Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:889351)
Peso da Avaliação
3,00
Prova
72823070
Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
7/2
Canceladas
1
Nota
8,00
A relação entre as pragas e suas plantas hospedeiras pode conduzir a três diferentes tipos de resistência observados: a antibiose, a antixenose e a tolerância. Com base nos tipos de resistência de plantas ao ataque de pragas, analise as sentenças a seguir:
I- A resistência por antibiose é caracterizada pela presença de substâncias tóxicas na planta, como enzimas ou compostos que inibem os processos digestivos normais das pragas, ocasionando, dentre outros fatores, a mortalidade de larvas jovens, dificuldade para empupar e redução da longevidade e reprodução.
II- A tolerância é expressa pela capacidade da cultura em suportar as injúrias sofridas pela praga, sem que isso afete a produtividade
III- A antixenose é caracterizada pela preferência do inseto a uma planta resistente para realizar atividades como alimentação, oviposição, ou abrigo, em comparação com uma planta suscetível
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
As asas dos insetos são evaginações do corpo, articuladas com o tórax e localizadas lateralmente, possuindo um conjunto de veias ou nervuras, chamadas de nervação ou venação. Os insetos, no estágio adulto, podem ter dois pares de asas (tetrápteros), unidos ao mesotórax e no metatórax. Contudo, existem insetos com apenas um par de asas (dípteros) e aqueles desprovidos de asas na fase adulta (ápteros). Outros, apesar de possuírem asas, não as usam para voo, como alguns fasmídeos e o bicho-da-seda. Segundo Gallo et al. (2002), 
dependendo da espécie, os insetos podem apresentar diferentes tipos de asas, sendo os principais: élitros, halteres, hemiélitros, membranosas, pseudo-halter e tégminas. Sobre os principais tipos de asas, analise as sentenças a seguir:
I- Élitros – asas anteriores duras e sem nervuras aparentes, que recobrem as asas posteriores do tipo membranosa. São comuns em alguns besouros e tesourinhas.
II- Membranosa – asa fina e flexível, com nervuras distintas. É encontrada na maioria dos insetos (par posterior). Apresentam-se nuas ou cobertas por pelos ou escamas.
III- Tégminas – também chamadas de balancins, são atrofiadas e têm como função o equilíbrio do inseto. São observadas em moscas, pernilongos, mutucas etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitoides e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Com relação ao controle biológico no algodoeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O controle biológico aplicado pode ser feito por meio da liberação do parasitoide de ovos dogênero Trichogramma, para controle do curuquerê-do-algodeiro e da lagarta-da-maçã.
( ) As liberações do parasitoide devem ser feitas a partir da ocorrência de ovos da praga, variando de 6.000 a 9.000 indivíduos/ha.
( ) O uso de inseticidas para o controle de outras pragas pode reduzir a população dos agentes de controle da mosca-branca, ocasionando o aumento da população dessa praga.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - V - F.
D F - F - V.
No controle Químico, deve-se selecionar produtos com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e liberação do uso pelo órgão estadual competente. É recomendável que as aplicações sejam realizadas em períodos de temperatura mais amena. Quando possível, deve-se optar por defensivos de baixa toxidade ao homem, reduzindo os riscos de intoxicação dos aplicadores. Com relação a essas etapas do controle químico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O uso de inseticidas e acaricidas deve ser feito em conjunto com outras táticas de manejo integrado.
PORQUE
II- Deve-se optar por esse tipo de controle em último caso, ou seja, quando a densidade das pragas for igual ou superior aos níveis de controle.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O grupo das hortaliças folhosas compreende plantas cujas partes comestíveis são as folhas, os talos tenros e as flores ou inflorescências. Dentro da família Brassicaceae (Cruciferae), diversas apresentam essas características, por exemplo, a acelga ou couve-chinesa, o agrião, o brócolis, a couve-de-Bruxelas, a couve-flor, a couve-folha, o repolho e a rúcula. Dentro da família Brassicaceae (Cruciferae), diversas apresentam essas características, por exemplo, a acelga ou couve-chinesa, o agrião, o brócolis, a couve-de-Bruxelas, a couve-flor, a couve-
folha, o repolho e a rúcula. Com relação ao manejo integrado em pragas de brássicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São consideradas pragas-chaves em brássicas, os seguintes insetos: pulgão-das-brássicas, traça-das-brássicas, curuquerê-da-couve, falsa-medideira-das-brássicas e mosca-branca. No entanto, os pulgões merecem destaque especial.
PORQUE
II- Os pulgões provocam danos provenientes da sucção de seiva, causando o engruvinhamento das folhas, prejudicando o desenvolvimento da planta.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
4
5
O manejo integrado de pragas (MIP) é um conjunto de medidas que dá suporte para a tomada de decisão no controle das adversidades que ocorrem no campo.
Dentre os métodos de controle de pragas utilizados no MIP, as práticas de 1) eliminação de restos culturais, 2) painéis adesivos nas cores amarela e azul, 3) controle da temperatura, e 4) quarentena são, respectivamente, exemplos de métodos:
A 1) mecânico • 2) comportamental • 3) físico • 4) legislativo.
B 1) mecânico • 2) químico • 3) genético • 4) cultural.
C 1) cultural • 2) genético • 3) químico • 4) físico.
D 1) cultural • 2) comportamental • 3) físico • 4) legislativo.
De acordo com Gallo et al. (2002), Controle Biológico é um fenômeno natural entendido como a regulação da população de plantas e animais por inimigos naturais, que são conhecidos como agentes de mortalidade biótica. Toda espécie de planta ou animal tem inimigos naturais que os atacam em qualquer estágio da vida. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O controle biológico hoje é considerado um alicerce do manejo integrado de pragas.
PORQUE
II- Os inimigos naturais mantêm as pragas em equilíbrio, sendo os principais responsáveis pela mortalidade natural nos agroecossistemas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.Existem diversas formulações de inseticidas que permitem que o produto seja utilizado da forma mais conveniente ao usuário. Sobre a definição de algumas formulações de inseticidas encontradas no mercado, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pó solúvel.
II- Concentrado emulsionável.
III- Espalhante adesivo.
( ) Os produtos são dissolvidos em determinados solventes, em concentrações elevadas e adicionados a substâncias emulsificantes. Quando misturados com água, formam emulsões de aspecto leitoso.
( ) São substâncias que permitem a fixação dos inseticidas na superfície das plantas, permitindo uma maior eficiência de aplicação. Geralmente são adicionados às soluções aquosas ou suspensões que serão pulverizadas nas folhagens ou frutas, permitindo que o produto cubra os tecidos vegetais com maior uniformidade.
( ) Formulação em que os ingredientes ativos são sólidos e solúveis em água. Apresentam aspecto moído ou de pequenos cristais que devem ser dissolvidos em água antes da aplicação. É a formulação ideal uma vez que permite uma mistura perfeita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - I.
B III - II - I.
C I - II - III.
D III - I - II.
O abacaxizeiro é uma planta com características muito peculiares, que oferecem oportunidades e desafios especiais para quem o cultiva com propósitos comerciais. Para tanto, deve-se atentar ao manejo integrado de pragas, fazendo a integração de diversas táticas de controle visando proteger a cultura do ataque de diferentes tipos de pragas, evitando perdas economicamente representativas (EMBRAPA, 2019). Com relação ao manejo integrado de pragas do abacaxizeiro, analise as sentenças a seguir:
 I- A broca-do-fruto (Strymon megarus) atua abrindo galerias no interior do fruto. Essas galerias ficam cheias de resina, que altera o cheiro e sabor do fruto. Como consequência, o abacaxi perde o valor comercial. Muitos frutos atacados podem, ainda, apresentar deformações.
II- A Cochonilha-pulverulenta (Dysmicoccus brevipes) é reconhecida como a praga mais importante da cultura, pois ao sugar a seiva da planta, injeta uma toxina responsável pelo sintoma conhecido como “murcha do abacaxi
III- A Cochonilha-pulverulenta (Dysmicoccus brevipes) penetra o fruto no ponto de formação, rompendo o parênquima e provocando a exsudação de um material resinoso, inicialmente incolor, mas que, em contato com o ar, passa a ter uma cor marrom.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: EMBRAPA. Abacaxi: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília: Embrapa, 2013. 196 p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta
Devido a sua importância econômica no cenário agropecuário brasileiro, a soja tem recebido especial atenção nos últimos anos. Diversas pragas e doenças acometem a cultura, desde sua emergência até a maturação fisiológica e entender como manejá-las é de vital importância. Referente ao manejo integrado de pragas na cultura da soja, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As principais pragas que acometem a cultura da soja são as lagartas desfolhadoras das vagens e os percevejos.
( ) Os principais percevejos que atacam plantas de soja são o percevejo marrom (Euschistus heros), o percevejo verde (Nezara viridula) e o percevejo pequeno (Piezodorus guildinii).
( ) Uma forma de monitoramento da lavoura é a vistoria semanal, utilizando pano de batida para análise do grau de infestação de pragas.
( ) Nas lavouras para produção de grãos, se for encontrado em média oito ou mais percevejos/amostragem do pano de batida, deve-se entrar com controle fitossanitário para a praga.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
6
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
7
8
9
10
D V - F - V - F.

Continue navegando