Buscar

Atividade_02_SA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plan1
	Nome do aluno:
	Nome do tutor:
	Situação de Aprendizagem 02	A execução de instalações elétricas em um condomínio residencial 
	Atividade 2
	Eu me chamo João, sou eletricista e fui contratado pela construtora Residência Fácil. Hoje você vai me auxiliar na parte elétrica da construção de um condomínio residencial com casas de um pavimento. Vamos lá! 
	Identificados os cabos em relação a cores e bitolas de cada trecho da instalação e feita a passagem dos mesmos nos eletrodutos, João orienta a equipe a ir para a próxima atividade: a de emendas, isolação e fixação de condutores. 
	Nas tomadas TUG, TUE, nas lâmpadas de teto as emendas ou conexões em equipamentos ou dispositivo necessitarão de diferentes técnicas. 
	João orienta os eletricistas sobre a importância das emendas numa instalação elétrica e explica que as emendas são a parte mais frágil num circuito e representam pontos de aquecimento, ou entrada de umidade, que pode representar fuga de corrente. 
	Escreva um texto dissertativo, sobre o tipo e qualidade das emendas, justificando a sua utilização e a maneira correta de isolá-lo. Inclua também no seu texto a importância da reciclagem de resíduos sólidos produzidos durante os serviços de montagem da instalação elétrica. 
	Atividade 02	Escreva um texto dissertativo, sobre o tipo e qualidade das emendas, justificando a sua utilização e a maneira correta de isolá-lo. Inclua também no seu texto a importância da reciclagem de resíduos sólidos produzidos durante os serviços de montagem da instalação elétrica. 
	Para um eletricista fazer a emenda de fio é algo comum, mas talvez por não possuir o conhecimento necessário de como emendar fios e quais os tipos de emendas, estes acabam falhando na execução deste serviços, pois suas emendas deixam de oferecer segurança e eficiência. A emenda mal feita pode trazer grandes problemas para o circuito, sendo uma das principais causas de defeitos dentro de uma instalação, por isso deve ser realizado a emenda da melhor maneira possível. Um dos fatores que influência na eficiência de uma instalação elétrica são as emendas, caso seja mal isolada ou feita de maneira incorreta, pode causar perdas significativas devido ao calor dissipado.
É importante entender que existem dois tipos de cabos, os rígidos e os flexíveis. O cabo rígido é formado por apenas um fio de cobre (em alguns casos de alumínio). Já o cabo flexível é formado por vários fios de cobre, também em alguns casos pode ser de alumínio,em compensação esses fios são bem mais finos.Para dar uma melhor fixação dos condutores, acabamento e não ficar pontas capazes de danificar a isolação das emendas utilize um alicate universal.A emenda em derivação é usada para derivar diversos condutores de outro único condutor sem cortá-lo, apenas desencapando uma parte no centro de onde deseja fazer esta derivação, a partir daí será feito a emenda dos condutores. Fio rígido:
Desencape uma parte do condutor com auxílio de um alicate desencapador ou um canivete para fazer a derivação do condutor, mantendo sempre os dois cabos juntos envolvendo um ao outro. De maneira que fiquem firmes, finalize a emenda com o auxílio de um alicate universal. Fio flexível:
Também com o auxílio de um alicate desencapador ou um canivete desencape no centro do condutor. Afaste o condutor no centro, de maneira que forme um “buraco”, introduza o segundo condutor de derivação no centro do condutor derivado.
Gire o condutor que foi introduzido na derivação para cada lado dentro do condutor principal. Para obter uma emenda bastante forte, utilize o alicate universal para fixar a emenda. IMPORTANTE: Ao término de cada atividade, todo material nao utilizável a ser descartado deve ser descartado corretamente em local apropriados; * capaisolante de fio - POLIMEROS * Sobra de fios de sobre ou de alumínio - Metais não ferrosos * Miolo da fita isolante - Papel recilado * Sobra de fita isolante - PVC * Sobras de Dutos e quaisquer componetes elétrico de polimero deve ser descatado junto com PLasticos.
	Terminadas as etapas do trabalho e após a inspeção criteriosa de João, os eletricistas tiveram a certeza da qualidade do serviço. A avaliação foi muito satisfatória, e levou em conta itens como limpeza, organização, planejamento e o cumprimento de prazos. Recebendo elogios de todos os envolvidos no serviço.

Continue navegando