Buscar

exercicio conhecimento Planejamento Social e Terceiro Setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
“O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, é uma agenda política ampla, que tem como desafio aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações da sociedade civil (OSCs) e suas relações de parceria com o Estado.”
Texto completo em: https://mapaosc.ipea.gov.br/post/83/entenda-o-mrosc-marco-regulatorio-das-organizacoes-da-sociedade-civil#:~:text=O%20Marco%20Regulat%C3%B3rio%20das%20Organiza%C3%A7%C3%B5es,de%20parceria%20com%20o%20Estado.
Com base em seus estudos sobre o Terceiro Setor e o MROSC, analise as afirmações abaixo:
1. O novo Marco regulatório estabeleceu regras para o repasse de verbas públicas para as entidades que compõe o Terceiro Setor. 
2. Estimulou as organizações para que tenham práticas independentes em interface com a sociedade bem como estabeleçam critérios mais burocráticos na destinação de recursos públicos, buscando transparência.
3. Excluiu os métodos de fiscalização após a contratação, estabelecendo relação de confiança com as organizações. 
Ocultar opções de resposta 
4. Incorreta: 
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
5. Apenas as afirmações II e III estão corretas
6. Apenas as afirmações I e III estão corretas
7. As afirmações I, II e III estão corretas.
Resposta correta
8. Apenas a afirmação II está correta.
Comentários
A resposta é - As afirmações I, II e III estão corretas.. Os estudantes poderão conferir no capítulo 8 do livro da disciplina. A afirmação III é falsa. O MROSC estabele formas específicas de fiscalização após contratação, visando a proteção da prestação de serviços ao poder público. 
2. Pergunta 2
Na sociedade atual, projetos sociais ocupam um espaço de enorme importância, considerando-se as lacunas deixadas pelo Estado, ao praticar ideias neoliberais. Para a composição destes projetos, algumas etapas são essenciais, sendo elas:
1. Ideia
2. Elaboração
3. Realização 
4. Conclusão
5. Avaliação dos Resultados
6. Financiamento do poder público
Mostrar opções de resposta 
Comentários
A resposta correta é: As afirmações I, II, III, IV, e V são as principais etapas para o desenvolvimento de um projeto social Os estudantes deverão verificar o capítulo 3 do livro da disciplina. A afirmação VI é falsa – nem sempre o financiamento de um projeto virá do poder público. 
3. Pergunta 3
O financiamento no Terceiro Setor continua sendo um dos principais desafios que as organizações enfrentam. Mesmo que a finalidade seja “sem fins lucrativos” a necessidade de recursos para a realização das atividades é imprescindível. Dessa forma, com base em seus estudos, analise as afirmações abaixo e verificando quais são fontes de captação de recursos para as instituições e organizações:
1. Simpatizantes, membros filiados à organização e público em geral.
2. Empresas “doadoras” ou fundações de filantropia empresarial
3. Atividades comerciais, vendas de serviços.
4. Instituições estrangeiras.
5. Recursos governamentais.
Mostrar opções de resposta 
Comentários
A resposta correta é As afirmações I, II, III, IV e V são formas de financiamento para o Terceiro Setor. O estudante deverá conferir no capítulo 8, do livro da disciplina. O Terceiro Setor é reconhecido por compor entidades e organizações que não têm fins econômicos, contudo precisam de recursos para a oferta de suas atividades. E entender as fontes de recursos dessas organizações é importante para conhecer suas estruturas de funcionamento. As estruturas e as estratégias de mobilização de recursos podem ocorrer também a partir de venda de produtos, organização de eventos, produção de materiais, contratos de prestação de serviços, entre outras opções. Também podem se valer de doações e recebimentos de deduções de impostos de renda de pessoas físicas e jurídicas. Os financiadores em prioridade (em maior montante) são agências de fomento, recursos públicos e setor privado. As diversas formas de captação de recursos são um dos caminhos encontrados para a sobrevivência das organizações sociais e envolvem a justificativa de capilarização das ações.
4. Pergunta 4
As _____________ são entidades com características específicas. Não têm fins lucrativos, têm caráter público, porém são privadas, não pertencendo ao aparelho do Estado. São institucionalizadas, ou seja, são legalmente instituídas, dependem de recursos públicos e têm relação com ações voluntárias. 
Mostrar opções de resposta 
Comentários
A resposta correta é OSC’s - Organizações da Sociedade Civil. Os estudantes deverão observar o capítulo 10 do livro da disciplina. A ONU define as OSC’s da seguinte maneira: 1. Privadas, não integrantes, portanto, do aparelho de Estado. 2. Sem fins lucrativos, isso é, organizações que não distribuem eventuais excedentes entre os proprietários ou diretores e que não possuem como razão primeira de existência a geração de lucros – podendo até gerá-los, desde que aplicados nas atividades fins. 3. Institucionalizadas, isto é, legalmente constituídas. 4. Autoadministradas ou capazes de gerenciar suas próprias atividades. 5. Voluntárias, na medida em que podem ser constituídas livremente por qualquer grupo de pessoas, isto é, a atividade de associação ou de fundação da entidade é livremente decidida pelos sócios ou fundadores. (PEREIRA; ANDRADE, 2021, p. 06)
5. Pergunta 5
A atuação do Serviço Social dentro do Terceiro Setor pode ser analisada sob o aspecto da contradição nesta intervenção. Contudo, na prática, sabemos que as organizações oferecem diversas oportunidades para os profissionais, por isso exigindo-se a formação crítica da realidade social. 
 Considerando seus estudos sobre o tema, selecione abaixo qual opção NÃO é uma ação para o Serviço Social dentro do Terceiro Setor:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
A resposta da questão é Fiscalização e emissão de multa Os estudantes poderão conferir no capítulo 9 do livro da disciplina. O assistente social não tem o poder de emissão de multa. A fiscalização pode acontecer a depender do ramo da organização.

Outros materiais