Buscar

Avaliação I - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-A análise do balanço patrimonial é de interesse para vários usuários internos à organização, gestores e acionistas, assim como usuários externos, fornecedores, instituições financeiras, investidores e o governo. Todos eles procuram identificar algumas informações de interesse, tais como capacidade de investimentos, liquidez, endividamento, entre outras. Sobre esses usuários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Para os fornecedores, seu interesse é observar a capacidade de pagamento, seu foco é a concessão de crédito em termos de volume e prazos para realizar vendas a prazo ao cliente, neste caso, a empresa sujeita à análise. 
( ) Para os investidores, seu interesse é observar a capacidade de gerar retorno positivo do valor da empresa ou de algum projeto da empresa que precise de investimento.
( ) Para o governo, seu foco, entre outros, é analisar a estrutura financeira da empresa, especialmente a liquidez deste, caso ela deseje participar em licitações públicas.
( ) Para o governo, seu foco, entre outros, é a análise econômica por atividade setorial e/ou setor econômico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - V. 
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.
 
2-Na análise do balanço patrimonial existem três níveis de aprofundamento: o introdutório, o intermediário e o avançado. Para uma análise bem fundamentada, é necessário ir se aprofundando à medida que vai se avançando nessas três fases. Sobre a última fase, nível avançado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
 ( ) A análise Du Pont faz parte deste nível, pois aqui se observa a produtividade gerada em função às variações de retorno do investimento por meio da margem versus o giro.
( ) A análise da Demonstração do Valor Agregado faz parte deste nível, pois ela faz uma avaliação da capacidade de gerar riqueza e sua distribuição entre empregados, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros.
( ) A análise das variações de fluxo econômico versus operacional faz parte deste nível, ele pondera a capacidade de gerar caixa em função do financiamento versus o meramente operacional.
( ) A análise das projeções das Demonstrações Contábeis faz parte deste nível, pois as empresas e/ou investidores muitas vezes precisam projetar a situação da empresa daqui alguns anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.
3-Os investimentos das empresas em bens duráveis são registrados no ativo realizável no longo prazo, esses bens são conhecidos como bens de capital, tais como veículos, equipamento industrial, maquinaria pesada etc. Salvo a sua manutenção e gasto da apólice de seguros, esses ativos não geram saída de caixa durante a vida útil deles, mas as empresas reconhecem seu desgaste como um gasto. Sobre o reconhecimento desse desgaste de uso dos bens de capital registrados no ativo fixo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Em função da análise de geração valor do ativo fixo se determinará a vida útil deste, fazendo, assim, o registro de desgaste deste na conta de ativo, na denominação "Depreciação Acumulativa".
B - Esse desgaste é reconhecido como a depreciação é registrada no ativo só ao final da vida útil deste e, à medida que vai acontecendo o desgaste, deve-se fazer o registro deste custo para fins de determinação de reposição do ativo no Balanço Patrimonial.
C - As empresas com a finalidade de garantir uma reserva técnica para reposição dos bens de capital ao final de sua vida útil, aplicam o gasto da depreciação programada na DRE e assim vai se apropriando valores desse desgaste.
D - Para fins de fazer uma reserva técnica de reposição do ativo ao final de sua vida útil, deve-se levar em consideração o princípio da geração valor do ativo, ou seja, qual a porcentagem de desgaste deste, para, assim, fazer o registro no Balanço Patrimonial.
4 - Na análise de rentabilidade, geração de liquidez e solvência das empresas existem diversos índices que procuram determinar esses elementos de avaliação. No entanto, nos últimos anos vêm se utilizando ferramentas de interpretação mais específicas que focam na capacidade de "geração valor" dos negócios, isso se consegue por meio da ferramenta Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Considerando a ferramenta DVA, assinale a alternativa CORRETA:
A – A DVA tem como objetivo demonstrar qual a capacidade de gerar valor de uma empresa; isto é feito por meio de relatórios de produção, principalmente.
B - Os dados para analisar a DVA vêm da Demonstração do Resultado do Exercício - DRE -, neste sentido, a base de análise da DVA se origina como Princípio da Competência.
C - Os dados para analisar a DVA vêm da Demonstração do Resultado do Exercício - DRE -, neste sentido, a base de análise da DVA se origina como Princípio da Geração de Caixa.
D - A DVA pode ser enxergado como a relação de custos versus os benefícios gerados vindos das vendas executadas, levando em consideração os custos e o valor dos investimentos realizados.
5- Na análise de liquidez, há algumas maneiras de interpretar as contas do Balanço Patrimonial. A observação da liquidez é a primeira análise a se observar, uma empresa consegue segurar prejuízos temporais, mas muitas vezes crises de liquidez "temporais" podem levar à falência negócios com muito potencial. Analogicamente, o giro da liquidez para uma empresa é como o oxigênio dando energia a nossas células graças aos latidos do coração, ele é vital para nos manter vivos, da mesma forma é a liquidez para as empresas. Sobre as contas do Balanço Patrimonial que permitem nos dar um primeiro olhar da liquidez das empresas, analise as sentenças a seguir:
I- O índice de Liquidez Geral (LG) tem a função de indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo.
II- A relação entre ativo circulante e passivo circulante permite apurar o índice de liquidez corrente, se for maior que um, a empresa possui ativo circulante suficiente para cumprir todas suas obrigações com terceiros, isto é, que não sejam os acionistas da empresa. 
III- O Índice de Liquidez Imediata (LI) tem a sua função de observar a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo por meio de disponibilidade imediata, isto é, ativo circulante de rápida conversão em dinheiro disponível.
IV- O índice de liquidez seca (LS) é semelhante à Liquidez Corrente (LC), mas, neste caso, se desconsidera os estoques com o intuito de excluir da capacidade de gerar caixa ao ativo circulante que mais demora em se converter em caixa. Assinale a alternativa CORRETA:
A- Somente a sentença IV está correta.
B - Somente a sentença IV está correta.
C - As sentenças II, III e IV estão corretas.
D- As sentenças I, III e IV estão corretas.
6- A geração de lucro das empresas pode ser analisada em vários ângulos, mas em termos de rendimentos o foco de qualquer pessoa interessada na rentabilidade de uma empresa é observando a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Essa análise de desempenho começa a partir dos dados de vendas e vai até a geração de lucro líquido, conhecido como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Sobre o DRE, assinale a alternativa CORRETA:
A - O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) compreende os custos de operações quando se trata de empresas comerciais, que é deduzido da receita bruta.
B - É feita de forma horizontal, ou seja, das despesas subtraem-se às receitas, inferindo o lucro ou o prejuízo.
C - Na DRE fica registrado os impostos sobre o lucro, se obtendo o lucro líquido do período. Fica registrado os impostos sobre vendas, tais como: ICMS, IPI, PIS e COFINS.
D - Na composição da DRE, obrigatoriamente, deverá constar: Receita Operacional Bruta, Receita Operacional Líquida, Patrimônio da Empresa e a Razão entre mão de obra direta e indireta.
7- O Balanço Patrimonial de qualquer empresa mostra à direita as contas do Ativo e à esquerda as contas do Passivo. O Passivo está estruturado em PassivoCirculante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido. Entre o Total do Ativo e o Total do Passivo deve existir sempre uma dinâmica que consiga manter o equilíbrio entre esses dois grandes grupos de contas. Sobre essa dinâmica, analise as sentenças a seguir:
I- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor negativo, logo, isso mostra que há prejuízo na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido.
II- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor positivo, logo, isso mostra que há lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido. 
III- Somando o Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos teremos sempre o resultado 0 (ZERO). Isso acontece independente de que haja prejuízo ou lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). 
IV- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for ZERO, logo, isso mostra que há lucro ZERO na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), não devendo ajustar isso no Patrimônio Líquido. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE DA IMAGEM: http://blog.dominusauditoria.com.br/contabilidade/balanco-patrimonial-e-a-importancia-para-a-transparencia-contabil/attachment/ativo-passivo-balanco-dominus-custom. Acesso em: 8 out. 2019.
A- As sentenças I, II e IV estão corretas.
B- As sentenças II e III estão corretas. 
C - Somente a sentença III está correta.
D - Somente a sentença I está correta.
8-A Demonstração do Valor Adicionado - DVA - de uma empresa tem como objetivo evidenciar a riqueza que vem gerando durante um determinado período, analisando de que forma essa riqueza foi distribuída entre: funcionários, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros. A DVA pode ser enxergada como custos que vão gerando e renumerando os fatores de produção (trabalho, bens de capital, capacidade tecnológica etc.). Sobre a DVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A depreciação dos bens de capital deve ser considerada como geradora de valor neutro, pois não acrescenta nem saída de recursos nem aumenta a entrada destes.
( ) As receitas financeiras não representam geração de riqueza própria, elas refletem remuneração de capital aplicado em terceiros. 
( ) As receitas vindas de participações societárias não representam geração de riqueza própria, elas refletem renumeração de transferências. 
( ) A DVA representa a riqueza operacional distribuída para os acionistas, investidores, capitais de terceiros, empregados e o governo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- V - V - V - V.
B - F - V - V - F.
C – V - F - F - V.
D - F - V - V - V.
9- As demonstrações contábeis obedecem a padronizações definidas por normas e, também, baseadas em princípios que estruturam o Balanço Patrimonial das empresas. Disso advém que todas as contas são classificadas em grupos numa sistemática bem definida. Sobre o Balanço Patrimonial, quais são as contas representativas componentes do grupo "Passivo Circulante"?
A- De saldos de obrigações a pagar de: impostos, salários, fornecedores, vencimentos de curto prazo de capital de terceiros, entre outros passivos.
B - De saldos de disponibilidades (caixa, bancos, aplicações financeiras), os créditos de curto prazo, os estoques.
C - De saldos a serem pagos (caixa, bancos, aplicações financeiras), o saldo existente entre o estoque físico e contas a pagar - conhecido como sobras sobre o passivo.
D - De saldos de obrigações a pagar de: impostos, salários, fornecedores, vencimentos de curto prazo de capital próprio, entre outros passivos.
10- O ser humano vive atualmente na era da informação, em que a competitividade das organizações está diretamente ligada à capacidade de interpretar as variáveis do mundo corporativo. Para isso, é preciso desenvolver a habilidade de análise de dados, e essa análise precisa ser compatível com a velocidade das mudanças e fundamentalmente assertiva. Sobre esse tema, analise as seguintes afirmativas: 
I- As demonstrações contábeis se inserem nesse contexto, visto que se tornam, em muitos casos, imprescindíveis para a correta análise dos números da empresa para a tomada de decisão. 
II- As demonstrações contábeis são particulares de cada empresa ou empreendimento, ou seja, cada empresa desenvolve o seu método de análise, sendo irrelevante o estudo de sua padronização. 
III- Para que a análise contábil corrobore para uma correta tomada de decisão, são utilizadas técnicas de demonstrações, que são baseadas em índices, ou nas chamadas análises vertical ou horizontal. 
IV- Uma das limitações da análise de demonstração contábil diz respeito à sua abrangência limitada: em suma, ela se aplica somente à esfera financeira, não levando em conta os aspectos econômicos e patrimoniais do empreendimento. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A- Somente a afirmativa I está correta.
B - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I e III estão corretas.
D - As afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais