Buscar

Caso n1

Prévia do material em texto

NEUROPSICOPATOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS 
APLICADAS A EDUCAÇÃO
Esse case propõe um trabalho de formação docente na qual implica correlacionar a pratica da Neurociência com as práticas pedagógicas perante uma dificuldade de aprendizagem advinda de um transtorno.
É possível analisar através da situação problema que o aluno já tem um diagnóstico sendo ele: Transtorno de Déficit de atenção e consequentemente dificuldade de aprendizagem.
Como parte da equipe escolar é de fundamental importância o profissional compreender como o cérebro aprende e como o mesmo se comporta no processo de aprendizagem.
É possível de forma positiva contribuir com o desafio de ensinar alunos com TDAH.
 Vale ressaltar que a vivência na escola passa por um processo significativo, despertando o desenvolvimento integral do indivíduo que podem ser fortalecidas dependendo da qualidade da intervenção pedagógica.
 Sendo assim é essencial traçar métodos e objetivos tais como variar a rotina de ensino, alunos com TDAH tendem a dispersar e se entediar muito rápido; Incentivar a pratica de repetições; Passar uma instrução por vez; e além de tudo é necessário manter uma boa comunicação com a família.
 Estudos também revelam que conteúdos de significado emocional são mais facilmente memorizados e que crianças aprendem mais quando encorajadas e motivadas em um ambiente menos competitivo e estressante, onde haja colaboração e valorização das habilidades individuais e da criatividade.
Conclui-se que a forma de organização didática, as metas priorizadas no ensino, incluindo as crenças e percepções do educador em relação ao aluno também são um fator preditivo do seu desempenho.
REFERÊNCIAS 
Estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH: Site SM. Acesso em 08 de Dez. de 2021. Disponível em: https://www.ulife.com.br/ 
Dicas do professor. In: EAD. BR. Neuropsicopatologia e Neurociências aplicadas a Educação. Acesso em 10 de Dez. 2021.
De-Nardin MH, Sordi RO. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagem. Psicol Soc. 2007;19(1):99-106.         
WEBCONFERÊNCIAS: CHAT BATE-PAPO REALIZADO NO DIA 09/12 ÁS 21H00

Continue navegando