Buscar

Sucessões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. João é viúvo e possui uma filha, Luana. Resolve elaborar testamento onde nomeia a irmã Virgínia como tutora de Luana e destina um imóvel, equivalente a 70% de seu patrimônio para a irmã. Dois anos após a elaboração do testamento, Ricardo ingressa com ação de investigação de paternidade contra João e esta é julgada procedente, mas o juiz se omite quanto a um dado essencial, qual seja, a inclusão do nome de João no registro de nascimento de Ricardo, mesmo tendo sido tal pedido, deduzido na inicial. Meses depois, João falece. Considerando a situação hipotética, responda: Como ficará a sucessão de João? Seu testamento será cumprido?
R: Neste caso, tendo em vista que quando João dispôs por testamento já possuía herdeiro necessário, seu testamento será cumprido. Contudo, como ultrapassou o limite da liberdade de dispor, atingindo a legítima dos herdeiros necessários, deverá haver a redução das disposições testamentárias, nos termos do art. 1.967, CC.
2. “Quando o testamento foi aberto, Rubião quase caiu para trás. Advinhas por quê. Era nomeado herdeiro universal do testador. Não cinco, nem dez, nem vinte contos, mas tudo, o capital inteiro, especificados os bens, casa na Corte, uma em Barbacena, escravos, apólices, ações do Banco do Brasil e de outras instituições, joias, dinheiro amoedado, livros − tudo finalmente passava às mãos do Rubião, sem desvios, sem deixas a nenhuma pessoa, nem esmolas, nem dívidas. Uma só condição havia no testamento, a de guardar o herdeiro consigo o seu pobre cachorro Quincas Borba, nome que lhe deu por motivo da grande afeição que lhe tinha. Exigia do dito Rubião que o tratasse como se fosse a ele próprio testador, nada poupando em seu benefício, resguardando-o de moléstias, de fugas, de roubo ou de morte que lhe quisessem dar por maldade; cuidar finalmente como se cão não fosse, mas pessoa humana. Item, impunha-lhe a condição, quando morresse o cachorro, de lhe dar sepultura decente, em terreno próprio, que cobriria de flores e plantas cheirosas; e mais desenterraria os ossos do dito cachorro, quando fosse tempo idôneo, e os recolheria a uma urna de madeira preciosa para depositá-los no lugar mais honrado da casa. ”.
(Assis, Machado de. Quincas Borba. p. 25. Saraiva, 2011).
Diante desse trecho dessa famosa obra da literatura brasileira, responda: Seria viável a deixa de todo o patrimônio a Rubião se houvesse herdeiros legítimos necessários?
R: Não. Havendo herdeiros legítimos necessários estes terão metade da herança (legítima), a qual é indisponível, na forma do art. 1.789 do Código Civil.
3. Com base no Código Civil, julgue o item a seguir como certo ou errado e justifique. Os bens de pessoa que falecer sem deixar testamento serão destinados aos sucessores legítimos, que são, de acordo com a lei, os seus descendentes, ascendentes, cônjuge, companheiro e os colaterais até o quarto grau.
R: A assertiva está correta, conforme artigo 1829 do CC.
4. Julgue o item a seguir como certo ou errado e justifique. No que tange à capacidade para suceder, é correto afirmar que, com a abertura da sucessão, a herança se transmite imediatamente aos herdeiros, que passam a ser titulares de direitos adquiridos, aplicando-se a lei vigente à época da morte do autor da herança.
R: Correto, de acordo com o princípio de saisine.
5. Ester, viúva, tinha duas filhas muito ricas,Marina e Carina. Como as filhas não necessitam de seus bens, Ester deseja beneficiar sua irmã, Ruth, por ocasião de sua morte, destinando-lhe toda a sua herança, bens que vieram de seus pais, também pais de Ruth. Ester o(a) procura como advogado(a), indagando se é possível deixar todos os seus bens para sua irmã. Deseja fazê-lo por meio de testamento público, devidamente lavrado em Cartório de Notas, porque suas filhas estão de acordo com esse seu desejo.
Assinale a opção que indica a orientação correta a ser transmitida a Ester.
a) Em virtude de ter descendentes, Ester não pode dispor de seus bens por testamento
b) Ester só pode dispor de 1/3 de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo o restante da sua herança às suas filhas Marina e Carina, dividindo-se igualmente o patrimônio;
c) Ester pode dispor de todo o seu patrimônio em favor de Ruth, já que as filhas estão de acordo;
d) Ester pode dispor de 50% de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo os outros 50% necessariamente às suas filhas, Marina e Carina, na proporção de 25% para cada uma 
R: D, Observa-se da leitura de todo o Código Civil que a legislação brasileira efetivamente se preocupa em destacar uma parte da propriedade hereditária (espólio) em benefício dos herdeiros necessários, eventual testamento somente poderá dispor sobre metade da herança (arts. 1789 e 1845 do CC)
6. Edgar, solteiro, maior e capaz, faleceu deixando bens, mas sem deixar testamento e contando com dois filhos maiores, capazes e também solteiros, Lúcio e Arthur. Lúcio foi regularmente excluído da sucessão de Edgar, por tê‐lo acusado caluniosamente em juízo, conforme apurado na esfera criminal. Sabendo‐se que Lúcio possui um filho menor, chamado Miguel, assinale a alternativa correta.
a) O quinhão de Lúcio será acrescido à parte da herança a ser recebida por seu irmão, Arthur, tendo em vista que Lúcio é considerado como se morto fosse antes da abertura da sucessão.
b) O quinhão de Lúcio será herdado por Miguel, seu filho, por representação, tendo em vista que Lúcio é considerado como se morto fosse antes da abertura da sucessão.
c) O quinhão de Lúcio será acrescido à parte da herança a ser recebida por seu irmão, Arthur, tendo em vista que a exclusão do herdeiro produz os mesmos efeitos da renúncia à herança.
d) O quinhão de Lúcio se equipara, para todos os efeitos legais, à herança jacente, ficando sob a guarda e administração de um curador, até a sua entrega ao sucessor devidamente habilitado ou à declaração de sua vacância.
R: B, o Código Civil, em seu artigo 1814, II, prevê que devem ser excluídos da sucessão os herdeiros que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança. Tendo em vista que lucio foi regularmente excluído da sucessão de Edgar, bem como possui um descendente (Miguel), o quinhão de Lúcio deverá ser herdado por seu filho menor, por representação, uma vez que Lúcio deve ser considerado como se morto fosse antes da abertura da sucessão. Isso porque o princípio da responsabilidade pessoal ou intranscendência impede que um crime praticado por um pai prejudique o filho inocente. Nesse sentido, o artigo 1816 do CC determina que são pessoais os efeitos da exclusão; os descendentes do herdeiro excluído sucedem, como se ele morto fosse antes da abertura da sucessão. 
7. Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, Sérgio faleceu, deixando uma filha Catarina. No mês de julho de 2010, faleceu Joaquim. O único parente vivo de Joaquim era seu irmão, Rubens.
Assinale a alternativa que indique a quem caberá a herança de Joaquim.
a) Rubens;
b) Catarina;
c) Ana;
d) A herança será vacante.
R: Joaquim pode revogar o testamento pelo mesmo modo e forma que tenha sido feito, nos termos do artigo 1969 do CC. No caso da questão houve a substituição, durante a vida de Joaquim, da herdeira universal anteriormente contemplada (Ana), por Sérgio, que veio a falecer antes de Joaquim, extinguindo-se, assim, a condição de herdeiro dele. Por essa razão, Catarina não pode substituir seu pai na sucessão, uma vez que não foi nomeada por Joaquim.
8. Joaquim é casado sob o regime de comunhão parcial de bens com Cindy, e residem em Goianésia – GO, com seus dois filhos (Anne e Mário), além de sua nora, esposa de Mário, Nathália. Mário e Nathália residiam na casa de Joaquim e Cindy em razão de dificuldades financeiras enfrentadas. Ocorre que, Joaquim e Mário, entravam em discussões calorosas com frequência, até que em um dia Mario perdeu a cabeça e agrediu seu pai, lhe arrancando dois dentes.Diante do ocorrido, temeroso, Joaquim procura seu escritório de advocacia pretendendo deserdar o filho, Mário, que lhe agrediu. Com base em tal cenário descrito, responda:
a) Poderá Joaquim deserdar seu filho, Mário, por meio de testamento em razão das agressões? Em qual caso poderá Mário vir a suceder a herança que será deixada por seu pai?
b) A quem caberá provar a causa de deserdação alegada por Joaquim e em qual prazo deverá provar?
R: a) Sim, Joaquim poderá deserdar seu filho por meio de testamento, desde que, faça expressa declaração de causa, nos termos do art. 1.964, do CC. Entretanto, Mário somente poderá suceder a herança deixada por seu pai no caso de Joaquim reabilitá-lo em testamento ou perdoá-lo em outro ato autêntico, conforme disposto no caput do art. 1.818, do CC. 
b). Caberá à Anne comprovar as causas de deserdação alegadas por Joaquim e deverá prová-las no prazo de 4 anos contados a partir da data da abertura do testamento, nos termos do art. 1.965 e parágrafo único, do CC.

Outros materiais