Buscar

LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL, PROCESSO DISCIPLINAR E RESPONSABILIDADE DE CONTADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL, PROCESSO DISCIPLINAR E RESPONSABILIDADE DE CONTADOR
	
		1.
		Conforme o Art. 3º da Resolução CFC Nº 1.612/2021, "os Conselhos de Contabilidade são organizados e dirigidos pelos próprios profissionais da contabilidade e mantidos por estes e pelas organizações contábeis".
Sobre a composição, eleição e mandato dos Conselhos, podemos afirmar que:
	
	
	
	· Os representantes do Conselho Federal de Contabilidade serão eleitos para mandatos de dois anos.
	
	
	· Não é permitida a participação de técnicos em contabilidade nos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.
	
	
	· O cargo de conselheiro é de exercício gratuito e obrigatório, e será considerado serviço relevante.
	
	
	· Os Conselhos de Contabilidade são organizados e dirigidos por contadores e técnicos em contabilidade vinculados a órgãos da administração pública direta.
	
	
	· O Conselho Federal de Contabilidade será constituído por três representantes efetivos de cada CRC.
	
		Explicação: A resposta correta é: O cargo de conselheiro é de exercício gratuito e obrigatório, e será considerado serviço relevante.
	 
		
	
		2.
		) O Decreto-Lei Nº 9.295/1946 criou o Conselho Federal de Contabilidade, bem como define as atribuições do contador e do guarda-livros, e dá outras providências. Essa legislação sofreu algumas alterações posteriormente. Considerando essa legislação e suas alterações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Um contador não deve exercer trabalho de perícias extrajudiciais, uma vez que essa atividade não pode ser considerada como um trabalho técnico de contabilidade.
( ) Um contador, que está registrado no Conselho Regional Contabilidade de Minas Gerais, mudou-se de domicílio e passou a exercer a profissão no Estado de São Paulo. Em tal caso, esse profissional atenderá os preceitos do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.
( ) Para manter a unidade de ação, o Conselho Federal de Contabilidade deve aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Regionais, podendo alterar o que entender necessário.
A sequência está CORRETA em:
	
	
	
	· V, F, V.
	
	
	· F, F, F.
	
	
	· F, V, V.
	
	
	· V, F, F.
	
	
	· F, V, F.
	
		Explicação: A resposta correta é: F, V, V.
	 
		
	
		3.
		A NBC PG 100 (R1) também traz considerações para trabalhos de auditoria, de revisão e de outros trabalhos de asseguração. Sobre elas, NÃO podemos afirmar que:
	
	
	
	· As normas internacionais de independência exigem que os contadores que prestam serviços (contadores externos) sejam independentes ao realizar trabalhos de auditoria, de revisão e de outros trabalhos de asseguração.
	
	
	· A independência está relacionada com os princípios fundamentais de objetividade e de integridade e compreende: independência de pensamento e aparência de independência.
	
	
	· A estrutura conceitual para identificar, avaliar e tratar as ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais se aplica da mesma forma ao cumprimento dos requisitos de independência.
	
	
	· As categorias de ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais de ética também são as categorias de ameaças ao cumprimento dos requisitos de independência.
	
	
	· Nos termos das normas de auditoria, de revisão e de outras normas de asseguração, os contadores que prestam serviços (contadores externos) devem evitar o ceticismo profissional no planejamento e condução de trabalhos de auditoria, de revisão e de outros trabalhos de asseguração.
		Explicação: A resposta correta é: Nos termos das normas de auditoria, de revisão e de outras normas de asseguração, os contadores que prestam serviços (contadores externos) devem evitar o ceticismo profissional no planejamento e condução de trabalhos de auditoria, de revisão e de outros trabalhos de asseguração.
	 
		
	
		4.
		O CFC possui suas competências estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 9.295/1946 e a Resolução CFC Nº 1.612/2021 traz mais detalhes sobre estas atribuições.
Considerando o estabelecido nessas normas, NÃO podemos dizer que são competências do CFC:
	
	
	
	· Examinar e julgar as contas do CFC e dos CRCs.
	
	
	· Regular sobre o Programa de Revisão Externa de Qualidade dos Auditores Independentes.
	
	
	· Exercer a função normativa superior, baixando os atos necessários à interpretação e execução desse regulamento e à disciplina e fiscalização do exercício profissional.
	
	
	· Funcionar como Tribunal Regional de Ética e Disciplina.
	
	
	· Dispor sobre o juramento para ingresso na profissão.
	
		Explicação: A resposta correta é: Funcionar como Tribunal Regional de Ética e Disciplina.
	
	
	 
		
	
		5.
		A NBC PG 100 (R1) orienta o profissional da contabilidade a aplicar a estrutura conceitual para identificar, avaliar e tratar as ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais de ética.
Com base nesse instrumento, analise as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA:
	
	
	
	· O teste do terceiro informado e prudente consiste em avaliar se as mesmas conclusões seriam obtidas por outro profissional da contabilidade.
	
	
	· Há casos em que a aplicação de salvaguardas é capaz de reduzir as ameaças a um nível aceitável, não sendo obrigatória a recusa do trabalho nestas circunstâncias.
	
	
	· Ameaça de familiaridade constitui na prestação de serviços a pessoas da mesma família.
	
	
	· Sempre que detectar ameaça aos princípios fundamentais, o profissional deverá recusar o trabalho e oferecer denúncia aos órgãos competentes.
	
	
	· Novas informações ou fatos não afetam na eliminação de ameaças, sendo obrigatória a recusa do trabalho diante dessa situação.
	
		Explicação: A resposta correta é: Há casos em que a aplicação de salvaguardas é capaz de reduzir as ameaças a um nível aceitável, não sendo obrigatória a recusa do trabalho nestas circunstâncias.
	
	
	 
		
	
		6.
		O Presidente do CRC estará sujeito a penalidades caso não cumpra ou não faça cumprir as obrigações estabelecidas no Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade ou tenha suas contas julgadas regulares com ressalva ou irregulares. Dentre as penalidades previstas no § 1º do artigo 21 da Resolução CFC Nº 1.612/2021, NÃO podemos citar:
	
	
	
	· Restituição do valor do prejuízo apurado.
	
	
	· Censura pública.
	
	
	· Destituição da função de Presidente.
	
	
	· Suspensão por até 60 (sessenta dias).
	
	
	· Advertência escrita e reservada.
	
		Explicação: A resposta correta é: Censura pública.
	
	
	 
		
	
		7.
		A legislação estabelece atribuições privativas dos profissionais da contabilidade, permitidas apenas aos contadores e técnicos em contabilidade exercê-las, e atividades compartilhadas, que não são prerrogativas exclusivas destes, mas podem ser por eles exercidas.
Nesse sentido, podemos dizer que são prerrogativas exclusivas dos profissionais de contabilidade, EXCETO:
	
	
	
	· Conciliações de contas.
	
	
	· Planejamento tributário.
	
	
	· Avaliação dos fundos de comércio.
	
	
	· Organização e operação dos sistemas de controle interno.
	
	
	· Abertura e encerramento de escritas contábeis.
	
		Explicação: A resposta correta é: Planejamento tributário.
	
	 
		
	
		8.
		A legislação profissional contábil tem o importante papel de regulamentação, a fim de prevenir que pessoas não habilitadas exerçam as prerrogativas profissionais.
	
	
	
	· Os profissionais contábeis dos órgãos da administração pública fundacional são dispensados de registro no CRC.
	
	
	· Entende-se por exercício da profissão contábil somente as atividades que exigem a assinatura do profissional da Contabilidade para quaisquer fins legais.
	
	
	· A escrituração contábil é atividade exclusiva de pessoa física ou jurídica legalizada perante o CRC.
	
	
	· O contabilista não pode exercer as suas atividades na condição de autônomo.
	
	
	· Técnico em contabilidade é o profissional graduado em curso superior de CiênciasContábeis e com registro nessa categoria em CRC.
	
		Explicação: A resposta correta é: A escrituração contábil é atividade exclusiva de pessoa física ou jurídica legalizada perante o CRC.
	
	 
		
	
		9.
		Analise as afirmativas correlatas a seguir:
I. "A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo, mas acaba não sendo revertida para a população sob forma de bons serviços públicos e melhoria de qualidade de vida. Considerando tal fato, é viável e aceitável que os clientes sejam orientados a reduzir seu gasto tributário, seja pela postergação do pagamento de tributos ou por sua sonegação."
PORQUE
II. "É dever do contador exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais."
É CORRETO afirmar que:
	
	
	
	· As duas afirmativas estão incorretas.
	
	
	· As duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	· As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	
	· A primeira afirmativa está incorreta e a segunda, correta.
	
	
	· A primeira afirmativa está correta e a segunda, incorreta.
	
		Explicação: A resposta correta é: A primeira afirmativa está incorreta e a segunda, correta.
	
	 
		
	
		10.
		Considerando os deveres, permissões e vedações impostos ao profissional contábil no Código de Ética Profissional do Contador, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	· É permitido ao profissional contábil explorar serviços contábeis, em organização contábil, sem registro regular em Conselho Regional de Contabilidade, desde que comprove sua aprovação no Exame de Suficiência.
	
	
	· É vedado ao profissional contábil transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional.
	
	
	· O contador pode prejudicar interesse confiado a sua responsabilidade profissional, desde que culposamente.
	
	
	· É vedado ao profissional contábil exercer a profissão, quando impedido, inclusive quando for procurador de seu cliente, mesmo que com poderes específicos, dentro das prerrogativas profissionais.
	
	
	· É dever do profissional contábil reter livros, papéis ou documentos, inclusive arquivos eletrônicos, comprovadamente confiados à sua guarda, quando da finalidade de forçar o contratante a cumprir suas obrigações contratuais com o profissional da contabilidade
	
		Explicação: A resposta correta é: É vedado ao profissional contábil exercer a profissão, quando impedido, inclusive quando for procurador de seu cliente, mesmo que com poderes específicos, dentro das prerrogativas profissionais.

Continue navegando