Buscar

Atividade 1 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
R:
A escola é fundamental para o crescimento e os ensinamentos de cada indivíduo na nossa sociedade. Enquanto as instituições sociais, as escolas podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais, uma das formas em que pode haver a conscientização é fazer com que o aluno entenda seus direitos e deveres como cidadão, porém, é necessária uma colaboração empresarial, social, e principalmente dos entes federativos (união, estados e municípios). 
A Educação não se resume apenas em alfabetizar, a mesma é capaz de mudar o destino e o rumo de cada pessoa em sua individualidade, auxiliando cada vez mais a nos tornarmos uma nação desenvolvida. Podemos concluir, é necessária uma educação de qualidade, com oportunidades iguais para todos, para que a pobreza e a desigualdade social sejam extinguidas é necessário que a nação entenda a sua importância, e que principalmente, todos os direitos e deveres estejam assegurados. Cabe também ao estado intervir nas desigualdades sociais de seu povo, buscando minimiza-las ao máximo para que todos tenham as mesmas chances na medida do possível, dessa maneira seria necessário ao estado prover educação pública de qualidade a todos, nivelando assim as chances de todos terem acesso a uma faculdade, prover saúde e segurança de modo que todos pudessem viver tranquilos. O estado é o responsável por gerir aspectos básicos de uma nação, como por exemplo os serviços de saneamento básico e pavimentação de ruas e estradas, fornecimento de água e energia, com a arrecadação dos impostos o dinheiro necessário para manutenção de tudo isso é viabilizado, basta que o estado tenha gestores competentes para que tudo seja viabilizado da melhor forma possível. 
A escola e as outras instituições sociais - como famílias, ONG's e Polícia Militar - poderiam elaborar as seguintes ações:
- Palestras sobre Educação Moral e Cívica - podem ser aplicadas pelos representantes da Polícia Militar. Tais palestras possuem o objetivo de promover a cidadania e contribuir para a redução dos índices de criminalidade (causados por conta da desigualdade social).
- Palestras e programas voltados para o incentivo ao empreendedorismo - onde as pessoas consigam enxergar os bene4cios do empreendedorismo, como a prosperidade financeira e a geração de empregos.
- Criação de um calendário com eventos de promoção da dignidade humana - com temas importantes como segurança alimentar, emprego e planejamento financeiro.

Outros materiais