Buscar

A1 Logística Global UVA

Prévia do material em texto

GUILHERME DE ALMEIDA ROCHA
20172101885
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
GABRIEL SEGALIS
RIO DE JANEIRO - RJ
2021	
	Neste trabalho, serão analisados os artigos "Logística verde na Colômbia" e "Transporte lógico sustentável – modelo de corredor verde para o Brasil" disponíveis no material de estudo da matéria. Os dois artigos tem em sua base, a noção de logística verde, que é basicamente uma visão mais ambientalista na hora de se realizar a logística de um produto ou de um processo, buscando uma preocupação maior com o meio ambiente.
	No primeiro artigo, se é feita uma análise pequena baseada em aproximadamente 20 empresas colombianas, utilizando dados dos anos de 2014 e 2015, com o intuito de descobrir quantas delas realmente criaram práticas de logística verda nos seus processos, seja de fabricação de produtos ou de transporte dos mesmos. As empresas analisadas no artigo são de setores diferenciados, desde a Ecopetrol, que pertence ao setor de mineiração e que possui diversos impactos negativos no meio ambiente, até o Banco de la República. Por serem de áreas de atuação diferentes, suas formas de introduzir uma forma de logística verde e o nível em que elas são aplicadas também diferem. Para isso, foram utilizadas classificações diferentes para apontar em qual área cada empresa aplicou uma forma de logística verde, sendo elas: transporte verde, armazenamento verde, carregamento e descarregamento verde, distribuição verde, embalagem verde e coleta e gerenciamento de informações verde. Outras classificações também foram utilizadas, porém mais especificamente para certos tipos de áreas de atuação.
	O segundo artigo busca analisar onde são utilizados os conceitos da logística verde e onde poderia ser aplicado. Diferentemente do primeiro texto, que analisava diversas empresas de setores diferentes, este busca focar apenas no setor de transporte de mercadorias, mais especificamente o transporte da soja, e usa como exemplo a União Europeia e a criação de corredores verdes para criticar e apontar formas de melhorar a falta de uma logística sustentável na preparação do produto e na forma que seu transporte é realizado para o local de exportação.
	Uma das partes mais interessantes desses textos foi a diferenciação no primeiro texto entre três formas de se caracterizar uma logística sustentável, sendo elas:
· Logística sustentável: buscar reduzir o impacto ecológico nas atividades logísticas e conseguir um equilíbrio entre crescimento economico, o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social;
· Logística reversa: A logística reversa abrange o conjunto de atividades de coleta, desmontagem e desmembramento de produtos como seus componentes, bem como materiais de vários tipos e natureza, a fim de maximizar o seu valor, no sentido amplo de seu uso sustentável e, como última opção, sua destruição;
· Logística verde: tem como objetivo principal tornar os processos de uma empresa o menos impactantes à natureza quanto possível, trazendo benefícios tanto para o meio-ambiente quanto para a empresa.
Referências:
· Textos analisados no trabalho e aulas dadas.
· https://maplink.global/blog/diferenca-entre-logistica-verde-e-reversa/#:~:text=A%20logística%20verde%20tem%20como,despacho%20ao%20transporte%20e%20reciclagem.&text=Já%20a%20logística%20reversa%20trabalha,produto%20para%20reuso%20ou%20revenda.

Continue navegando