Buscar

A produtividade de ALFACE e seus aspectos economicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OS FATORES DE PRODUÇÃO NO CULTIVO DE ALFACE 
A alface está entre as hortaliças folhosas mais consumidas no Brasil e representa a cultura mais importante e segmentada desse tipo de cultivo, de acordo com dados da Embrapa ¹. A plantação doméstica também conhecida como horta urbana tem se intensificado nos últimos tempos, consequentemente contribuindo para a geração de renda para as famílias. Embora esse segmento seja na maioria das vezes exercido de forma manual e artesanal, deve-se levar em conta todos os processos produtivos, físicos e financeiros para compreender a viabilidade e desempenho do negócio.²
Na atividade de cultivo de alface, o fator “terra” tem peso relevante na análise, pois corresponde diretamente à superfície onde ocorrerá uso intensivo do solo, que deverá receber o manejo adequado, podendo adotar a monocultura ou cultivo consorciado para a otimização do processo.³ Ainda sobre o fator “terra” há que se observar a preservação ambiental do local e do entorno para que a produtividade se mantenha no longo prazo.
Com referência ao capital, apesar de não requerer estrutura de grandes dimensões ou maquinários, há o investimento em canais de irrigação, estufas, embalagens. Outro fator considerável é o trabalho humano, pois este possui a qualificação, as técnicas e a capacidade de escolha para a transformação dos demais fatores, bem como a capacidade empresarial para gerir o negócio. A tecnologia deve ser aliada constante com a inserção de novas técnicas e aquisição de sementes com agro tecnologias que diminuem a necessidade de uso de agrotóxicos e inseticidas.4
Os elementos que compõem os bens intermediários no plantio da alface podem ser definidos como sementes, produtos fitossanitários, adubo orgânico, defensivos naturais e água. A tecnologia empregada na produtividade dessas folhagens conta com os itens de enxada rotativa, estufas climatizadas, e transplantador. A alface está classificada na categoria de bens não duráveis por ser um produto perecível a ser consumido no curtíssimo prazo. A partir da ferramenta FPP (Fronteira de Possibilidade de Produção) é possível mensurar a escolha da alternativa considerando algumas variáveis cruciais como, por exemplo, a quantidade a ser produzida em tempo de estiagem ou estação chuvosa, folhagens orgânicas ou tradicional, bem como quais técnicas utilizar. Outras combinações podem ser analisadas com o pleno emprego dessas variáveis para alcançar a produtividade da forma mais eficiente possível. Diante de uma capacidade ociosa, pode-se ampliar a produção realizando a combinação correta das variáveis evitando assim o desperdício de tempo, materiais, mão de obra. Ferramentas tecnológicas são variáveis na FPP que tem o potencial de expandir as condições favoráveis na produção, tal como a utilização de drone e sistema de gotejamento eletrônico podendo auxiliar no controle da produção e garantir maior lucratividade.
A hortaliça como a alface faz parte da escala de necessidades fisiológicas do ser humano na Pirâmide de Maslow,5 compondo os itens primordiais atrelados à sobrevivência, devendo esse quesito ser satisfeito para que as demais necessidades sejam alcançadas de forma gradual na pirâmide.
Referências:
1. Pesquisadores da Embrapa ministram palestras em Seminário de Folhosas. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/63905328/pesquisadores-da-embrapa-ministram-palestras-em-seminario-de-folhosas. Acesso: 24 maio 2022.
2. ECHER, Reger.; LOVATTO, Patrícia Braga.; TRECHA, Calisc Oliveira.; SCHIELEDK, Gustavo. Alface à mesa: implicações sócio-econômicas e ambientais da semente ao prato. Revista THEMA. 2016.
3. THOMAS NUNES, Jéssica Letícia.; SERRANO, Silvia.; BELUSSO, Marcel.; de PAULA, Ronise. Melhoria do Processo Produtivo por meio de Otimização de Processo Envase. Uccef, 2018. Disponível em https://uceff.edu.br/anais/index.php/engprod/article/view/202/193. Acesso 26 maio 2022.
4. As sementes como veículo de disseminação de tecnologia. Disponível em: http://diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=28286&secao=Artigos%20Especiais#:~:text=Essas%20tecnologias%2C%20comprovadamente%2C%20reduzem%20a,de%20pesquisa%20at%C3%A9%20o%20campo. Acesso em 24 maio 2022.
5. FREIRE, Simone Cardoso. FISBERG, Mauro. A Pirâmide de Maslow aplicada ao comer nos dias atuais. Junho, 2015. Disponível em https://www.researchgate.net/figure/fig1_322235090. Acesso 28 maio 2022.

Outros materiais