Buscar

Gabarito da AD2 Corpo Humano II (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
2a. Avaliação a Distância – AD2 - 2023/2
Disciplina: Corpo Humano II
Coordenadora: Profa. Marisa Dreyer Breitenbach
Nome: ________________________________________________________________
Polo: _________________________________________________________________
Essa avaliação envolve o Sistema Endócrino 
1) A hipófise é considerada a glândula mestra por regular várias outras glândulas no organismo, como a tiroide, as adrenais, ovários e testículos. Contudo ela também sofre várias regulações, sobretudo pelo hipotálamo. Descreva quais os hormônios que são produzidos pela hipófise e como se ocorre suas regulações?
A hipófise anterior é produtora de hormônios através de suas diferentes células, como seguem:
I) Células tireotróficas - produzem TSH. Este é regulado pelo estímulo do TRH hipotalâmico e inibido pelo feedback negativo pelos hormônios tiroideos.
II) Células adrenocorticotróficas – produzem ACTH. Este é regulado pelo CRH hipotalâmico e inibido pelo feedback negativo do cortisol.
III) Células gonadotróficas – Produzem LH e FSH. São regulados pelo estímulo do GnRH hipotalâmico e inibidos por feedbach negativo da testosterona (sexo masculino) e estrogênios (sexo feminino). A Inibina produzida pelos testículos e ovários inibem especificamente o FSH.
IV) Células somatotróficas – produzem o GH. Este é regulado pelo estímulo do GHRH hipotalâmico e inibido pela Somatostatina hipotalâmica. O IGF-1 faz feedback negativo com o GH.
V) Células lactotróficas – produz a prolactina que está tonicamente inibida pela dopamina hipotalâmica.
2) O crescimento de um indivíduo é dependente de vários fatores, incluindo os nutricionais e também hormonais. Na vida intrauterina a insulina desempenha um importante papel e na via pós-natal o GH assume um protagonismo sobre o crescimento estatural. Descreva como o GH exerce seus efeitos sobre o crescimento e cite 2 fatores que podem influenciar sua secreção.
O GH exerce seu efeito sobre o crescimento através do estímulo à produção do IGF-1 pelo fígado. O IGF-1 é uma fator de crescimento e estimula a proliferação das cartilagens dos ossos longos. 
A secreção de GH pode ser influenciado por vários fatores. Como exemplos: Glicose inibe o GH, o exercício estimula o GH, aminoácidos estimulam o GH, o estímulo beta-adrenérgico inibe e o alfa-adrenérgico aumenta o GH.
3) As doenças da tiroide tem sido diagnosticadas com frequência crescente na população feminina. Uma patologia muito frequente é a tiroidite de Hashimoto. Nesse caso, a enzima Tireoperoxidase é agredida por anticorpos. Baseado(a) em seus conhecimentos sobre a biossíntese dos hormônios tiroideos, explique o que acontece com a produção hormonal da tiroide e cite 4 efeitos que eles realizam e que podem comprometer o organismo de um indivíduo portador dessa doença.
A tireoperoxidase é uma enzima que atua na biossíntese dos hormônios tiroeoideos. Se há uma doença autoimune com anticorpos bloqueando a ação da tireoperoxidase, há diminuição dos hormônios tiroideos, levando ao hipotireoidismo.
Os hormônios tiroideos tem múltiplos efeitos no organismo. Atuam no desenvolvimento do sistema nervoso na vida intrauterina e no 1º ano de vida. Estimulam o crescimento ósseos durante a infância. Atuam estimulando a função neuronal na vida adulta. Aumentam a calorigênese e o metabolismo basal. Estimulam a frequência cardíaca e a força de contração do coração. 
4) Com o envelhecimento progressivo da população algumas patologias relacionadas à senilidade tem se tornado mais frequentes. A osteoporose é uma delas, onde a densidade óssea diminui a ponto de gerar fragilidades ósseas e fraturas. Sabemos que o PTH e Vitamina D são dois hormônios que regulam o metabolismo ósseo. Explique onde esses hormônios são produzidos e como agem no organismo.
O PTH é produzido pelas glândulas paratiroides e aumentam os níveis de cálcio no sangue. Agem estimulando a atividade osteoclástica e a reabsorção óssea e estimulam a reabsorção de cálcio nos rins e também a síntese renal de Vitamina D.
A vitamina D tem sua etapa final de síntese nos rins. Sua principal ação é aumentar a absorção intestinal de cálcio. Atua também nos ossos em ação com o PTH aumentando a reabsorção óssea.
5) A vida urbana tem demonstrado ser um fator de estresse, seja pela vida atribulada ou mesmo pela violência e insegurança. Nessas situações são acionados mecanismos em resposta às situações de estresse. Tanto o sistema nervoso autônomo, como as adrenais estão envolvidas nessa resposta. Caracterize quais os componentes nervosos e hormonais envolvidos na resposta ao estresse e cite 2 efeitos de cada um deles.
Na resposta ao estresse estão envolvidos o Sistema Nervoso Autônomo que libera principalmente Noradrenalina, atuando como neurotransmissor.
O componente hormonal se dá pelas adrenais, que liberam pela sua córtex o Cortisol e pela sua medula, a Adrenalina.
A adrenalina tem ações semelhantes a da Noradrenalina e promovem aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, glicogenólise, dilatação da pupila (midríase), entre outros efeitos.
O cortisol promove gliconeogênese e aumento da pressão arterial.

Continue navegando