Buscar

GRA LINGUAGEM AUDIOVISUAL GR1858-212-9 - 202120 ead-29780727 06 A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

45y45y54ywyw45y5wywhddft h54y53y534t45tetet4ttrett
effafaefafsdsfdsfsdf
Pergunta 1
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
É a ordem e proporção do filme que são extraídas de uma intuição cadenciada. O realizador insistirá nesse ou naquele detalhe e comporá o filme por sequências curtas, para sugerir dinamismo, e/ou longas, monotonia, etc. Assinale a que classificação da montagem corresponde essa descrição.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Montagem tonal.
Resposta Correta:	
Correta Montagem rítmica.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. Cadência é a palavra-chave. Esse tipo de montagem se vale de uma continuidade de todas as cenas para que o filme ganhe diversidade e vida.
Pergunta 2
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
O roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo cinematográfico. É um documento narrativo utilizado como diretriz. Logo, a escritura de um filme exige um bom roteiro, que organize a lógica das ações e o desenvolvimento da narrativa. Nesta etapa, pensando no roteiro, destacam-se:
I. A estruturação dos personagens no espaço do cenário.
II. A importância dos enquadramentos.
III. O espaço e o tempo de realização, e o ritmo na narrativa.
IV. A organização do tempo na trama, como o tempo interior das sequências e o tempo do conjunto das sequências que farão parte do filme.
V. O conjunto dos elementos anotados no texto (andamento da ação).
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I, III e V.
Resposta Correta:	
Correta I, IV e V.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. O roteiro foca na descrição das ações, focando apenas nisso e não em como será a sua realização. O diretor necessita do roteiro para que ele saiba o que deve ser filmado, para que ele decida o como vai ser filmado.
Pergunta 3
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A cena é um conceito derivado do teatro, mas, dentro da linguagem cinematográfica, centrado na continuidade espaço-temporal que se desenrola em uma parte do filme. Em outras palavras, é o conjunto de planos situados num mesmo local ou num mesmo cenário, e que se desenrolam dentro de um tempo determinado. Entre suas principais características, podemos citar:
I. O lugar às vezes pode variar, mas a ação tem continuidade lógica.
II. Menor unidade fílmica com significado completo ou o conjunto de planos.
III. É um segmento que mostra uma ação unitária e totalmente contínua. 
IV. Não há elipses.
V. Não salta de um plano ao outro.
 
É correto apenas o que se afirma
Resposta Selecionada:	
Incorreta III, IV e V.
Resposta Correta:	
Correta I e II.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. A cena está sempre relacionada a continuidade espaço-temporal, e se desenrola de forma única. Ou seja, é um trecho de filme determinado, mas particularmente por uma unidade de tempo e de lugar.
Pergunta 4
0 em 1 pontos
O plano é um dos elementos básicos da linguagem cinematográfica e que corresponde a tudo que é mostrado para o espectador de forma contínua, isto é, uma sucessão de imagens ininterruptas. No entanto, para que os planos e suas sequências, tal como os movimentos de câmera sejam bem trabalhados dentro da narrativa, é necessário que haja um planejamento na fase de pré-produção.
 
Abaixo, assinale a alternativa que especifica o nome desse processo.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Storytelling.
Resposta Correta:	
Correta Storyboard.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. O storyline, storybox, storydrops e o storyline são termos também utilizados dentro da linguagem audiovisual e também da cinematográfica, só que de maneiras diferentes e para outras finalidades. Por exemplo: fazer um resumo da história a ser transformada em roteiro (storyline).
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A montagem narrativa caracteriza-se por sua função mais descritiva, com o propósito de reunir os vários fragmentos de realidade de forma a criar um todo significativo que realmente conte algo. Gerard Betton (1987), em Estética do cinema, ao destacar a dimensão temporal como guia, subdivide a montagem narrativa em:
I. Montagem linear.
II. Montagem invertida.
III. Montagem atonal.
IV. Montagem paralela.
V. Montagem alternada.
A respeito do texto podemos afirmar que:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II, IV e V.
Resposta Correta:	
Correta I, II, IV e V.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A montagem atonal não é uma subdivisão da montagem narrativa. Na verdade, é uma técnica em que não há movimentos dominantes específicos, como a montagem tonal. Sendo assim, os movimentos são mais livres e há uma ausência de manobras tensão, mas estímulos igualmente sensíveis.
Pergunta 6
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A linguagem cinematográfica é composta por diversos códigos, não somente os específicos (aqueles próprios do cinema), mas também os não específicos (ou códigos não fílmicos). Estes que são códigos narrativos comuns compartilhados com outras linguagens, que foram implementados ao cinema por Georges Méliès, ao explorar melhor do que ninguém as possibilidades fantásticas da recém-criada sétima arte. Os principais códigos não específicos utilizados são:
I. A iluminação.
II. A profundidade de campo.
III. O cenário.
IV. O desempenho dos atores.
V. A tela larga.
É correto apenas o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I, II e III.
Resposta Correta:	
Correta I, III e IV.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. Para responder corretamente, lembre-se que os códigos não-específicos são elementos também usados em outras linguagens, como o teatro, por exemplo. Além de serem fundamentais para a definição da própria linguagem cinematográfica.
Pergunta 7
0 em 1 pontos
O corte é a passagem de um plano para o outro, seja literalmente o corte da película ou a interrupção do registro pela câmera, como também a descontinuidade da imagem mostrada na tela. Cada corte, dependendo de sua finalidade, obedece a uma classificação diferente. Como, por exemplo:
? Uma forma gradual de corte, em que o estado intermediário é uma “mistura” entre o plano A e o plano B. Em seu decorrer, a imagem do plano A vai gradualmente desaparecendo enquanto a imagem do plano B vai surgindo.
? Fusões mais complexas que o fade ou movimentos para dar passagem de um vídeo para outro e que pode ser usada como um elemento da linguagem.
? A passagem entre um plano e outro se dá de forma gradual, sendo que o estado intermediário é uma imagem neutra (tela preta, tela branca ou de qualquer cor).
? Dois planos (imagens captadas de forma independente) coexistem na tela durante algum tempo.
? A passagem de um plano a outro se dá sem qualquer estado intermediário.
Marque a alternativa que representa o nome de cada corte na ordem descrita acima.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Sobreposição, fade, transição, direto e elipse narrativa.
Resposta Correta:	
Correta Fusão, transição, fade, sobreposição e direto.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. Para responder corretamente, basta associar o nome de cada corte com a sua definição. A passagem de um plano a outro, dependendo do corte que recebe, acontece de uma maneira específica e que é facilmente de identificar quando você percebe a mudança, com enquadramento e angulação diferentes.
Pergunta 8
0 em 1 pontos
O plano é o recurso que determina o tamanho dos personagens e objetos apresentados em cada quadro. Logo, está relacionado com a distância da câmera e o objeto que está sendo filmado. A escolha do plano controla o que podemos saber de um tema numa certa cena e também pode exercer um efeito em nossa percepção da imagem, utilizando de diferentes termos e abreviaturas para sua classificação. Considere a sequência de conceitos apresentados.
? É o enquadramento em que o personagem preenche o quadro (os
pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro).
? Isola uma parte do rosto do personagem. É um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um detalhe que, geralmente, não percebemos.
? O ambiente é o elemento primordial. Utilizado para dar sentido de isolamento colocando uma pequena figura humana numa vasta paisagem.
? Enquadra o personagem, destacando o seu semblante e os gestos. Também desempenha função mais emocional. Caracteriza-se por isolar o personagem do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.
? Revela expressões, mas não enfoca um tema. Estabelece inter-relação entre dois personagens. Mostra o personagem do joelho para cima.
 
Considerando a conceituação apresentada para os planos, selecione a alternativa que os nomeia corretamente conforme a sequência.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Plano Geral (PG), Plano Detalhe (PD), Plano Americano (PA), Plano Médio (PM) e Primeiro Plano (PP).
Resposta Correta:	
Correta Plano Americano (PA), Plano Detalhe (PD), Plano Geral (PG), Primeiro Plano (PP) e Plano Médio (PM).
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. Para responder corretamente, lembre-se que, quanto maior o enfoque, menor a distância entre a câmera e o personagem/objeto, e vice-versa. Basta relacionar o nome de cada classificação com o enquadramento em questão.
Pergunta 9
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A respeito do plano sequência, avalie as afirmações a seguir.
I. O plano sequência não é somente a sua duração, mas o fato de ele ser articulado para representar o equivalente de uma sequência. Ou seja, é um plano sem cortes.
II. O plano sequência segue uma continuidade, o que ajuda a causar o senso de pertencimento.
III. O plano sequência pode ser executado com a câmera na mão ou usando vários tipos de estabilizadores de imagem. O mais conhecido e utilizado é o ”Steadicam”.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I e II, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I, II e III.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. Considere que o ponto principal do plano sequência é a sua duração e a falta de cortes. O plano sequência causa a impressão de que o filme todo foi gravado usando a técnica e ajuda a provocar emoção no espectador, independente se boa ou ruim.
Pergunta 10
0 em 1 pontos
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
Com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica, acrescentou-se ao enquadramento de corpo inteiro do ator ( long shot), além de outras modalidades de planos, também os ângulos (inclinações) a fim de acentuar os efeitos expressivos do cinema.
A definição da câmera quanto a sua inclinação foi classificada como: altura do ângulo e lado do ângulo, sendo os mais comuns:
I. A câmera filma a pessoa de cima para baixo.
II. A câmera na mão objetiva reproduzir os movimentos corporais.
III. A câmera filma a pessoa com o rosto de frente para si.
IV. Quando a câmera se move em relação à sua base e ao eixo da ação.
V. A câmera filma a pessoa de baixo para cima, passando uma imagem de superioridade.
 
É correto apenas o que se afirma em
Resposta Selecionada:	
Incorreta I, II e V.
Resposta Correta:	
Correta I, III e V.
Comentário da resposta:	Resposta incorreta. As descrições equivalentes as opções II e IV correspondem aos movimentos de câmera, um dos principais recursos narrativos da linguagem, o recurso de mover-se em relação à sua base e ao eixo da ação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais