Buscar

AD1-DIEGO DE CARVALHO SOBRAL PÊGO - SEGURANÇA PÚBLICA

Prévia do material em texto

IoT na Educação
Página de 
	IOT NA EDUCAÇÃO
Introdução
Antes de trabalharmos a ideia de internet das coisas e sua aplicação à educação, vamos defini-la: “A IoT (Internet of Things, do Inglês, Internet das Coisas) pode ser definida como a comunicação máquina a máquina (M2M) via Internet, que permite que diferentes objetos, de carros a máquinas industriais ou bens de consumo como calçados e roupas, compartilhem dados e informações para concluir determinadas tarefas”. Diante dessa definição, podemos passar a tratar da aplicação da IoT na educação.
Automação de Salas de Aula (Smart Class), Ambientes de Aprendizagem Virtuais (AVA), ferramentas colaborativas são apenas alguns exemplos de aplicações da IoT na educação. Podendo ser utilizada tanto por aluno na personalização de seu estudo, quanto por professores no acompanhamento de rendimentos dos alunos, montagem de plano de aulas mais dinâmicos, que atendam às demandas personalizadas dos alunos.
Principais aplicações
	Interação em Salas de Aula
Podemos utilizar a IoT para perceber a motivação dos estudantes, a partir de sensores de informações captadas de dispositivos vestíveis1 Dispositivos vestíveis - dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário (como pulseiras, óculos, roupas, etc.), utilizados pelos alunos, rastreando padrões biológicos, identifica-se picos de tédio, estresse ou desmotivação possibilitando o professor realizar correções na condução de sua aula.
	Ambiente Inteligente em Sala de Aula
A IoT possibilita a interação de diversos objetos existentes em sala de aula. Uma estrutura pode ser montada, onde lousas inteligentes interativas ( Figura 1: https://bit.ly/2DRUCsG) se comunicam com os dispositivos móveis dos alunos, e todos esses equipamentos podem estar conectados, via internet, a outras instituições de ensino. Possibilitando assim a produção de conhecimento compartilhado.
 
Figura 1: https://bit.ly/2DRUCsG 
	Execução de Projetos
Em uma aula, o professor pode conduzir um projeto com sua turma, onde além de trabalhar um conceito teórico, pode buscar conteúdos práticos remotos, com dados reais adquiridos por sensores espalhados em campo, por exemplo 
	Eficiência Operacional
A IoT pode ser utilizada como ferramenta para auxílio nas atividades de apoio à área educacional: conservação de energia, transporte, ambiente, segurança, etc. Dessa maneira, se pode automatizar a encomenda de suprimentos, ou o acionamento da polícia em caso de perturbação, ou invasão.
	Estudantes Especiais
Com a ajuda de sensores, a IoT pode identificar alunos com algum tipo de deficiência. Ou ajudar aqueles que já possuem deficiências conhecidas, por exemplo: em smartboards fontes de texto podem ser aumentadas para alunos com deficiência visual, dispositivos para chamar professores, etc.
Benefícios 
Parece ser consenso entre os acadêmicos que dentre os principais benefícios da IoT na educação estão que: A educação se daria de forma bem mais personalizada, tendo em vista o professor poderia analisar as características individuais de cada aluno em seu aprendizado; a automatização de tarefas rotineiras, correção de provas, verificação de frequências dos alunos traria mais dinamicidade ao dia-a-dia da sala de aula; a eficiência aumentaria no processo de aprendizado dos alunos, já que com a ajuda da IoT eles aprenderiam mais rápido; a IoT traz um processo de aprendizado muito mais colaborativo, pois facilitaria os alunos o compartilhamento de suas ideias e entendimentos; a IoT colaboraria com ferramentas para os professores que lhes permitiriam ser mais criativos e inovadores.
Conclusão
A conectividade de aparelhos que conversam de forma autônoma entre si, e as possibilidades que as pessoas podem se beneficiar disso, representam o futuro. A utilização desses recursos por escolas e instituições de ensino parecem ser um desenrolar lógico. Inserir a internet das coisas na educação é um importante passo na maneira como somos educados. 
Há um caminho muito longo até que a IoT torne-se uma realidade ao alcance de todo cidadão. O elevado custo da alta tecnologia embarcada na IoT torna difícil sua implantação. As instituições de ensino brasileiras, principalmente as públicas, ainda possuem muitos problemas estruturais que precisam ser solucionados antes de dar esse próximo passo.
Embora haja muitos obstáculos para concretização da IoT na educação, não devemos deixar que esses empecilhos nos impeçam de evoluir para essa revolução digital que revolucionará a maneira como aprendemos.
Desta maneira, temos uma expectativa positiva que a próxima geração do sistema educacional trará muita inovação, modernidade e avanços concretos no jeito como ensinamos e no processo de conhecimento. 
O futuro trará uma perspectiva para o processo de aprendizado, e esse será um ponto sem retorno, ou seja, uma vez estabelecida uma nova realidade não há mais caminho de volta.
Referência:
	https://www.researchgate.net/publication/320992389_Aplicando_Internet_das_Coisas_na_Educacao_Tecnologia_Cenarios_e_Projecoes
	https://www.significados.com.br/wearable/
	https://blog.lyceum.com.br/internet-das-coisas-na-educacao/
	https://news.sap.com/brazil/2016/05/o-que-e-iot-a-internet-das-coisas/
	https://www.startse.com/noticia/mercado/28794/como-iot-na-educacao-esta-mudando-maneira-como-aprendemos
	
Trabalho elaborado por: 
ALUNO: DIEGO DE CARVALHO SOBRAL PÊGO	MATRÍCULA: 19113150312
CURSO: TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA
POLO: CAMPO GRANDE

Continue navegando