunidade como práxis e seus diálogos com as histórias orais de vida. In: Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2007.
 
Marque a alternativa que apresenta esse tipo de pesquisa.
	
	
	 Certo
	Pesquisa-ação.
	Sobre a atuação ética, o psicólogo que enxerga os valores que permeiam uma comunidade e seus indivíduo estão cientes de valores para montar processos e metodologias adequadas para cada situação, sem deixar que seus próprios valores interfiram negativamente no trabalho a ser elaborado.
Sobre a metodologia no trabalho do psicólogo, marque a alternativa correta.
	
	
	 Certo
	A metodologia serve de suporte ao psicólogo, ajudando-o a traçar um caminho seguro com base na ciência e ajuda no desenvolvimento de estratégias de ação.
	Leia o trecho abaixo:
Como já dissemos, a formulação original das políticas de saúde e assistência é fruto de uma história de lutas, montagens e desmontagens. No entanto, reconhecemos que o mínimo de estabilidade daquilo que propõem os documentos normativos depende de certas condições de possibilidade. Não podemos desvincular estas condições do momento histórico e político no qual elas surgiram de forma mais potente: no país pós-ditadura, que se esforçava pelo estabelecimento de suas bases democráticas. Entretanto, o que se seguiu foi uma intensa luta, que se dá ainda nos dias de hoje, para que essas bases de fato se consolidem. MARQUES, Camilla Fernandes et al. O que significa o desmonte? Desmonte do que e para quem?. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019.
De acordo com o trecho acima, é possível afirmar que:
	
	
	 Certo
	As políticas públicas não são dispositivos, apenas, tecnicistas porque apresentam relação com a história política do país.
	Em linhas gerais, políticas públicas são as decisões de um governo de como resolver demandas e problemas de grande relevância social e a definição dos mecanismos para execução dessas decisões. Sobre políticas públicas observe as ações abaixo:
I- Bolsa Família/Auxílio Brasil
II- Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família)
III- Uso de nome social por pessoas transexuais
IV- Inclusão de pessoas com deficiência
São consideradas políticas públicas os itens:
	
	
	 Certo
	I, II, III e IV
	"Os efeitos psicossociais do racismo não são restritos a questão pessoal, posto que o contágio do sofrimento seja igualmente determinante se dentre os vínculos alguém é atingido(a)".
SILVA, J. Dimensões da Psicologia Social Comunitária diante das questões étnico-raciais. In: Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.38, n. 1, p. 63-80, 2017.
O texto acima destaca os efeitos do racismo  que devido aos vínculos criados não se restringem apenas a pessoa diretamente atingida pelo preconceito, mas para todos aqueles  que têm vínculos com o  atingido.  Considerando essa situação em uma comunidade, a Psicologia Comunitária pode atuar no sentido de:
	
	
	 Certo
	Conscientizar e sensibilizar comunidade sobre os males do preconceito e o quanto este tipo de prática pode  minar a dinâmica comunitária uma vez que direta ou indiretamente todos são atingidos.
	A psicologia comunitária está vinculada com as classes populares e a necessidade de desenvolver uma consciência em comunidade. Ou seja, diretamente ligada à necessidade de um contato constante com o passado, sob uma perspectiva de poder desenvolver uma consciência social. Para que a comunidade desenvolva a consciência de seus problemas e daquilo que gera limitações, é necessário o conhecimento da
	
	
	 Certo
	História da própria comunidade.

Outros materiais