Buscar

Assédio Sexual

Prévia do material em texto

Assédio Sexual não faz parte do mercado de trabalho! Denuncie 
O assédio sexual, de forma geral, é definido como constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho. É definido em duas categorias, a chantagem, quando há uma aceitação de uma investida sexual para que o assediador tome a decisão favorável ou prejudicial para a situação de trabalho de uma pessoa assediada, e por intimidação seja por palavras escritas ou faladas, gestos ou ações.
O assédio abrange todas as condutas que resulta num ambiente de trabalho hostil, intimidativo ou humilhante. Essa conduta pode não só atingir a um colaborador, como também a um grupo, como por exemplo a exibição de material pornográfico no local de trabalho. 
No Brasil, o assédio sexual é crime, definido no artigo 216-A do Código Penal como “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. Tem como pena de detenção de um a dois anos, incluídos pela Lei nº 10.224/2001. 
O assédio em regra não é praticado em público, ocorre quando o assediador se encontra a sós com a vítima, qualquer conduta ilegal deixa vestígios, como gravações telefônicas mensagens eletrônicas, bilhetes e relatos de testemunhas, por isso se qualquer conduta que seja considera assédio sexual for praticado no local de trabalho é ilícita. 
Quando o colaborador se sentir assediado deve tomar atitudes como relatar de forma imediata ao seu superior, alguém de sua confiança, ouvidoria ou a comissão de ética para que seja tomada as medidas para fazer cessar o assédio e evitar que ele se propague e se agrave no ambiente de trabalho. 
Algumas atitudes como oferecer informação sobre o assédio sexual a todos os colaboradores, fazer constar no código de ética medidas de prevenção do assédio sexual; e incentivar a prática de relações respeitosas no ambiente de trabalho, previnem que essa situação aconteça. 
Agir contra o assédio sexual é uma luta de todos que para viver em um ambiente de trabalho saudável. 
												Por: Decom/BBMultiserviços

Continue navegando