Buscar

UC1_SA2-Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnico em Eletromecânica
	UNIDADE CURRICULAR – FUNDAMENTOS ELÉTRICOS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – QUAL É O DEFEITO?
ATIVIDADE 1 
Nome do aluno:
Descritivo da situação de aprendizagem:
Um certo equipamento utilizado na empresa em que Paulo trabalho dispõe de um transformador para alimentar o sistema de comando. Isso é necessário por questões de segurança, já que seria inseguro expor os operadores do equipamento a tensões de 50 V ou mais, como determina a NR 12.
Certo dia, durante a manutenção deste equipamento, notou-se que o transformador utilizado estava danificado. No mesmo momento, percebeu-se que o dano foi causado por um curto-circuito acidental, provocado pelo próprio técnico de manutenção.
Como esse transformador é muito importante para o funcionamento da máquina, ele foi encaminhado para ser rebobinado. 
Ao retornar da manutenção, o transformador foi encaminhado a Paulo, para que o recolocasse no equipamento.
Antes disso, Paulo decidiu testar o transformador e verificar se ele estava funcionando como deveria. Originalmente ele deve ser alimentado com uma tensão de 127 V e deve fornecer em sua saída 24 V. No teste, com a mesma tensão de entrada, ele verificou uma tensão de saída é de 31 V. Esse nível de tensão pode danificar a parte de controle do equipamento, portanto não pode ser utilizado.
O que pode ter acontecido com o transformador? Quais as principais causas desse problema? Como resolvê-lo?
Ajude Paulo a resolver este problema realizando a atividade a seguir.
Atividade: 
Desenvolva uma pesquisa sobre transformadores e seu princípio de funcionamento, o eletromagnetismo, e apresente um relatório com as respostas para as perguntas acima.
Relatório – Transformadores e princípio de funcionamento
O transformador pode ser danificado após um curto-circuito prolongado no enrolamento secundário ou uma sobrecarga prolongada.
O enrolamento primário é constituído por um arame mais fino e pode sofrer algum corte em algum ponto, nessa situação pode ter uma resistência em algum ponto não permitindo a passagem de corrente.
Se a quantidade de espiras em algum dos dois enrolamentos estiver incorreta, a tensão de saída será incorreta, pode ser que ele tenha aumentado as espiras no enrolamento secundário ou diminuído as espiras no enrolamento primário.
A fórmula par ao cálculo de espiras é a seguinte:
, então o transformador deverá ficar da seguinte forma:
Para resolver o problema deve-se rebobinar novamente o transformador, devendo atentar-se a o número de espiras correspondente em cada enrolamento, ou seja, 127 espiras para o enrolamento primário e 672 espiras para o enrolamento secundário
Em um transformador ideal, a potência de entrada é igual a sua potência de saída. Portanto, a potência no enrolamento primário é igual à potência do enrolamento secundário.
O enrolamento que tiver menor tensão associada, terá seus condutores com a maior seção transversal, sendo capaz de suportar maior corrente circulando através daquele circuito.

Continue navegando