Buscar

205

Prévia do material em texto

205) O documento Decade of healthy ageing: baseline report, da Organização Mundial da Saúde, salienta que a otimização da habilidade funcional é chave para o envelhecimento saudável. Em relação à atenção à saúde da pessoa idosa, assinale a alternativa correta. 
A-O envelhecimento saudável é conceituado pela Organização Mundial da Saúde como um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida.
B-As quedas são um importante problema para a pessoa idosa, haja vista a suscetibilidade a lesões. Fatores de risco intrínsecos para as quedas incluem alterações fisiológicas relacionadas à idade, reações adversas aos medicamentos e fatores relacionados ao ambiente.
C-O envelhecimento ativo e saudável não é uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, de 2006.
D-No Sistema Único de Saúde, a atenção básica deve realizar uma avaliação global da saúde da pessoa idosa. Um dos instrumentos que pode auxiliar nessa avaliação é a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Entretanto, esse instrumento não é útil para o fisioterapeuta, pois não tem informações sobre atividades de vida diária.
E-O suporte familiar e social não precisa ser incluído na avaliação do idoso pelo fisioterapeuta, pois deve se focar apenas na saúde do idoso.

Continue navegando